Notícias

28 de abril de 2023
Foto do artigo Diocese celebrará 10 anos do Encontro Bom Pastor, em Divinópolis

Diocese celebrará 10 anos do Encontro Bom Pastor, em Divinópolis

Neste ano de 2023, o Encontro do Bom Pastor faz 10 anos de presença e evangelização. É um encontro destinado a casais em nova união. Para a celebração desta data tão significativa, convidamos a todos para participar da Celebração Eucarística presidida por Dom José Carlos, Arcebispo de Montes Claros, no dia 18 de junho, às 18h, no Santuário Santo Antônio, em Divinópolis.

Conheça mais sobre o movimento EBP:

Este encontro surgiu em 1993, da inspiração do Padre Francisco Ledur, vigário da Paróquia do Menino Deus, em Porto Alegre (RS).
O Papa João Paulo II entregou à Igreja, em 1988, um documento chamado “Familiaris Consortio”. Este documento é como se fosse a constituição da família, a lei máxima, que deve orientar e reger a família, para que ela seja um lugar de ser feliz, correspondendo aos desígnios que Deus tem para cada família, a mais importante e a primeira instituição criada pelo próprio Deus.

Ao ler este documento o Padre Francisco ficou sensibilizado com o apelo do Papa JOÃO Paulo II que pediu fossem acolhidos pela comunidade cristã os casais separados ou divorciados que contraíram uma nova união, a fim de que não se sintam excluídos da Igreja.
Convidou então o casal Aníbal e Wilma e a Irmã Angelina, Coordenadora da Catequese, para preparar uma pastoral que atendesse de uma maneira especial esses casais, que chamamos, casais em nova união, que procuravam a paróquia para batismo e catequese de seus filhos.

OBJETIVOS

O trabalho da Igreja junto aos casais em nova união tem como objetivo acolhê-los e evangelizá-los, a fim de que não se sintam separados da Igreja. É necessário dar-lhes condições de refletirem sobre a sua situação e sobre o amor misericordioso de Deus, para integrá-los na comunidade paroquial, onde, como batizados, podem crescer na fé e no amor e devem participar da vida e da missão da Igreja.

O EBP SE DESTINA

Aos casais constituídos por pessoas que foram casadas, isto é, unidas pelo Sacramento do Matrimônio na Igreja Católica, que posteriormente se separaram ou se divorciaram, realizaram uma nova união estável e desejam voltar a participar da vida da Igreja. Também se consideram aqui os casais em que somente um dos cônjuges da nova união recebeu o Sacramento do Matrimônio no seu casamento anterior.

POR QUE CHAMAMOS ENCONTRO COM O BOM PASTOR?

Jesus disse “Eu sou o bom pastor”. “Porque o bom pastor dá sua vida pelas ovelhas” (Jo 10, 11). A figura do Bom Pastor expressa o amor e a misericórdia de Deus por nós.
Por isso desejamos que todos se sintam acolhidos e amados, integrados na Igreja, “povo de Deus”.

Parceiros