×

Paróquia Nossa Senhora da Saúde - Perdigão

Paróquias

Fráter Henrique fala para os padres em preparação para a 11ª Assembleia de Pastoral

terça-feira, 27 de outubro de 15 às 09:22 | Atualizado às 14:34
Fráter Henrique fala para os padres em preparação para a 11ª Assembleia de Pastoral

Ele tem mais de cinquenta anos de vida religiosa. Boa parte desse tempo dedicou ao trabalho pastoral na região de Igarapé e São Joaquim de Bicas. Estamos falando de Fráter Henrique Cristiano Matos, da Congregação dos Fráteres de Nossa Sra. Mãe da  Misericórdia.  Com a simplicidade que lhe é característica Fráter comentou alguns documentos da Igreja que serão iluminadores das atividades da Assembleia de Pastoral Diocesana na última Reunião do Clero que aconteceu no dia 20 de outubro. Atendendo a uma solicitação do Bispo Diocesano, Fráter Henrique fez uma abordagem integradora de alguns dos últimos documentos da Igreja observando como os assuntos se relacionam e como podem oferecer as melhores indicações para um um planejamento e uma ação pastoral.

 

Fráter Henrique tem uma relação afetiva com a Diocese de Divinópolis, tendo em vista que contribuiu, enquanto professor de História da Igreja, para a formação de grande parte dos sacerdotes atuais. De acordo com sua opinião, a revitalização da paróquia deveria ser o ponto central a ser observado na assembleia. A Paróquia deveria ser de fato, uma Comunidade de Comunidades. “Precisamos revitalizar as paróquias. Ela deverá ser uma comunidade eclesial que atua mediante diversas células vivas ou comunidades menores. Cada qual deverá ter sua liderança, mas, permanecer unidas e observando um planejamento único sem deixar de lado as Diretrizes pastorais traçadas pela Igreja”. O religioso confessa ainda, que sonha em ver uma Igreja mais integrada bispo, padres, religiosos e leigos. Cada um pode oferecer o que tem de melhor e contribuir assim com a caminhada pastoral da Diocese.

 

Para Fráter Henrique toda a ação pastoral deve ser “cristocêntrica”, deve ter Cristo no centro e ter profundo embasamento na Sagrada Escritura.  Afirma que a tão falada crise do nosso tempo não o assusta pois procura ver nela um momento de acrisolamento, de purificação. Ela nos permite deixar para trás todas as coisas que não nos ajudam e a procurar dar respostas para as novas realidades.

 

Sobre a importância da mística Fráter afirma que ela é fundamental para nos ensinar que somos servidores de Cristo. Ele é que deve estar no centro e não os “egos” de cada um. Falando sobre o carisma de sua Congregação, a “misericórdia” ele diz que a misericórdia está presente em toda a ação de Jesus. A parábola do bom samaritano ensina como deve ser o agir do Cristão. Não podemos nos esquecer daqueles que estão na periferia da existência como é o caso da população carcerária. 

 

Residindo nas proximidades de Igarapé Fráter Henrique acompanha com tristeza a degradação ambiental ocasionada pela ação das mineradoras. Lamenta que uma natureza exuberante esteja sendo rapidamente destruída e quase nada se faz para impedir tal situação. Diz que em nome de interesses econômicos e com a conivência das autoridades estaduais a vida está sendo destruída. Ecologia não é coisa de moda é questão de sobrevivência finaliza o religioso.

 

Acompanhe abaixo o áudio da entrevista:

 

 

Assista o vídeo da entrevista:

 

Notícias Relacionadas

18 set 19
17 mai 20
14 mar 15
06 dez 17

Parceiros