×

Dom José Carlos preside missa em Perdigão por ocasião dos 50 anos da Igreja Nossa Senhora da Saúde

segunda-feira, 02 de junho de 14 às 08:32 | Atualizado às 11:21
Dom José Carlos preside missa em Perdigão por ocasião dos 50 anos da Igreja Nossa Senhora da Saúde

O Bispo participou da solenidade dos 50 anos da Dedicação da Igreja Matriz Nossa Senhora da Saúde.


No sábado, (31), Festa da Visitação de Maria a Santa Isabel, na Paróquia Nossa Senhora da Saúde, em Perdigão, o recém-ordenado Bispo da Diocese de Divinópolis, Dom José Carlos, presidiu a Santa Missa em comemoração ao Jubileu Áureo da Dedicação da Matriz Nossa Senhora da Saúde, padroeira da cidade.


Enquanto centenas de pessoas aguardavam no interior da Matriz, Dom José Carlos foi recebido pela Lira Musical Nossa Senhora da Saúde, que prestou homenagem defronte à igreja. Já em seu interior, enquanto entrava aspergindo os fiéis, o Bispo foi ovacionado por forte salva de palmas e repique dos sinos.


Já no Presbitério, Dom José Carlo foi acolhido por Padre Hedvan e recebeu  homenagem de duas paroquianas e foi novamente aplaudido pela comunidade.

Após a acolhida, abençoou a imagem de Nossa Senhora da Saúde, que passou por processo de restauração.


A Santa Missa, presidida pelo Bispo e concelebrada pelo Administrador Paroquial, Padre Hedvan Lucas, foi marcada por momentos fortes de oração, devoção e emoção. Abrilhantando a solenidade, com lindos cânticos, esteve presente o Coral Bittencourt,  de Pará de Minas, sob regência do Maestro Samuel Lopes.


Durante Homilia, Dom José Carlos falou da importância dos 50 anos da Dedicação da Igreja Matriz, relembrou alguns fatos de sua história e falou da importância da Casa de Deus na formação da fé, da Eucaristia e da ajuda ao próximo: “A fé é um ingrediente que os pais devem dar aos filhos. Com o individualismo, aprendemos a cuidar de nós mesmos e nos esquecemos da doação para com o próximo, da fraternidade. Devemos ser como Maria, que saiu às pressas para cuidar de sua prima Isabel, e a exemplo de Santa Isabel, devemos também aprender a aceitar que nos ajudem e nos façam o bem, que o amor circule entre nós”, disse.


O senhor José Etelvino do Amaral, que participou da construção da Matriz juntamente com seu pai, o mestre de obras José Etelvino Filho, já falecido, esteve presente com seus familiares e também foi homenageado.


Padre Tiago van Der Pauw, que por mais de 40 anos esteve à frente da paróquia e hoje reside em Gennep, Holanda, enviou uma mensagem cumprimentando a todos pelo Jubileu Áureo da Dedicação da Matriz e pelo zelo que a comunidade tem com a mesma.


Ao final da celebração, Dom José Carlos recebeu os agradecimentos e novamente foi homenageado, recebendo uma placa. Antes da Bênção final, pediu à comunidade: “Peço que rezem pelo Bispo”.


Após a Bênção, Dom José Carlos se retirou e foi novamente aplaudido pelos paroquianos.

 

Jubileu Áureo da Igreja Matriz Nossa Senhora da Saúde


No dia 3 de fevereiro de 1957, o então Bispo da Diocese de Luz, Dom Manoel Nunes Coelho, abençoou a Pedra Fundamental da Igreja Matriz. Nesse mesmo ano, o então pároco, Monsenhor Alfredo Dohr, iniciou a construção da igreja.


Aos 17 de janeiro de 1960, Padre Tiago van Der Pauw, da Congregação dos Espiritanos, assumia a paróquia dando continuidade à obra.


Foram anos de muito trabalho e dedicação para que se arrecadassem fundos para que a obra fosse concluída. Durante a construção, Padre Tiago contou com a ajuda da comunidade para arrecadar fundos, não somente para os materiais necessários, mas também para o pagamento dos funcionários que atuavam na construção.


Em 1964, a construção da Igreja Matriz Nossa Senhora da Saúde estava concluída e, aos 31 de maio deste mesmo ano, Dom Cristiano Frederico Portela de Araújo Pena, Bispo da Diocese de Divinópolis, à qual a Paróquia passou a pertencer, presidiu a Solenidade da Dedicação, que foi concelebrada por Dom Belchior Joaquim da Silva Neto, da Diocese de Luz, a qual a Paróquia Nossa Senhora da Saúde fazia parte quando a construção começou.


No ano de 2013, a Igreja Matriz passou por um processo de revitalização, iniciativa de Padre Hedvan, que contou em massa com o apoio de toda a comunidade. A Matriz de Nossa Senhora da Saúde, além dos reparos necessários, recebeu alguns adornos e também diversas peças Sacras foram restauradas e novamente inseridas nas celebrações.


 

 

 

Por Anna Paula Rodrigues.

Notícias Relacionadas

02 ago 18
19 ago 15
17 ago 15
07 ago 14

Parceiros