
Diocese de Divinópolis se fez presente no 21º Encontro Nacional da Pastoral da Educação (ENAPE)
Com o tema: “Pastoral da Educação: centralidade, identidades e missão”, o 21º Encontro Nacional da Pastoral da Educação, o ENAPE, aconteceu, em Goiânia-GO, na modalidade híbrida, entre os dias 19 e 21 de agosto, com participação presencial de 120 educadores representantes dos regionais da CNBB e mais de 900 remotamente.
Junto com outras dioceses representando o Regional Leste 2, estavam presentes pela Diocese de Divinópolis, Ramon Silva Campos e Hermes Gualberto da Fonseca. Para eles, enquanto educadores cristãos e agentes da Pastoral da Educação o encontro proporcionou troca de experiências e partilhas que ampliaram a compreensão rica de ser Igreja cuidando e encorajando a ser sinal de esperança na educação.
Para o candidato ao diaconato permanente, Ramon, a oportunidade de um encontro de graças de Deus e muita aprendizagem, o qual nos faz pensar que estamos em um caminho bom e em comunhão com toda a Igreja diante do projeto da Diaconia da Educação em nossa diocese, a qual está inserida nas diaconias ambientais propostas pelo nosso bispo diocesano e a comissão diocesana para o diaconato permanente. No primeiro momento, o trabalho será de cuidar do educador, um pastoreio e ação evangelizadora, por meio da espiritualidade da acolhida e escuta.
Para o professor Hermes, a alegria de vivenciar no encontro uma Igreja engajada nas realidades sociais para dar testemunho do Evangelho.
No último dia do encontro, os participantes aprovaram a “Carta de Goiânia – XXI Encontro Nacional da Pastoral da Educação” cujo título é “Cremos na Educação”. No documento, os educadores católicos compartilham “aquilo que o Espírito Santo suscitou como inspiração e chamado ao longo destes dias”. CLIQUE AQUI E LEIA A CARTA NA INTEGRA.
Abaixo acompanhe a reflexão sobre os desafios educativos, um trecho do encontro.
Texto: Diaconia e Pastoral da Educação.