Dom Leomar Brustolin fala da importância da Mídia Católica
Dom Leomar Antônio Brustolin, Bispo Auxiliar de Porto Alegre, foi um dos palestrantes da nona edição do Mutirão Brasileiro de Comunicação (Muticom), que aconteceu na Capital capixaba, Vítória – ES. Ele ministrou uma palestra com o tema "A era da desintermediação: o senso religioso contemporâneo". Dom Leomar é Teólogo e escritor – Mestrado em Teologia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (1993) e Doutorado em Teologia – Pontifícia Università San Tommaso de Roma, Itália (2000). Atualmente é professor na Faculdade de Teologia da PUC-RS. Têm livros e artigos escritos na área de Antropologia teológica, ética e pastoral.
Em entrevista para a nossa equipe de reportagem, Dom Leomar alertou que os veículos de comunicação católica devem ficar atentos em se perguntar qual o Jesus que estão anunciando, se de fato estão anunciando o Jesus que a Igreja ensina e mostra. Ainda, segundo o Bispo, os veículos de comunicação devem se perguntar se conseguem fazer com que as pessoas frequentem a comunidade através deles, por intermédio dessa comunicação. Dom Leomar afirma que o aumento da evangelização no Brasil se deve muito ao crescimento da Mídia Católica.
Dom Leomar também conduziu um Grupo de Trabalho (GT) que tinha como o tema "O mercado da fé". E, durante a entrevista, ele também falou sobre o tema, alertando que os comunicadores católicos devem ficar atentos em não seder ao mercado da fé, ou seja, transformar a fé em um produto a ser consumido.
Por: Túlio Veloso
Vídeo: Gilmar Souza Koizumi