×

Paróquia de Nossa Senhora do Líbano realiza sua 1ª Assembleia Paroquial

quarta-feira, 28 de fevereiro de 18 às 07:10 | Atualizado às 15:37
Paróquia de Nossa Senhora do Líbano realiza sua 1ª Assembleia Paroquial

Nos dias 17 e 18 de fevereiro de 2018, na Capela São Francisco de Assis, a Paróquia Nossa Senhora do Líbano, em Carmo do Cajuru, realizou a sua primeira Assembleia Paroquial. Em 10 anos de caminhada pastoral, esta foi a primeira vez em que todos os conselhos, comunidades, pastorais, movimentos e irmandades se reuniram para planejarem juntos um horizonte comum de missão e serviço. Foi um momento importante para avaliar o caminho feito nessa primeira década e, além disso, uma oportunidade para os grupos e equipes se conhecerem, partilharem e trocarem experiências, numa única rede de comunidades.

 

Os trabalhos começaram no sábado, dia 17, às 14 horas, com a acolhida e credenciamento dos 120 representantes das comunidades, pastorais e movimentos. Em seguida, foi feita a abertura pelo administrador paroquial, Pe. José Raimundo, e a oração inicial presidida pelo vigário paroquial, Pe. Helton. Em seguida, Pe. Lúcio Flávio, coordenador diocesano de pastoral e assessor da Assembleia, tomou a palavra e fez a apresentação e o estudo do 8º Plano Diocesano de Pastoral, fruto da 11ª Assembleia Diocesana de Pastoral, realizada em 2016. Uma das finalidades da Assembleia paroquial era se adequar às propostas desse novo Plano de Pastoral. Os trabalhos encerraram-se às 19 horas, com a oração da noite.

 

No dia 18, domingo, às 8 horas e 30 minutos, deu-se início aos trabalhos com a oração da manhã, presidida por Pe. Helton. Em seguida, a leiga Maria de Fátima, uma das coordenadoras da Assembleia, explicou como se dariam as atividades do segundo dia. As comunidades e pastorais foram divididas em 8 setores: Catequese, Familiar, Juventude,  Liturgia, Comunidades I (zona urbana), Comunidades II (zona rural), Social e Movimentos. Em grupos, tais setores fariam a avaliação da caminhada pastoral realizada nos últimos 10 anos, identificando as dificuldades enfrentadas e os obstáculos a serem superados. Além disso, elaborariam propostas e sugestões para as próximas ações pastorais, partindo dos projetos do 8º Plano Diocesano. Após o almoço, os grupos expuseram suas sugestões, que foram apreciadas e votadas por todos os participantes. Em seguida, Dom José Carlos, bispo diocesano, veio transmitir seu apoio a essa iniciativa e aproveitou a ocasião para ressaltar a necessidade da organização contábil das paróquias e também destacar o dever dos agentes de pastoral em defender a vida e evitar as ocasiões de violência, recordando, assim, o decreto de proibição de bebida alcoólica nas festas e eventos das Paróquias da Diocese. Ao final de sua fala, entregou uma cópia do decreto a cada um dos coordenadores das comunidades urbanas e rurais. Finalmente, às 15 horas, aconteceu a Celebração Eucarística, presidida por Dom José Carlos, encerrando, assim, as atividades. Ao final da celebração, foi lida a ata da I Assembleia Paroquial, que foi aprovada e assinada por todos.

 

Agradecemos a todas as pessoas que colaboraram para que essa Assembleia pudesse ser realizada da melhor forma possível, de modo especial, as equipes de cozinha, limpeza, apoio, animação e secretaria.

 

Deus seja louvado pelos trabalhos realizados e pelos muitos projetos que agora precisam “sair do papel” para que a Paróquia se torne uma verdadeira “comunidade de comunidades” e continue sendo casa da Palavra, espaço de encontro, lugar da partilha.

 

 

POR PADRE HELTON FERREIRA

Notícias Relacionadas

27 jun 18
15 jul 16
17 set 15
10 mar 18

Parceiros