E em Cláudio o “ArraiáPastorá” novamente agita a cidade de Cláudio
Tudo começou em maio, Mês de Maria, com as homenagens especiais em louvor a Nossa Senhora, com destaque especial para as lindas coroações reunindo Crianças, todas num entusiasmo só. No dia 30 de maio, veio a festa de Corpus Christi. A solene e concorrida procissão realizada ao cair de uma serena tarde tipicamente claudiens e exibiu ao longo do trajeto belos tapetes coloridos e cheios de símbolos de Fé Cristã. A procissão foi seguida de missa solene, belíssima na forma e no conteúdo. Nos tapetes da procissão foram utilizados, inclusive, centenas de cobertores doados para, posteriormente, aquecer pessoas carentes, oriundas de diferentes setores da Comunidadeclaudiense. O envolvimento de jovens de ambos os sexos, na idealização, desenho e montagem dos tapetes, foi de encantar. Muitos madrugaram e amanheceramnas ruas para cumprir com talento e gosto as múltiplas e difíceis tarefas ligadas a esse tipo de atividade.Para fechar com chave de ouro, de 31 de maio a 2 de junho, aconteceram o “3º ArraiáPastorá da Imaculada” e a "2ª Festa das CEBs (Comunidades Eclesiais de Base)” da Paróquia de Cláudio. E tem mais: de 6 a 9 de junho o Sagrado Coração de Jesus recebeu as justíssimas homenagens a que tem direito no mês dedicado a ele. As coroações de Nosso Senhor e Mestre, realizadas na igreja Matriz de Cláudio por crianças, por um grupo de mulheres da Comunidade do Corumbá e por um grupo de homens já meio amadurecidos pela idade, deram o tom da louvação.Louvação que, de resto, foi realizada também em outras comunidades do Município, com muito empenho, carinho e, principalmente, Fé. Os eventos foram promovidos pela Paróquia de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, padroeira de Cláudio, com a providencial ajuda de Papai do Céu. Pois até mandar São Pedro fechar a torneira da chuva que vinha caindo sobre Cláudio, Papai do Céu mandou, certamente a pedido de Nossa Senhora… E a chuva parou de cair exatamente no período compreendido entre o Dia de Corpus Christi e o encerramento do “ArraiáPastorá da Imaculada”. Lembrando que já no domingo, 2 de junho à noite, quando a “portêrado “Arraiá” já estava praticamente fechada, a chuva voltou a cair, entrando pela madrugada de segunda-feira. E ainda tem gente que duvida da capacidade de Papai do Céu generosamente providenciar.
E o “Arraiá”, então, arrasô… O “Arraiáda Imaculada”e, junto, a“2ª Festadas CEBs paroquiais” de Cláudio ofereceramum capítulo à parte. Além daemocionante missa em “estilo sertanejo” para centenas de fiéis(concelebrada na noite de 1º de junho pelos três padres de Cláudio, coadjuvados pelos seminaristas Philipe e Louvimar), o “Arraiá” teve atrações imperdíveis. A começar das barracas bem montadas e recheadas de deliciosas comidas e bebidas típicas, a preços acessíveis. O público também teve à disposição barraca para “pescaria” (inclusive de pintinhos…), para delírio da criançada; “correio elegante”, shows musicais de talentosos “pratas-da-casa”, animados “arrasta-pés” e outras apresentações (de dança,etc). Maravilhoso o show da orquestra jovem do “Dando Cordas”, o bem-sucedido projeto musical da Prefeitura de Cláudio, projeto que tem na coordenaçãoprincipal o Professor Gibran, de Formiga/MG, competente maestro e “mecenas” (protetor das artes e dos artistas, etc) de uma porção de jovens talentos musicais.E, sobretudo, nos três dias do “Arraiá” foi um vaivém constante e contagiante de um mar de gente afim de confraternização sadia e saudável, como realmente foi. De pura alegria, cheirando a família, a gente do bem… Confraternização semviolência, bebedeira desenfreada, brigas, barulho excessivo ou incidente grave. Nesse mar de gente desfilou“peixe” de todo tamanho, cada peixe mais assanhado (no bom sentido…) do que o outro, a saber: “lambarizinhos” ou “piabinhas”, no caso das crianças; “bagres” ou “piaus”, caso dos jovens; e peixes mais graúdos ou “rodados”, no caso dos “mais vividos” de ambos os sexos, já entrados na “casa dos enta” (caso do autor desta matéria). Com relação à“2ª Festa das CEB’s” da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, o evento aconteceu na tarde do dia 2 de junho (domingo), mostrando o muito que se faz em Cláudio em nível de pastorais, movimentos, grupos e outras iniciativas paroquiais organizadas e comprometidas com a nova Evangelização defendida pela Igreja Católica.
Mobilização e Participação. Mas nada do que está sendo contado seria possível sem o envolvimento espontâneo e decidido de outro “mar de peixes”, formado por gente que sequer pôde“ver ao vivo” o que estava acontecendo lá onde a festa estava “rolando”, de tão ocupada essas pessoas estavam. Dezenas de homens e mulheres que, desde semanas antes, se desdobraram, sem hesitar ou reclamar, num sem número de providências e tarefas, para que tudo desse certo ao final. Não só deu certo, mas muito certo, do princípio ao fim.Nota mil para os promotores, organizadores e colaboradores, sob a coordenação gerale participação ativa (inclusive botando a “mão na massa”) dotrio formado pelos Padres Edmar (pároco), Gedler e Rosimar (vigários paroquiais), responsáveis pela Paróquia de Nossa Senhora da Conceição Aparecida de Cláudio. Acertaram(novamente, diga-se)em cheio. Nota mil para quem fez doações (de alimentos, etc) ou trabalhou nas barracas, nos bastidores e nas atrações da programação geral.E nota mil, ainda, para o Povo, de diferentes idades e origens, que não economizou apoio e compareceu em massa. E de forma ordeira, pacífica e comos olhos brilhando de satisfação, curtiu todo o “ArraiáPastorá da Imaculada Conceição” 2013. Evento que, de resto (em 2013, apenas na terceira edição), já começa a fazer história no calendário anual de Cláudio. Nossa Senhora, com certeza, está muito feliz com tudo isso que aconteceu de bom na Paróquia e Município consagrados à Mãe e Rainha.
Por: Geraldo Tadeu