Conteúdo

O que é a Coroa do Advento?

No Ano Litúrgico, o Advento é um tempo de preparação e espera pela celebração do nascimento de Jesus. Por isso, no calendário religioso, o Advento é celebrado nas quatro semanas que antecedem o Natal. E um dos símbolos que nos ajudam a celebrar e pensar mais nessa preparação e espera é aquilo que nós chamamos de “Coroa do Advento”.

A Coroa do Advento tem origem em tradições de crenças pagãs da Europa. No inverno, as pessoas tinham o costume de acender velas como uma forma de oração pedindo que o calor do sol voltasse logo. Quando os missionários cristãos chegaram a essas regiões, pegaram essa tradição e adaptaram para um sentido mais ligado à espera do calor e da luz, não do sol, mas do calor e da luz de Deus. Ou seja, os missionários aproveitaram o costume dos povos, para anunciar a mensagem de Jesus na linguagem deles.

Hoje, durante esse tempo de preparação para a celebração do Natal, temos o costume de colocar a Coroa do Advento ao lado do Altar ou em algum outro lugar de destaque na Igreja. Ela deve ser feita de galhos com folhas verdes. O verde é uma cor que representa a esperança e a vida. A vinda de Jesus é motivo de sentir esperança na vida nova que Ele pode nos dar.

E a Coroa do Advento deve ser, de preferência, de forma circular. Porque o círculo é um símbolo que não tem nem começo e nem fim. Assim, é representação do amor infinito de Deus. Também nos lembra que o amor ao semelhante deve ser uma verdadeira imitação desse amor infinito de Deus. O círculo também dá a ideia de “elo”, como os elos que formam uma corrente, nos levando a pensar na união, na ligação entre Deus e a humanidade, a Aliança de Deus com os homens.

As quatro velas que são colocadas na coroa simbolizam as quatro semanas do tempo do Advento. A cada domingo, uma vela vai sendo acesa. No primeiro, uma, no segundo, duas e assim por diante, até serem acesas as quatro velas no quarto domingo.

No começo, a coroa estando menos iluminada faz pensar na escuridão do pecado. Com a aproximação da vinda de Jesus, a luz das velas vai aumentando, representando a libertação do pecado e a alegria que o Natal traz. Pois, quando estamos perto de Jesus a vida é mais iluminada.

De uma forma mais profunda, a Coroa do Advento relembra passagens importantes da história da salvação: a primeira vela deve nos lembrar do perdão que foi dado a Adão e Eva. A segunda, simboliza a fé de Abraão e dos outros patriarcas, a quem foi anunciado a Terra Prometida. A terceira, lembra a alegria do rei Davi, que recebeu de Deus a promessa de uma aliança eterna. E a quarta, lembra os profetas que anunciaram a chegada de Jesus.

Em alguns lugares são usadas as cores roxa, vermelha, rosa e verde, justamente em referência a essas situações: O roxo – perdão concedido a Adão e Eva; vermelho – o sangue derramado pelas pessoas que esperavam a Terra Prometida; rosa – alegria do rei Davi pela promessa da aliança; verde – a esperança dos profetas pela vinda do Salvador.

Conforme as orientações mais recentes da Liturgia, as cores mais adequadas para as velas da Coroa do Advento seriam o roxo na primeira, segunda e quarta velas. Porque o roxo tem um significado do recolhimento espiritual que se deve buscar nesse tempo de oração e de preparação. E a cor rosa na terceira vela tem o significado de que, em meio ao recolhimento e preparação, sentimos uma alegria pela expectativa da vinda de Jesus.

O tempo do Advento, além de ajudar na preparação para celebrar melhor o Natal, também serve pra pensar que a vida, no fundo, é também uma constante espera. Vivemos na expectativa da segunda vinda, a vinda gloriosa de Jesus. É o que a Igreja canta, o “Vem, Senhor Jesus!”

 

 

Padre Guilherme da Silveira Machado é administrador paroquial na Paróquia de São Sebastião, em Itatiaiuçu. 

Parceiros