A Palavra de Deus vai chegando, vai!
“No ínicio era a Palavra” (Jo 1,1). Desde a criação de tudo, Deus está presente através da sua Palavra. No início da Bíblia, lemos, em Gênesis, que é a fala de Deus que faz com que tudo exista, inclusive o próprio homem. A Palavra de Deus é tão poderosa que não agiu, só, nesse início, mas continua a exercer o seu poder de transformar, profundamente, a nossa vida.
Desde o ano de 1971, No Brasil, comemora-se o mês da Bíblia, em setembro. No dia 30 deste mês, fazemos a memória de São Jerônimo, que traduziu a Bíblia para o Latim, a partir do Hebraico e do Grego. É através da linguagem, expressa nesse livro sagrado, que Deus fala ao coração de cada pessoa. A cada ano, enfatiza-se um dos livros bíblicos, no mês Bíblia. Em 2017, é na Primeira Carta aos Tessalonissenses que a reflexão se fundamenta.
O lema escolhido é: “Anunciar o Evangelho e doar a própria vida” (Cf. 1Ts 2,8). É uma carta de São Paulo aos tessalonissenses, que fala do quanto esse apóstolo gostava deles e, por isso, seu amor ao doar a própria vida para anunciar-lhes o Reino de Deus. Além disso, é um livro que expressa encorajamento diante das tantas dificuldades e obstáculos que tentam impedir a fé cristã de fazer morada no coração humano.
O Concílio Vaticano II assumiu as riquezas do movimento bíblico quando reconheceu a centralidade da Palavra de Deus, na vida da Igreja e de cada fiel. Não deve ser um livro que enfeita os ambientes. A beleza está nos frutos produzidos no terreno da vida de cada leitor. Não importa onde vamos ler: no tablet, no celular, no computador, no livro impresso… desde que a leitura nos leve a conhecer e amar mais a Jesus e seus irmãos.
Por Pe. Daniel Leão