×

Capela Mor da Igreja Matriz de Itapecerica é restaurada

sexta-feira, 13 de dezembro de 13 às 20:00 | Atualizado às 14:28
Capela Mor da Igreja Matriz de Itapecerica é restaurada

A Capela Mor da Matriz de São Bento, em Itapecerica, aos poucos, ganha nova tonalidade. Os detalhes danificados pelo tempo estão sendo recuperados para resgatar um século de história. A restauração teve início em junho deste ano. Dez pessoas estão empenhadas para restaurar o arco do cruzeiro na porta do local e a pintura das paredes e do forro onde os elementos artísticos estão inseridos.

No forro há uma bela iconografia de São Bento, padroeiro da Paróquia. Nas paredes estão salmos que catequizam e evangelizam. No Arco do Cruzeiro, de um lado, está a história da imagem de São Bento e do outro, sinais Eucarísticos. Tudo tem valor inegável, além de ter um significado enorme para a Igreja.

Para que a restauração começasse foi realizada uma imunização na capela para reduzir a quantidade de cupins. Eles são os principais responsáveis pela danificação do monumento religioso.

“A igreja é patrimônio histórico e cultural da cidade, faz parte de nossas vidas e vê-la bem cuidada nos alegra. Todos nós estamos ansiosos porque queremos ela pronta e linda como sempre”, afirma a coordenadora de bens culturais da igreja, Miralice Maria Moreira.

A obra está orçada em R$ 529 mil. O projeto está aprovado pela Secretaria de Estado de Cultura e conta com o apoio da Lei de Incentivo e de empresas. A comunidade também colabora por meio de campanhas. A previsão é de a restauração ser concluída em maio do próximo ano.

 

 



Matriz

A construção da igreja teve início em 1825, em um estilo de transição do colonial para o barroco simples. Nos 87 anos que durou sua construção, já que foi dada como pronta e acabada em 1912, várias tendências arquitetônicas deixaram suas marcas, embora tanto no exterior como no interior, percebe-se a predominância do barroco clássico.

 

 

 

 

Por: Marina Assis | Portal CentroOeste

Notícias Relacionadas

22 mar 16
21 mar 18
16 nov 15
27 nov 14

Parceiros