Notícias

2 de julho de 2013

Seminarista Victor viaja ao México para participar de um Congresso Latino Americano

Em que consiste o “bem humano”? Eis uma pergunta fundamental para todo ser humano que busca um sentido para sua existência. Bernard Lonergan SJ (1904-1984), padre jesuíta, considerado um dos maiores filósofos e teólogos do século XX, nos aponta algumas referências para pensar esta questão: “O bem é sempre concreto, mas as definições são abstratas” (Método em Teologia, 2012, p.41). “Quando falamos do bem, não queremos indicar algum tipo de abstração. Apenas o concreto é o bom” (Método em Teologia, 2012, p.51)

Pois bem, estas e outras questões foram tratadas por Victor Hugo Silva, seminarista da diocese de Divinópolis, 20 anos, no II Taller Latinoamericano sobre o pensamento de Bernard Lonergan, que ocorreu nos dias 13 e 14 de Junho na Universidade Iberoamericana – México.

A convite do Prof. Dr. Fracisco Galán Velez, ele apresentou um trabalho cuja reflexão verteu-se sobre La interioridad (A interioridade), relacionando-a numa perspectiva filosófica e espiritual.

Como o bem é algo concreto, Victor buscou também explanar um pouco sobre Dom Luciano Pedro Mendes de Almeida SJ (1930-2006) e sua total doação para o povo que lhe foi confiado, que em sua visão, encontra toda a síntese na célebre afirmação do falecido arcebispo de Mariana: “descobri que o céu é fazer os outros felizes”.

O Gólgota também ganhou espaço na reflexão do seminarista, afirma ele: “Jesus naquela extrema condição humana (dor, sofrimento e morte) promete para aquele que estava junto dele e que suplicava por misericórdia, o céu, que naquele contexto, significa a máxima expressão do desejo do Bem para aquele que sofre”.

E encerrando a conversa, Victor nos deixou uma notável afirmação de Lonergan: “o amor que sacrifica a si mesmo, desempenhará um papel redentor na sociedade humana” (Método em Teologia, 2012, p. 71). 

 

 

 

Por Túlio Veloso

Parceiros