×

Padre Tiago Van der Pauw, 60 anos de Sacerdócio.

quarta-feira, 31 de julho de 13 às 10:37 | Atualizado às 17:26
Padre Tiago Van der Pauw, 60 anos de Sacerdócio.

Em 17 de janeiro de 1960, sob chuva e ao som da Lira Musical que os habitantes da pequena Perdigão, foram até a ponte do ribeirão para acolherem àquele que seria então o novo sacerdote. Qual surpresa ao verem descendo do jipe um jovem Padre, no vigor de seus 32 anos, olhos azuis, que não falava português, porém sorria, e como que acompanhando a música, girava o cordão de sua batina. Foi assim a chegada daquele que seria o maior benfeitor de nossa Paróquia: Padre Tiago.


Jacobus Marinus Jozefus Van der Pauw nasceu na cidade portuária de Rotterdam, na Holanda, em uma noite de frio castigante aos 07 de março de 1928. De família muito religiosa, desde criança freqüentava a Igreja com sua família. Aos 12 anos de idade ingressou no Seminário e em 19 de julho de 1953 foi ordenado Sacerdote pela Congregação do Espírito Santo. De Congregação Missionária, Padre Jacobus (Tiago em português), foi enviado para o Gabão e África Equatorial, depois retornou a Holanda, e lá ficou por um período de dois anos.


Aos 19 de novembro de 1959, Padre Tiago chega ao Brasil, mais precisamente no Rio de Janeiro, e então este nobre missionário vem assumir a Paróquia Nossa Senhora da Saúde. Em sua permanência à frente da Paróquia, Padre Tiago se mostrou um grande visionário, preocupado não apenas com a Evangelização, mas também com o futuro dos jovens e com toda a população; além de seus deveres como Sacerdote, Padre Tiago, orientava a população sobre higiene e saneamento (eram comum casos de cólera), concluiu a atual Igreja Matriz (esta que atualmente passa por um projeto de revitalização graças à iniciativa de Padre Hedvan Richardson Souza Lucas, Administrador Paroquial, com a ajuda de todos os paroquianos), construiu a Escola Normal Nossa Senhora da Saúde, onde vários professores se formaram; o Centro Social, para que ali se promovessem diversos eventos. Seu último grande feito foi a construção da Igreja em honra a São Sebastião, no Bairro Bela Vista.


Padre Tiago, permaneceu à frente da Paróquia Nossa Senhora da Saúde durante 45 anos. Durante todo esse período, dedicou-se ao máximo em seu trabalho, um verdadeiro exemplo de sabedoria, vocação, fé, aceitação e humildade.


Hoje Padre Tiago reside na Holanda, em uma casa da Congregação dos Espiritanos em Gennep.


E no último dia 19 de julho deste ano, a Igreja de São Sebastião ficou repleta de pessoas que renderam Graças a Deus pelos 60 anos de Presbiterato deste Padre tão querido por todos. A Missa do Jubileu de Diamante Sacerdotal de Padre Tiago foi presidida pelo Revmo. Padre Hedvan Richardson e concelebrada pelo Revmo. Padre Geovane Van de Laar, este também holandês, da Congregação Espiritana, amigo pessoal de Padre Tiago e que reside em Itaúna.


Nós, da Paróquia Nossa Senhora da Saúde, só temos a agradecer a Deus, por nos ter concedido a oportunidade de conviver com tão nobre sacerdote durante tantos anos. Padre Tiago, deu sua vida por sua vocação e por nossa comunidade.


Pedimos a Nossa Senhora da Saúde que interceda a Deus para que derrame sobre ele inúmeras bênçãos. Que o Espírito Santo, continue a lhe guiar.  Nossa eterna gratidão a este grande exemplo de sacerdote, força!


Anna Paula Rodrigues
Paróquia Nossa Senhora da Saúde, Perdigão/MG.

Notícias Relacionadas

03 dez 15
03 ago 17
15 dez 14
17 nov 14

Parceiros