VOCAÇÃO: Graça e Missão
“Corações ardentes, pés a caminho”. (Lc 24,32-33)
Caríssimos (as), um terceiro Ano Vocacional nos é proposto pela Igreja espalhada em todas as dioceses do Brasil e que terá por Tema – VOCAÇÃO: Graça e Missão e como LEMA – “Corações ardentes, pés a Caminho (Lc 24,32-33).
Buscando cultivar a proposta apresentada no texto base do 3º Ano Vocacional no Brasil de que, “Toda a pastoral é vocacional, toda a formação é vocacional e toda a espiritualidade é vocacional”, desejamos que cada pastoral e movimento ao longo do ano, possam meditar e compreender o verdadeiro sentido da Vocação, bem como a espiritualidade e a sensibilidade para uma resposta generosa de todos os leigos batizados e enviados como discípulos missionários.
Ao longo destes encontros meditando sobre o nosso lugar e vocação na Igreja, que possamos entender o nosso chamado e vocação ao serviço no corpo místico de Cristo, que é a Igreja. Que este Ano Vocacional no Brasil desperte os corações para um “sim” copioso ao Cristo que chama “vem e segue-me!
Em nossa Diocese de Divinópolis todos os fiéis são convidados a vivenciar intensamente este chamado da Igreja, possibilitando a todas as pastorais, movimentos e serviços a um mergulho no tema proposto.
Buscamos, portanto, “Promover, cultivar e criar uma sensibilidade vocacional, nas comunidades e nas famílias para que sejam um ambiente favorável ao despertar de todas as vocações, como graça e missão, a serviço do Reino de Deus”, pois “Sem a consciência vocacional, a Igreja não terá o vigor missionário que ela precisa ter” (Dom Walmor Oliveira).
Por isso, juntamente com nosso Bispo Diocesano, Dom José Carlos, nosso Coordenador Diocesano de Pastoral, Padre Lúcio Camargos, e os membros do Conselho Diocesano de Pastoral, propusemos uma Assembleia Diocesana com o desejo de que possa chegar a todos os fiéis a vivência deste Ano Vocacional em todas as paróquias.
Nesta Assembleia teremos a participação dos membros do Conselho Diocesano de Pastoral; Equipes Vocacionais Paroquiais (02 representantes de cada Equipe); Membros da Equipe Diocesana Pastoral Vocacional; Coordenador do Conselho Pastoral Paroquial de todas as paróquias; Representante dos Religiosos e Religiosas – (Até 02 representantes de cada comunidade) e Candidatos ao Diaconato Permanentes da Diocese – (03 representantes); também será aberto a todos os padres que queiram participar.
Que a Virgem Maria, Mãe dos vocacionados rogue por nós e nos ensina a responder o chamado com alegria.
Pe. Geraldo