×

Dom José Carlos preside Dedicação do Santuário do Senhor Bom Jesus, em Divinópolis

segunda-feira, 08 de dezembro de 14 às 08:00 | Atualizado às 09:57
Dom José Carlos preside Dedicação do Santuário do Senhor Bom Jesus, em Divinópolis

Domingo, 07 de dezembro, a Igreja Particular de Divinópolis viveu um momento de graça e de bênçãos. O Santuário do Senhor Bom Jeusus, presente no bairro Niterói, em Divinópolis, foi dedicado, segundo o Solene Rito do Pontifical Romano, pelo nosso bispo diocesano, Dom José Carlos.

 

Além da presença dos padres que trabalham no paróquia do Senhor Bom Jesus, padre Carlos Henrique e padre Rodrigo Botelho, a cerimônia, que começou às 9h30, também contou com a presença do Padre Cristiano Alisson, administrador paroquial da Paróquia de São Vicente de Paulo, de Divinópolis, e dos seminaristas Rafael de Oliveira e Guilherme Henrique.

 

A Dedicação, como explica o Pontifical Romano, a celebração da Eucaristia é o rito mais importante e o único necessário para dedicar a igreja, no entanto, segundo a tradição comum da Igreja, quer do Oriente quer do Ocidente, diz-se também a Oração da Dedicação, na qual é significada a intenção de dedicar a igreja ao Senhor para sempre e se pede a sua bênção.


Após a oração da Dedicação, pronunciada pelo presidente da celebração, dom José Carlos, decorreram os ritos da unção das paredes do templo, da incensação, do revestimento e da iluminação do altar e das paredes da igreja.


A unção foi feita com o óleo do santo crisma, para significar que a igreja é dedicada totalmente e para sempre ao culto cristão. O óleo, no altar, foi espalhado com as mãos pelo bispo diocesano.


A incensação da nave da igreja indica que ela, por meio da dedicação, se torna casa de oração. O revestimento do altar indica que o altar cristão é a mesa do Senhor.


A iluminação do altar, à qual se seguiu a iluminação da igreja, com várias velas espalhadas pelo presbitério, quis recordar que Cristo é "Luz para se revelar às nações".


Preparado o altar, celebrou-se a Eucaristia, que é a parte principal de todo o rito.

 

No vídeo, abaixo, você pode conferir um pouco do rito de Dedicação do Santuário do Senhor Bom Jesus:

 

 

 

 

 

Por Túlio Veloso

Notícias Relacionadas

29 set 15
14 mar 15
15 mai 15
16 set 14

Parceiros