×

Paróquia Nossa Senhora da Piedade - Pará de Minas

Paróquias

Vaticano envia carta de agradecimento à Diocese de Divinópolis pela oferta do Óbolo de São Pedro de 2018

quarta-feira, 10 de abril de 19 às 19:35 | Atualizado às
Vaticano envia carta de agradecimento à Diocese de Divinópolis pela oferta do Óbolo de São Pedro de 2018

A cada ano, a Igreja, na celebração da festa de São Pedro e São Paulo, dia 29 de junho, ou, no caso do Brasil, quando o dia 29 de junho não cai no domingo, esta festa é celebrada no primeiro domingo depois do dia 29.  Neste dia, temos a comemoração do Dia do Papa e, como presente para o Santo Padre, fazemos, nesta data, a coleta do “óbolo de São Pedro”. São Pedro e São Paulo, colunas mestras da Igreja, entregaram-se, de corpo e alma, ao anúncio da fé e estabeleceram os fundamentos da Igreja visível para que continuasse seus trabalhos que irradiavam sua paixão pelo Mestre. Selaram com seu sangue este amor e deixaram-nos a firmeza da doutrina o seu exemplo para que continuemos a obra redentora até a consumação dos séculos. O Papa é o sucessor de Pedro e nós somos chamados a apoiar suas obras caritativas que faz em nome de todos nós.

 

A Igreja realiza uma coleta denominada óbolo de São Pedro, destinada às necessidades da Igreja católica no mundo todo, cujo cuidado afeta, prioritariamente, aquele com quem todos estamos em comunhão, a quem foi conferida a missão de confirmar os seus irmãos. Com efeito, Jesus disse a Pedro: “E tu, uma vez convertido, confirma teus irmãos” (cf. Lc22,32).

 

Esta coleta nasceu com iniciativa de anglo-saxões, no século VIII, para que, na unidade da Igreja sob o Papa, pudesse ela manter-se e cumprir, também, organizadamente, sua missão. Rapidamente se espalhou pelos demais países da Europa. Como outras semelhantes, passou por muitas vicissitudes diversas ao longo dos séculos até que foi consagrada pelo Papa Pio IX, através da sua Encíclica Saepe venerabilis, de 5 de Agosto de 1871. No Brasil, nós destinamos as coletas das missas da solenidade de São Pedro e São Paulo para essa finalidade. 

 

Na Diocese de Divinópolis, no ano de 2018, a oferta do Óbolo de São Pedro somou um total de R$85.330,45. Em carta à Diocese, assinada pelo Cardeal Edgar Peña, agradece, em nome do Papa Francisco, pela comunhão eclesial testemunhada por toda a Diocese de Divinópolis. Leia, na íntegra, a carta:

Notícias Relacionadas

02 mai 15
10 abr 14
18 abr 17
12 mar 16

Parceiros