Notícias

17 de julho de 2023
Foto do artigo Encontro Diocesano de Acólitos, em Itaúna

Encontro Diocesano de Acólitos, em Itaúna

Encontro Diocesano com Acólitos (as)

Pastoral Vocacional Diocesana

No dia 09 de julho, a Pastoral Vocacional Diocesana realizou, no Colégio Sant’Ana em Itaúna, o primeiro Encontro Diocesano com Acólitos(as), 227 acólitos(as) de todas as foranias da Diocese estavam presentes. Com muita alegria, animação, partilha e convivência fraterna, tivemos duas palestras maravilhosas como proposta de reflexão.

O seminarista Marcelo Henrique nos ajudou a refletir sobre o tema: Eucaristia – Vocação/ Missão, percorrendo a vocação do profeta Elias, aquele homem cheio de coragem diante da missão que desafia os profetas de Baal vencendo-os pela Graça e Força do Deus de Abraão. Mas o profeta experimenta o desânimo diante da missão se acomodando sob a sombra de uma árvore. Nosso Deus não é estático, Ele nos quer sempre com os pés a caminho e com o coração ardente. Por isso envia ao Profeta, por meio de um anjo, pão e água, restaurando suas forças pelo alimento que sustenta seus colaboradores na missão. Enquanto percorremos o caminho de Emaús, temos dois elementos fundamentais, a Escuta da Palavra e a Abertura ao Espírito Santo, é Ele que nos dá o verdadeiro entendimento ao chamado do Pai.

Prosseguindo a manhã de oração e reflexão, o seminarista Jean Carlos nos ajudou a mergulhar na beleza da mesa do altar, lugar mais santo e sagrado, onde Deus se faz presente no Sacramento da Santíssima Eucaristia, alimentando-nos com o Pão Sagrado e sua santa Palavra.

Jean iniciou sua fala com uma música do Pe. Zezinho: “Daqui do meu lugar, eu olho o teu altar/ E fico a imaginar aquele pão, aquela refeição/ Partiste aquele pão e o deste aos teus irmãos/ Criaste a religião do pão do céu/ Do pão que vem do céu. Somos a Igreja do pão/ Do pão repartido, e do abraço e da paz”.

Muito mais que pão, muito mais que vinho, é o Senhor Jesus que se dá em alimento em cada missa. Somos uma Igreja linda. O ministério do acólito o leva a fazer a experiência do encontro com o Senhor Jesus não só pelo olhar, mas pela proximidade e intimidade com o Senhor, próximo da mesa Sagrada, o Altar.

A vocação de todo batizado é continuar a missão de Jesus no mundo. Diante do altar, compreendemos a nossa vocação, pois a Eucaristia é o ápice de todo processo vocacional, ela nutre o coração e gera atitude concreta de serviço aos irmãos.

Gratidão a todos que colaboraram com a realização deste encontro: EVPs da Forania de Sant’Ana, assessores (seminaristas) que atuam na Pastoral Vocacional, casais do ECC da paróquia de Sant’Ana, equipe de ornamentação da Gruta Nossa Senhora de Itaúna, equipe de cozinha da paróquia do Sagrado Coração de Jesus de Santanense, diretoria do Colégio Sant’Ana que cedeu as acomodações para realização do encontro. Agradecemos, ainda, o sacristão da paróquia Sant’Ana, Leandro, que cuidou do som, o departamento de trânsito da Prefeitura Municipal de Itaúna pelo controle do trânsito durante a procissão, a Paróquia de Sant’Ana, na pessoa do pároco Pe. Everaldo, a presença e apoio do Vigário Forâneo Pe. Edmar Antônio, Pe. Maurílio, Pe. Marcelo Caixeta e Pe. Célio Antunes pela presença que nos motiva e aquece nossos corações na missão. Gratidão aos colegas padres que motivaram e apoiaram os acólitos(as) nas diversas paróquias para participarem deste encontro.

Pe. Geraldo Maia – Coord. Diocesano da PV

 

Parceiros