
Paróquia São João Bosco em Nova Serrana comemora 20 anos
A paróquia de São João Bosco em Nova Serrana completou nesta sexta (31/01) 20 anos de fundação. A missa de aniversário foi celebrada pelo bispo diocesano, Dom Geovane Luís da Silva. Para este momento, a Pastoral da Comunicação (Pascom) da paróquia preparou um breve histórico que se segue:
“A nossa comunidade iniciou-se com a reza dos terços e novenas nas casas, logo depois celebrações presididas pelo nosso primeiro dirigente de culto. A catequese, segunda iniciativa da comunidade teve início em um barracão alugado. Em seguida, construímos um pequeno salão para onde foi transferida a catequese e as celebrações da palavra. O nosso terreno da igreja foi doado pelo prefeito Sr. José Maria e Pe. Lauro sendo salesiano.
No dia 04 de maio de 1993, foi criado o primeiro conselho pastoral, tendo como coordenador Sr. Álvares Feliciano, nesta época já tinha o conselho administrativo cujo coordenador era Sr. Altamiro. No dia 24 de novembro de 1995 com Pe. Paulo Pereira e Pe. Clever foram escolhidos novos membros do conselho Pastoral sendo Regina Xavier, Gilson e Sirlene Linhares. Desde então tivemos passagens de seminaristas como Moacir Silva, Paulo Sérgio, Robson José, do Diácono Geraldo Menezes e a volta de Paulo Sérgio como nosso administrador e Pe. Enildo como vigário paroquial. Esses acontecimentos foram de 1995 a 2005.
Em 1995, foi criado pelo padre Geraldo Menezes o grupo de Jovens São Francisco de Assis. Em 31 de janeiro de 2005 é instalada a paróquia, por Dom José Belvino, nosso bispo na época. Nesse mesmo dia foi celebrada a posse de Pe. Paulo Sérgio e Pe. Enildo Antônio. Em 2006, Pe.Emerson Cunha assume a Paróquia ficando até 2007 e Sirlene assume a coordenação do conselho pastoral.
Em 2007, Pe. Marcelo Francisco se torna vigário até dezembro de 2008. Em julho do mesmo ano aconteceu o primeiro Arraiá da nossa paróquia. Ainda no mesmo ano foi dado início a construção da casa paroquial; logo após ela passou a funcionar apenas para atendimento da pastoral do batismo.
Em fevereiro de 2009, Pe. João Luiz assume a paróquia sendo o primeiro padre a morar na casa paroquial. Neste período, os coordenadores paróquiais eram Leonardo e Dalva. Ainda em 2009 é terminada a instalação dos pisos da Matriz e as celebrações foram transferidas definitivamente para a nova igreja. Em novembro, ainda do mesmo, ano a primeira Crisma é realizada por Dom Tarcísio em nossa paróquia. Em agosto de 2009, a secretaria paroquial inicia seus atendimentos sendo seu primeiro e atual secretário Édson Cordeiro.
Em 2014, foi realizada e pintura dos painéis do presbíterio e assume a coordenação da comunidade Antônio Luiz e Marta. Em primeiro de maio de 2015, foi apresentado o novo administrador Pe. João Luiz Galvão. Nos dias 18 e 19 de maio de 2019 houve a 1º festa de Reinado onde ocorreu levantamento e benção das bandeiras, missa e participação das cortes convidadas de cidades vizinhas. Em 08 de setembro de 2019, aconteceu o 1º encontro de jovens organizado pela Pastoral Familiar e ajudado pela Catequese. Em 2019, Jovania assume a coordenação da comunidade.
Em julho de 2020 Pe. Amarildo assume a administração paroquial, logo após dá início a construção do nosso centro de eventos. Em julho de 2020, recebemos a chegada do Seminarista Henrique que hoje é Diácono e retornará para nossa paróquia nas próximas semanas. Junto ao padre Amarildo ele também fez várias coisas pra nossa matriz, como a criação da Pascom, a comunidade São Francisco e reestruturando a comunidade Mãe rainha.
Em 2021, recebemos o Diácono Flávio Nogueira que se ordenou a padre em agosto de 2021 e daí tornou-se vigário em nossa paróquia e permaneceu até janeiro de 2023 conosco. Padre Amarildo deixa nossa paróquia em novembro de 2022. No dia 04 de fevereiro, assume nossa paróquia Pe. Hélio como administrador e Pe. Enildo retorna como vigário. Desde então padre Hélio realizou várias mudanças na nossa igreja trocou bancos do santíssimo, pintura na igreja entre outras coisas. Pe. Hélio realizou na nossa paróquia o primeiro cerco de Jericó dos dias 14 de agosto a 25 de setembro, foram segundas feiras abençoadas em nossa paróquia.
Em janeiro de 2024, aconteceu a semana vocacional missionária, missão promovida pelas irmãs de caridade de Santa Joana Antida onde reuniu missionários de 5 países tais quais como: Paraguai, Bolívia, Argentina, Itália e Brasil. Tento o intuito de poder viver uma experiência profunda com Jesus e descobrir a vocação, além de anunciar a palavra. Hoje ainda são realizadas missões na nossa paróquia porta a porta como sopão, entrega de caixas de leite, cestas básicas. Esse movimento é realizado pelas irmãs de caridade Irmãs Fátima, Eugêni, Clemência e Thi an.
Em maio de 2024, assume nossa paróquia Pe.Felipe como administrador e Pe. Robersson como seu vigário que atualmente estão na nossa paróquia.
No mesmo ano Sheila e Helton assumem a coordenação da nossa comunidade. Hoje nossa matriz conta conta com as seguintes comunidades:
Santa Maria Eufrasia, São Francisco, Nossa Senhora Auxiliadora, Mãe Rainha, Nossa Senhora do Carmo, São José, São João Batista,Santo Antônio, Nossa Senhora Aparecida e Nossa Senhora de Lourdes.
E contamos com as seguintes pastorais e movimentos: Acolhida, acólitos, apostolado da oração, associação São Vicente de Paula, catequese, grupo
de oração Cenáculo de Amor, coroinhas, dízimo, ECC, pastoral familiar, pastoral de rua, Irmandade Nossa Senhora do Rosário, Pastoral da juventude, liturgia, ministério da palavra,ministério da eucaristia, ministério de música, Pascom, grupo de jovens, pastoral da criança, terço dos homens, mulheres que oram pelos filhos, pastoral vocacional além dos conselhos pastoral, administrativo e comissão de festas. Quantas pessoas passaram por aqui nesses anos e quantas obras feitas, aqui não resumimos nem um terço de tantas obras que foram feitas, mas já podemos ver o quanto a união faz a força e somos gratos por todos voluntários que deram seu sangue na ajuda de cada pedacinho na nossa Matriz e não estão presentes mais para
comemorar com a gente! Nosso obrigado!”