Celebração do Sacramento da Crisma: O fortalecimento do Espírito Santo de Deus para a Missão Evangelizadora
“Disse-lhes, pois, Jesus outra vez: a Paz esteja convosco; assim como o Pai me enviou, também eu vos envio a vós. E, havendo dito isto, assoprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo!” (Jo 20, 21-22)
O texto de João retrata a aparição de Cristo aos apóstolos após sua ressurreição. Os discípulos viviam momentos de angústia, medo e perseguição. E foi o Espírito Santo de Deus que, em sua ação vivificante, proporcionou aos primeiros seguidores de Cristo a coragem, a força e a persistência para o cumprimento da sua missão evangelizadora.
O mesmo Espírito Santo de Deus age em nós, Católicos e Cristãos! Pelo sacramento do Batismo demonstramos nossa submissão a Deus, nossa fé e consciência da onipotência do Espírito. A vivência Cristã pela participação na Igreja, pelo sacramento da reconciliação e da Eucaristia, manteve a chama viva em nós. A celebração do sacramento da Crisma, já em uma fase de maturidade física e espiritual, evidencia o propósito de vivermos orientados e seguindo os mandamentos de Deus, ensinados e praticados por Jesus Cristo.
Esse propósito foi assumido e confirmado por 128 fiéis da Paróquia Santo Antônio, que, em um momento de profunda fé e espiritualidade, conduzido por nosso bispo Dom José Carlos, com colaboração dos padres Aldair e Daniel, celebraram a Crisma em cerimônia realizada dia 12/07, no Poliesportivo de Mateus Leme.
Celebrar a Crisma em um momento de emancipação, de transição para a vida adulta, em um tempo de assumir responsabilidades e de autonomia para escolhas, é uma demonstração de humildade, pois, pelo Sacramento, demonstramos que dependemos da força do Espírito para nossa jornada! A Crisma é um gesto concreto que reforça o vínculo que temos com Ele desde o Batismo.
O sacramento da Crisma se materializa pela unção com o óleo do Crisma e pela imposição das mãos pelo sacerdote, que age na pessoa de Cristo. Por esses gestos concretos, a força do Espírito Santo de Deus agirá na vida dos que celebram o Sacramento, por intermédio dos seus dons: a sabedoria, a ciência, a piedade, a fortaleza, o temor de Deus, o Conselho e a inteligência.
O verdadeiro Católico e Cristão é evangelizador por essência, como eram os primeiros discípulos. Como apóstolos de Cristo, devemos fazer florescer pelas nossas palavras, atos, gestos… o que o Mestre ensinava. E Dom José Carlos, em sua homilia e fundamentado no Evangelho de Mateus, ressaltou os efeitos benéficos da celebração da Crisma para os católicos, que são por essência, discípulos e missionários. E para que persistam como evangelizadores, na atualidade, com tantos problemas, perigos e opções inadequadas, os crismados necessitam dos dons do Espírito Santo, que os tornará perseverantes no caminho da paz e do bem.
A cerimônia foi acompanhada por amigos, familiares e padrinhos dos crismados, aos quais Dom José Carlos recomendou atenção e cuidado para com seus afilhados, alertando que o aceite do convite para o apadrinhamento pressupõe a responsabilidade o compromisso de acompanhar e orientar o crismado na vivência da sua religiosidade, caminho para a maturidade espiritual.
A PARÓQUIA SANTO ANTÔNIO INFORMA QUE ESTÃO ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA OS ENCONTROS DE PREPARAÇÃO PARA A CELEBRAÇÃO DO SACRAMENTO DA CRISMA, EM 2020. PARA PARTICIPAR É EXIGIDA IDADE SUPERIOR A 14 ANOS (COMPLETOS ATÉ 31/12/2019). PROCURE A SECRETARIA PAROQUIAL OU A CAPELA DA SUA COMUNIDADE NOS DIAS DE MISSA OU CELEBRAÇÃO!
Por Roberto de Sousa / Pascom Paroquial