Diocese ganha cinco novos Diáconos
Dia de festa para a Diocese de Divinópolis. Na tarde deste domingo, 10 de julho, os jovens Carlos Eduardo, Guilherme da Silveira, Helton Ferreira, Leonardo Moisés e Rodrigo Botelho foram ordenados diáconos, pela imposição das mãos do Bispo Emérito de Divinópolis, Dom José Belvino. A Eucaristia na qual foram ordenados diáconos foi celebrada na Catedral Diocesana. Dom Tarcisio Nascentes, Bispo de Duque de Caxias, Padre José Carlos, administrador diocesano, e dezenas de padres do Clero de Divinópolis e religiosos concelebraram. Vários seminaristas também estavam presentes.
Centenas de fiéis, amigos e conhecidos dos novos diáconos participaram desse momento tão importante.
De acordo com o Catecismo da Igreja Católica, no parágrafo 1570, “Os diáconos participam de modo especial na missão e graça de Cristo. São marcados pelo sacramento da Ordem com um sinal ('caráter') que ninguém poder apagar e que os configura a Cristo, que se fez "diácono", isto é, servidor de todos. Cabe aos diáconos, entre outros serviços, assistir o Bispo e os padres na celebração dos divinos mistérios, sobretudo a Eucaristia, distribuir a Comunhão, assistir ao Matrimônio e abençoá-lo, proclamar o Evangelho e pregar, presidir o funerais e consagrar-se aos diversos serviços da caridade.
Os novos Diáconos farão estágio diaconal até serem ordenados padres. O Diácono Guilherme, na paróquia de Nossa Senhora do Carmo, em Carmo do Cajuru, Diácono Carlos, no Santuário de Nossa Senhora da Piedade, em Pará de Minas, Diácono Rodrigo, no Santuário do Senhor Bom Jesus, em Divinópolis, Diácono Leonardo, na Paróquia de Santo Antônio, em Santo Antônio dos Campos (ERMIDA) e o Diácono Helton voltará para Roma, onde irá fazer o curso de Mestrado em BENS CULTURAIS e, nas suas férias, ele voltará para o Brasil, realizando o estágio em alguma paróquia na diocese de Divinópolis.
Abaixo você pode conferir o Padre Paulo Sérgio falando sobre o trabalho específico de cada Diácono.
CLIQUE AQUI PARA VER TODAS AS FOTOS
Por: Túlio Veloso