×

Devotos de São Judas trocam velas por doações, em Divinópolis

quarta-feira, 28 de agosto de 13 às 17:41 | Atualizado às 10:47
Devotos de São Judas trocam velas por doações, em Divinópolis

Em muitas cidades é comum os devotos dos santos acenderem velas pedindo graças ou agradecendo benefícios alcançados por intercessão. Em Divinópolis, na Paróquia de São Judas Tadeu, uma troca tem chamado atenção de quem visita a igreja, no dia 28 de cada mês. Por lá, há cerca de dez anos, os fiéis levam alimentos ao invés de velas e assim ajudam aos projetos da paróquia.

 

De acordo com a responsável pela Pastoral da Criança, Simone Ferreira, os alimentos que antes iam para o projeto “Pão e Vida”, agora estão sendo direcionados para o trabalho da pastoral, que atende cerca de 250 crianças, de três bairros: Padre Herculano, Jardim Copacabana e Jardinópolis. “A gente visita essas famílias, faz a pesagem das crianças, no que a gente chama de ‘celebrar a vida’ e entrega os donativos. Muitas vezes, não chega a formar a cesta básica mesmo, mas, já ajuda. Para o fim de ano, estamos planejando uma doação maior, e todo mundo pode ajudar”, explicou.

 

Durante a celebração desta quarta-feira (28), Padre Moacir Chagas Tavares explicou a iniciativa aos devotos e mais uma vez reforçou a ideia da troca da vela pelos donativos. Ele disse ainda que quem não pode levar no dia 28 pode deixar nos demais dias do mês, na secretária da paróquia, sendo importante ajudar.

 

Nesta quarta (28), foi lembrado o dia de Santo Agostinho e muita gente acordou cedo para acompanhar a celebração ,que sempre é encerrada com as tradicionais barraquinhas de São Judas.

 

A cada missa são vendidos cerca de 150 biscoitos fritos e 150 pastéis, além de café e refrigerante. Mais uma vez os devotos ajudam na manutenção da paróquia e dos projetos sociais desenvolvidos por meio dela, participando da quermesse. “Na celebração da tarde, a movimentação nas barraquinhas é ainda maior. Essa venda de biscoitos é uma tradição já, no bairro, há mais de doze anos”, comentou o conselheiro administrativo da paróquia, Eustáquio Fernandes.É realizado ainda, por meio de voluntários, o Bazar de São Judas, que está em novo espaço, no Salão dos Vicentinos, a cerca de dois quarteirões da igreja. As pessoas doam as peças que são revendidas com preços a partir de R$1,00. Tem de tudo, roupas, sapatos e acessórios. O dinheiro levantado é aplicado nas ações sociais, entre elas, a Farmacinha São Camilo – projeto que adquire medicamentos e os encaminha para famílias carentes já cadastradas, que passaram por uma triagem.

As celebrações em homenagem a São Judas Tadeu são realizadas no bairro que leva o nome do santo, em Divinópolis, sempre às 7h, 15h30 e 19h30, todo dia 28, sendo que o Dia de São Judas é 28 de outubro.

 

 

 

 

 

 

Fonte: G1

 

 

 

 

 

 

Notícias Relacionadas

29 out 15
24 jun 19
28 mar 19
19 out 18

Parceiros