×

Padre Antônio Pontello, Setenta Anos dedicados à Igreja

sexta-feira, 31 de outubro de 14 às 09:03 | Atualizado às 17:56
Padre Antônio Pontello, Setenta Anos dedicados à Igreja

A Diocese de Divinópolis – MG está em festa com a celebração das Bodas de Vinho de Padre Antônio Pontello. Setenta Anos de Vida Sacerdotal comemorados, na manhã de quarta-feira, 29 de outubro de 2014, às 10h, na Matriz de Nossa Senhora do Pilar, em Pitangui – MG.


Centenas de fiéis, amigos e familiares participaram da celebração presidida pelo bispo diocesano, dom José Carlos de Souza Campos e concelebrada por dom José Belvino, e vários padres da diocese.


Dom José Carlos acolheu a todos dizendo: “Na Eucaristia, nós vivemos o tudo da nossa vida, as coisas tristes, as coisas negativas, dentre elas, o pecado e tudo aquilo que, de uma maneira nos humilha e estraga. Isto também cabe na Eucaristia, porque aí que encontramos força e graça no restauro. Mas, também, na Eucaristia é, sobretudo, o lugar de celebrar as coisas boas, bonitas e graciosas. Estamos aqui para celebrar os setenta anos de vida sacerdotal do nosso querido Padre Antônio Pontello. Este é o grande motivo, que nos traz aqui, nesta manhã. E colocamos  no Senhor Deus, que o chamou, a vida, a história, o sacerdócio, este tempo desse nosso irmão tão querido. Fico feliz por ver, aqui, tantos irmãos padres, tanto irmãos e irmãs dessa comunidade e, certamente, de outras, para elevarmos a Deus a nossa Ação de Graças, por esse dom, na nossa Igreja, que é o Padre Antônio Pontello.”


Na homilia, o bispo disse que celebrar os setenta anos de vida sacerdotal e a vida de Padre Antônio Pontello, é visitar a história da diocese. “Com noventa e três anos de vida, ordenado aos vinte três, a história de Pe. Antônio é anterior à história de nossa diocese, enquanto diocese. Por isso, ele passou por todo o caminho. Conheceu os cinco bispos, conheceu certamente todos os padres que aqui viveram e deram sua vida para esta Igreja e, hoje, me sinto no dever de reconhecer e agradecer a Deus, pela vida de Padre Antônio, reconhecer e agradecer a Deus, pelos tantos que,  com ele, antes dele, depois dele, se ofereceram à nossa Igreja. Homens que já estão no céu, participando da recompensa dos justos, como lembrou Paulo  na primeira leitura: ‘os escravos do Senhor sendo recompensados por aquilo que fizeram.' Disse  que a lembrança feliz que tem de Padre Pontello, quando ainda no seminário, ele se fazia atencioso com todos os seminaristas, presença constante e carinhosa.


Dom José Belvino também agradeceu a Deus pelo o dom da vida de Padre Antônio Pontello e disse. “Ele é um homem de Deus, ele é Jesus pra nós aqui na terra...”


Ao final da celebração, uma linda e merecida homenagem foi prestada a Padre Antônio. Duas crianças recitaram um poema de agradecimento a ele, por tudo o que fez e representa para a comunidade de Pitangui, bem como para toda a diocese. Padre Antônio Emílio, da Arquidiocese de Belo Horizonte – MG, homenageou o amigo, com a música Panis Angelicus e, juntamente com um coro, encerraram com a Aleluia de Handel, o que emocionou o aniversariante,  levando-o a lágrimas de alegria. Ele disse: “Quanta gente, quantos padres vieram celebrar comigo. Estou com o coração repleto de gratidão a Deus por tudo isto em minha vida”, externou Padre Antônio Pontello.


Dom José Carlos deu a bênção e, em seguida, foi servido um almoço de confraternização.

 

 

Por Júlio Ferreira

Notícias Relacionadas

22 mar 15
14 jul 14
22 jun 19
10 ago 16

Parceiros