Notícias

19 de novembro de 2021
Foto do artigo O que vimos e ouvimos na educação | Novena Missionária 2021 #4

O que vimos e ouvimos na educação | Novena Missionária 2021 #4

Eis o tema “Jesus Cristo é missão” para vivenciarmos a campanha missionária deste ano de 2021, cuja inspiração bíblica é “Não podemos deixar de falar sobre o que vimos e ouvimos” (At 4,20). A nova realidade trazida pela pandemia, que se estende de forma prolongada, evidenciou e ampliou o sofrimento, a solidão, a pobreza e as injustiças que tantos já padeciam. Desmascarou nossas falsas seguranças e desnudou nossa fragilidade humana.

 

Motivados pela Mensagem do Papa para o Dia Mundial das Missões, a novena missionária destaca o testemunho de missionários e missionárias da compaixão e da esperança: “No contexto atual, há urgente necessidade de missionários de esperança que, ungidos pelo Senhor, sejam capazes de lembrar profeticamente que ninguém é salvo por si mesmo. Neste tempo de pandemia, perante a tentação de mascarar e justificar a indiferença e a apatia em nome de um distanciamento social saudável, a missão de compaixão é urgentemente necessária por sua capacidade de fazer desse distanciamento recomendável uma oportunidade de encontro, cuidado e promoção” (Papa Francisco).

 

A novena e os vídeos da campanha missionária evidenciam o testemunho de pessoas anônimas que estão na linha de frente da pandemia. Trazem profissionais da saúde; famílias enlutadas com testemunho de esperança; pessoas em situação de rua e de abandono; migrantes indígenas; educadores; trabalhadores; e a solidariedade local e universal, entre missionários e missionárias.

 

O significado da arte da Campanha Missionária 2021 busca expressar a intuição da janela que se abre para o mundo e está conectada com a realidade da pandemia. Dentro da janela, aparece a centralidade da figura da pessoa de Jesus na cena da cura do cego de Jericó que grita por compaixão. Além do tema “Jesus Cristo é missão”, a arte contempla o lema: “Não podemos deixar de falar sobre o que vimos e ouvimos” que remete para os missionários e missionárias da compaixão e da esperança. A arte também inclui o sentido da esperança da vacinação para todos e ainda gestos de solidariedade.

 

Além da oração, a novena nos convida a praticarmos a solidariedade. Em todas as Igrejas do mundo, realiza-se a coleta missionária no penúltimo final de semana de outubro, 23 e 24, a ser destinada, de forma integral, para a missão da compaixão. Recomendo a leitura da mensagem do Papa para o Dia Mundial das Missões, bem como a prestação de contas da coleta missionária no mundo. Estes materiais são encontrados de forma digital, pelo acesso ao QR Code impresso nos materiais da campanha missionária.

 

As Pontifícias Obras Missionárias (POM), como rede mundial de oração e solidariedade a serviço do Papa e da Missão da Igreja, caminha para o ano celebrativo 2022 que faz memória aos 200 anos de fundação da Pontifícia Obra da Propagação da Fé e aos 100 anos de seu caráter pontifício. Neste espírito celebrativo, desejo uma abençoada novena missionária. Que São Francisco Xavier e Santa Teresinha, padroeiros da missão e a serva de Deus Paulina Jaricot, sejam nossa inspiração para sermos missionários e missionárias da compaixão e da esperança.

 

CLIQUE AQUI E TENHA ACESSO AO MATERIAL DA NOVENA MISSIONÁRIA 2021.

Parceiros