×

Paróquia Nossa Senhora do Pilar - Pitangui

Paróquias

Estatutos dos Conselhos Pastorais da Diocese de Divinópolis

quinta-feira, 28 de março de 19 às 12:00 | Atualizado às 17:06
Estatutos dos Conselhos Pastorais da Diocese de Divinópolis

Irmãos e irmãs da nossa amada Diocese de Divinópolis, uma “Senhora Eleita” (cf. 1Jo 1) que há sessenta anos anuncia o Evangelho, promove a vida e empenha-se pelo Reinado de Deus nestas terras do centro-oeste mineiro. Depois de muitas reuniões, partilhas, ajustes, apresentamos e promulgamos este fruto bendito de nossa sinodalidade diocesana: juntos e fraternalmente construímos estas normativas para organizar a vida diocesana. Nossa missão é vivida colegialmente, mesmo que esta bela expressão de organização exija e reconheça uma hierarquia de ministérios. E a hierarquia não dispensa a horizontalidade das discussões e das decisões.

 

Assim, promulgando nesta data, estes textos normativos e estatutários, convoco todas as forças vivas desta Igreja, todos os ministros ordenados, todas as comunidades religiosas, todos os leigos e leigas, todos os organismos, pastorais, movimentos, novas comunidades, toda a Igreja diocesana a assumir suas responsabilidades e suas participações nestas instâncias organizativas. Ninguém – ninguém mesmo – pode sentir-se dispensado de estar presente ou de estabelecer outras formas de representatividade diversas das que estão aqui apresentadas. Desde a pequena comunidade até o grande Conselho Diocesano de Pastoral, todos temos aqui um caminho seguro e obrigatório para estruturar, nos diversos níveis, os Conselhos respectivos. Este será o jeito da nossa Igreja! Assim a Igreja de Divinópolis estará organizada!

 

Na Solenidade da Anunciação do Senhor, cantamos com Maria nosso “Magnificat” pelas maravilhas que o Senhor, Filho do Altíssimo e Filho da Virgem, realizou na história desta nossa Igreja jubilar.

 

Declaro, pois, promulgados para toda a nossa Igreja Diocesana, estes estatutos, que valerão até que se mande o contrário.

           

 

Dom José Carlos de Souza Campos

Divinópolis, na Solenidade da Anunciação do Senhor,  no 60º ano de instalação de nossa Igreja Diocesana,  em 25 de março de 2019.

 

Notícias Relacionadas

08 out 19
19 mai 20
12 abr 19
01 abr 18

Parceiros