×

Paróquia Nossa Senhora da Piedade - Pará de Minas

Paróquias

Retrospectiva Diocesana 2015

quinta-feira, 31 de dezembro de 15 às 09:30 | Atualizado às 19:25
Retrospectiva Diocesana 2015

O ano de 2015 foi muito frutuoso para a Diocese de Divinópolis. Foi o ano em que o bispo começou a fazer as visitas pastorais, totalizando oito paróquias visitadas, o início da 11ª Assembleia Diocesana de Pastoral. Neste ano, também, aconteceram duas ordenações sacerdotais e uma diaconal. Foi um ano também de alguns sustos. Dom José Carlos foi internado, após sofrer um infarto. Foi o fim do jornal Folha da Diocese. E, por fim, foi um ano de muitas mudanças, tanto na estrutura da Diocese, quanto nas paróquias.

 

Em 2015, nosso Portal Diocesano recebeu, até o fechamento desta notícia, um total de 975.527 visualizações. 

 

Vamos, agora, recordar, e guardar no coração, um pouco da nossa trajetória. Que os frutos colhidos nos animem e nos fortaleçam para continuarmos firmes nesta jornada!



Basta clicar nos destaques sublinhados e acessar a notícia na íntegra.

 

No início do ano, o Coordenador de Pastoral concedeu uma entrevista e falou sobre o início das atividades em 2015.

 

No dia 04 de janeiro é o aniversário natalício de Dom José Carlos. E, neste ano, a Catedral ficou lotada para celebrar seu 47º aniversário.

 

Padre Gedler toma posse como Administrador Paroquial, em Camacho, no dia 11.

 

No dia 17, Padre Miguel é apresentado como Vigário da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, em Carmo do Cajuru.

 

Padre José Renilson assumiu a Paróquia de São José, em São José da Varginha, no dia 23.

 

Entre os dias 23 a 25, a Diocese de Divinópolis presente no Fórum de Educação Escola Católica, em Piracicaba.

 

Após muitos anos dedicados à formação dos seminaristas no Seminário Propedêutico São José, em Itaúna, Padre Everaldo Quirino assumiu, no dia 24, a missão de Vigário Paroquial da Paróquia de Sant'Ana, em Itaúna. Também no dia 24, Padre Anderson toma posse como Administrador Paroquial da Paróquia do Senhor Bom Jesus, em Pedra do Indaiá.

 

No dia 25, Padre Cléver toma posse como Administrador Paroquial da Paróquia de São Sebastião do Oeste. Ainda, neste dia, Dom José Carlos empossa novo administrador e vigário paroquial na Paróquia de Nossa Senhora Aparecida, em Divinópolis. Também aconteceu, no dia 25, no Centro Diocesano de Pastoral, a Assembleia Diocesana da Pastoral do Surdos.

 

Diocese de Divinópolis promove encontro para multiplicadores da Campanha da Fraternidade 2015, no dia 25.

 

Dos dias 27 a 30, os seminaristas da Diocese de Divinópolis fazem retiro espiritual conduzido por Padre Adilson Neres.

 

 

 

O primeiro dia de fevereiro ficou marcado com posses e apresentações de padres em suas novas paróquias. Padre Júlio é apresentado como Vigário da Paróquia de São Cristóvão, em Divinópolis. Padre Gilmar toma posse como Administrador Paroquial da Paróquia de São Sebastião, em JuatubaPadre Marcos assume a Paróquia de São Geraldo Magela, em Nova Serrana

 

 

 

No dia 02, Dom José Carlos preside a Celebração Eucarística em Ação de Graças pela Vida Religiosa e Consagrada. E, no mesmo dia, o Padre Marcelo Francisco é empossado como novo Administrador Paroquial da Paróquia de São Pedro, em Divinópolis

 

No dia 03, Emoção marca cerimônia de transferência dos restos mortais de Padre Hernani, no bairro Dom Bosco, em Pará de Minas.

 

No dia 05, Padre Guilherme toma posse como Administrador Paroquial, em Leandro Ferreira, e Padre Geraldo Agostinho é apresentado como Vigário Paroquial da Paróquia de São Joaquim de Bicas.

 

Sexta-feira, 6 de fevereiro, às 11h, na Capela São José, no Centro Diocesano de Pastoral, o bispo dom José Carlos de Souza Campos presidiu a Celebração Eucarística, que marcou a reabertura dos trabalhos judiciais do Tribunal Eclesiástico da Diocese.

 

No dia 06, Paróquia de Mateus Leme acolhe seus novos padres.

 

Na manhã do dia 07, às 9h, aconteceu, na Catedral do Divino Espírito Santo, em Divinópolis, a Ordenação Diaconal do Marcelo Geraldo. No mesmo dia a Paróquia de Santo Antônio, de Pará de Minas, recebe padre Gabriel como novo Administrador Paroquial.

 

No final de semana dos dias 07 e 08, várias paróquias de Pará de Minas recebem seus novos padres.

 

Na noite do dia 09 de fevereiro, na Matriz de Nossa Senhora da Piedade, em Itaúna, teve início o Propedêutico 2015. Padre Célio assumiu como reitor do Seminário.

 

 

No dia 11, o jornal Folha da Diocese recebeu o troféu Orfeu da Comunicação. E, também no dia 11, o Bispo assinou algumas provisões transferindo padres de Nova Serrana e São Joaquim de Bicas.

 

No dia 14, Padre Claudinei toma posse como Administrador Paroquial da Paróquia de São Sebastião, em Azurita

 

No dia 15, Dom José Carlos empossa novo Administrador Paroquial da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, em Itaúna, e o Padre Washington, em Azurita.

 

Na reunião mensal do Clero de fevereiro, realizada no dia 17, o Padres participaram de uma palestra sobre uma possivel criação do Diaconato permanente na Diocese, ministrada pelo Cônego Lauro, da Arquidiocese de Mariana.

 

Diocese de Divinópolis lança Campanha da Fraternidade 2015 com uma Entrevista Coletiva à Imprensa, no dia 18. E, logo mais tarde, o Bispo celebrou a Missa de Quarta-feira de Cinzas, na Catedral Diocesana.

 

O Coordenador Diocesano de Pastoral, Padre Emerson Cunha, participou da reunião do Conselho Pastoral da Forania Sant’Ana, realizada no dia 21 de fevereiro. E, também neste dia, Padre Adelmo assume como Administrador Paroquial na Paróquia de Santo Antônio dos Campos, distrito de Divinópolis.

 

Primeiro Encontro Diocesano com Coordenadores Paroquiais de Catequese é realizado no dia 22. Ainda, neste dia, o Padre Chrystian Shankar assume como Reitor do Santuário Diocesano de Frei Galvão.

 

No dia 24, o Bispo assinou várias provisões, mudando dezenas de padres de suas paróquias.

 

 

No dia 26, celebramos um ano da nomeação de Dom José Carlos para a a Diocese de Divinópolis.

 

Padre Clóvis é apresentado como Vigário da Paróquia de Cláudio, no dia 28. Padre Clóvis é da Diocese de Guaxupé.

 

 

 

O mês de março ficará para a história da comunicação diocesana. Foi o mês que o Bispo anunciou o fim do Jornal Folha da Diocese. Já, no dia 03, foi lançada a Fanpage oficial da Diocese no Facebook. E, no dia 12, o Portal Diocesano alcançou a marca de 1 milhão de acessos.

 

No primeiro dia deste mês foi o dia que o Padre Carlos assumiu a função de Ecônomo da Diocese. E o Padre Demóstenes assumiu como o novo Chanceler da Diocese de Divinópolis.

 

Paróquias de São Sebastião e São João Bosco, de Nova Serrana, acolhem seus novos padres.

 

No dia 05, Dom José Carlos usa a Tribuna Livre da Câmara Municipal de Divinópolis para falar da CF 2015

 

No dia 06, o Padre Rodrigo toma posse como Administrador Paroquial da Paróquia de Nossa Senhora Aparecida, em Itaúna

 

Monsenhor Paulo Pereira é o novo administrador da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Divinópolis, no dia 07.

 

Realizado no dia 08, no Colégio Berlaar Sagrado Coração de Maria, em Pará de Minas, o Encontro Diocesano da Pastoral Missionária, com o objetivo de orientar os 497 missionários presentes, que atuarão durante a Semana Santa, nas paróquias da Diocese de Divinópolis.

 

O dia 12 de março foi um marco na história do Portal Diocesano. Foi a data que ele alcançou o número de 1 milhão de acessos.

 

Nos dias 13, 14 e 15, o Bispo Diocesano fez a sua primeira Visita Pastoral. A paróquia que recebeu Dom José Carlos, pela primeira vez em Visita Pastoral, foi a Paróquia de Igarapé.

 

Na manhã do dia 14, no Centro Diocesano de Pastoral, em Divinópolis, uma reunião da Equipe Permanente da Campanha da Fraternidade. A reunião foi convocada pelo coordenador José Eustáquio, para fazer uma avalização de como está a Campanha da Fraternidade na Diocese de Divinópolis

 

A Paróquia do Senhor Bom Jesus, de Divinópolis, acolheu, na tarde do dia 14, o seu novo Vigário Paroquial, Padre Edilson Antônio. A Santa Missa, que foi feita a apresentação do novo Vigário, aconteceu no Santuário do Senhor Bom Jesus, no bairro Niterói.

 

Via Sacra da Fraternidade volta a atenção dos fiéis para o Rio Itapecerica, em Divinópolis, no dia 16.

 

Aconteceu, na manhã do dia 17, logo após a Celebração Penitencial, mais uma reunião mensal do clero de Divinópolis. E um assunto da pauta da reunião de março foi a eleição do novo Conselho Presbiteral da Diocese de Divinópolis. Ainda, no mesmo dia, os padres se reuniram, pela manhã, na Matriz da Paróquia de São Cristóvão, em Divinópolis,com essa finalidade. Após uma reflexão conduzida pelo Padre Moarcir Arantes, Dom José Carlos pediu aos padres que se confessassem.

 

 

Novos bispos do Brasil se reuniram durante a 53ª Assembleia Geral da CNBB. O encontro aconteceu no dia 15.

 

Dom José Carlos participa da cerimônia de Posse da nova Presidência da CNBB, que aconteceu no dia 24.

 

Diocese de Divinópolis presente no Encontro de formação da Pastoral Familiar do Leste 2, que aconteceu nos dias 24 a 26.

 

Os seminaristas Eliomar Rodrigues, Rafael Costa e Luís Fernando estiveram presentes, nos dias 24 a 26 de abril, no 5º Encontro de Formação Missionária de Seminaristas do Regional Leste 2, da CNBB (FORMISE).

 

A Pastoral da Sobriedade participou, entre os dias 24 e 26 de abril, da Assembleia Nacional. O evento, realizado na Chácara do Padre João Ceconelo, na Região Metropolitana de Curitiba, na cidade de Campina Grande do Sul, reuniu coordenadores regionais e diocesanos de todo o Brasil. A Diocese de Divinópolis foi representada pelo Paulo Henrique, Coordenador da Comunidade Terapêutica São Miguel Arcanjo, de Itatiaiuçu.

 

Na Reunião do Clero do mês de abril, que aconteceu no dia 28, um dos temas discutidos foi a informatização da Diocese de Divinópolis. Para tratar desse assunto, os padres contaram com a presença do Reinaldo Cintra, Gerente Comercial da Orgsytem Software, da cidade de Franca - SP.

 

 

 

No início do mês, o IBGE anunciou que Camacho é a cidade mais católica de Minas Gerais.

 

Centenas de pessoas lotaram a Matriz de São Francisco, no dia 01º, para a ordenação do Frei Saulo. Nascido em Pará de Minas. Antes de seguir a vida religiosa, ele vivia com a família no bairro Nossa Senhora das Graças.

 

Curso de Formação de Instrutores do Método de Ovulação Billings reúne mais de sessenta pessoas. O Curso aconteceu entre os dias 01, 02 e 03. Também nestes dias aconteceu, no Centro Diocesano de Pastoral, uma reunião da Pastoral do Menor do Regional Leste 2, da CNBB.

 

Aconteceu, na manhã do dia 02, na Praça do Santuário de São Geraldo, em Curvelo, a Ordenação Episcopal de Dom José Aristeu, quinto bispo da Diocese de Luz - MG. Dom José Carlos participou da celebração.

 

Entre os dias 01 e 03 de maio aconteceu, em Leopoldina, no Centro de Pastoral Dom Reis, a Assembleia Geral Ordinária do Conselho Nacional do Laicato do Brasil do Regional Leste 2, da CNBB, e contou com a presença de representantes de 17 (Arqui) Dioceses do nosso regional. A Diocese de Divinópolis se fez presente através dos leigos José Eustáquio Cruz, Maria da Consolação Faria, Antônio João Alves Gontijo, Maria Alice e Edilson Galdino Júnior.

 

No dia 07, o Bispo assinou a provisão nomeando o Padre Charley como Administrador Paroquial da Paróquia de Nossa Senhora da Piedade, em Pará de Minas.

 

No dia 10, o Padre Charley toma posse como o novo Administrador Paroquial da Paróquia de Nossa Senhora da Piedade, em Pará de Minas.

 

Aconteceu, no dia 12, na Cúria Diocesana, a primeira reunião do novo Colégio dos Consultores da Diocese de Divinópolis.

 

Na manhã do dia 14, Dom José Carlos esteve na Rádio Divinópolis AM para falar da Redução da Maioridade Penal. O Bispo participou do programa Direto ao Ponto, apresentado pelos radialistas Adriano Silva e Amaral Jr.. E, nesta entrevista, o Setor de Comunicação da Diocese de Divinópolis fez a primeira transmissão, ao vivo, pelo Youtube.

 

Nos dias 15, 16 e 17, Dom José Carlos visitou, pastoralmente, a Paróquia São Bento, em Itapecerica, revelando ao povo de Deus a face missionária de nossa Igreja.  Essa foi a segunda Visita Pastoral de Dom José Carlos.

 

No dia 18, o Bispo Diocesano e um Pastor Luterano estiveram presentes na Abertura da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos.

 

Na manhã do dia 23, com a presença do Coordenador Diocesano de Pastoral, a Forania da Piedade elegeu seu novo Vigário Forâneo. Trata-se de Pe. Ydecy Ferreira Santos, que  foi eleito por maioria de votos  para continuar o trabalho de Pe. Moacir Arantes, que mudou-se para Brasília

 

No dia 24, Dom José Carlos presidiu a Santa Missa do Domingo de Pentecostes, na Catedral Diocesana.

 

No dia 25 de maio, Dom José Carlos celebrou seu primeiro ano de Ministério Episcopal.

 

 

 

A Solenidade de Corpus Christi, neste ano, foi no dia 04 de junho. Algumas cidades mobilizaram suas paróquias para fazerem uma única festa, como, por exemplo, a cidade de Divinópolis e de Nossa Senhora da Piedade. Já o Padre Carlos Henrique concelebrou com o Papa Francisco.

Entre os dias 04 a 07 de junho aconteceu, em São Paulo, o VI encontro de formação e assembleia do CNLB - Conselho Nacional do Laicato do Brasil, organismo dentro da CNBB. Neste encontro a nossa Diocese de Divinópolis se fez representada por José Eustáquio Cruz, Salmo Ernesto e Antônio João A. Gontijo, estes escolhidos dentro do Conselho Diocesano de Leigos.

 

Nos dia 05, 06 e 07, Dom José Carlos faz Visita Pastoral à Paróquia de Sant'Ana, em Itaúna.

 

No dia 10 foi eleita a nova presidência do Regional Leste 2, da CNBB. Dom José Carlos foi eleito como Secretário do Regional Leste 2.

 

Na manhã do dia 14, milhares de pessoas compareceram à cidade de Luz, sede do bispado, vindas de todas as cidades da Diocese para participarem da celebração Eucarística, na qual foi impossado o 5º Bispo de Luz, Dom José Aristeu Vieira. Dom José Carlos e Dom José Belvino participaram da cerimônia.

 

No dia 15, secretários e tesoureiros paroquiais recebem treinamento para a informatização do sistema contábil da Diocese

 

Aconteceu, na noite do dia 23, no Auditório do Instituto de Nossa Senhora do Sagrado Coração, em Divinópolis, uma palestra para os pais e filhos, reunindo alunos de várias escolas da cidade. A palestra foi ministrada pelo Bispo Diocesano, Dom José Carlos, e pela Juíza de Direito, Andréa Barcelos, da 2ª Vara da Família e Sucessões, de Divinópolis. Em tempos de debate acalorado e bombástico sobre a  “ideologia de gênero”, que, de modo subliminar, despretensioso e maldoso, vai se impondo às mentes e consciências menos avisadas, Dom José Carlos leu e aprofundou o oportuno texto do Papa emérito Bento XVI.

 

Dom José Carlos realiza sua primeira Visita Pastoral a Pará de Minas, nos dias 26, 27 e 28.

 

 

 

Dom José Carlos, no uso da faculdade que lhe é conferida pelos Cânones 951 § 2, 1276 §§ 1 e 2, 1292 §§ 1 - 4 e 1265 § 1, do Código do Direito Canônico, atendendo ao bem espiritual do Povo de Deus da Igreja Particular que está em Divinópolis, assinou quatro novos decretos. Sendo os de números 120, 121, 122 e 123.

 

Jovens do Projeto Intercristo deram início às missões de 2015. O Projeto Fátima - Escola de Maria nasce do profundo amor de Deus pelos homens e mulheres de nosso tempo e de todos os tempos.

 

Dos dias 02 a 04, os padres Carlos Henrique e Francisco Cota participaram da 11ª edição do CONAGE (Congresso Nacional de Gestão Eclesial), com o tema: GESTÃO INTEGRADA: compartilhando métodos e estratégias para uma paróquia renovada. “Continuem progredindo” (1Ts 4, 1).

 

O Bispo da Diocese de Divinópolis, Dom José Carlos, é homenageado com a Medalha da Ordem do Mérito Legislativo, honraria concedida pela ALMG a ilustres mineiros que têm contribuído com todo o estado de Minas Gerais através de exemplos de trabalhos que geram desenvolvimento.

 

O dia 05 de julho foi de muita agitação para a juventude da forania de Santo Antônio. Os jovens passaram o dia inteiro empenhados em pensar, rezar e celebrar o grande desafio de paz tão sonhada em um mundo marcado por tantas situações de violência. O evento acontecue em Mateus Leme.

 

A Igreja Particular de Divinópolis esteve, entre os dias 13 a 19 de julho, realizando as chamadas missões, enviando os 34 seminaristas diocesanos a duas paróquias da Diocese: Paróquia Nossa Senhora das Dores, na cidade de Camacho, e Paróquia de Nossa Senhora do Pilar, em Pitangui.

 

Na  reunião do Clero do mês, ocorrida no dia 16, quem conduziu a reflexão foi Frei Francisco Alexandre Viana, Comissário da Terra Santa. Frei Francisco reside em Belo Horizonte e se encarrega de divulgar todos os trabalhos dos franciscanos ligados à Custódia da Terra Santa.

 

Dom José Carlos faz Visita Pastoral à Paróquia de Nossa Senhora da Saúde, em Perdigão, entre os dias 17 a 19.

 

Cerca de 600 comunicadores da igreja católica, incluindo o Túlio Veloso, assessor de comunicação da Diocese de Divinópolis, e três colaboradores das rádios Santa Cruz e Stilo FM, participaram do 9º Mutirão Brasileiro de Comunicação (Muticom), realizado de 15 a 19 de julho, no Centro de Convenções, em Vitoria (ES). O tema principal foi “Ética nas Comunicações”.

 

No dia 16 de julho o Portal Diocesano completou 2 anos no ar.

 

No dia 21, dia que aconteceu a reunião mensal do clero do mês de julho, os padres participaram de palestra sobre a Ideologia de Gênero, ministrada pelo Padre José Eduardo, da Diocese de Osasco

 

 

 

 

No dia 06, o Bispo Auxiliar da Arquidiocese Militar do Brasil faz Visita Pastoral ao 23º Batalhão da Polícia Militar, em Divinópolis.

 

Na noite do dia 14, aconteceu a ordenação sacerdotal do Diácono Marcelo Geraldo. Ele foi ordenado sacerdote na cidade Itaúna, pela imposição das mãos do Dom José Carlos.

 

Ainda não eram 9 horas do dia 15, e centenas de pessoas já estavam na Praça da Catedral, em Divinópolis, para a Caminhada da Família pela Paz, promovida pela  Forania do Divino Espírito Santo.

 

A primeira Visita Pastoral do Bispo Diocesano, Dom José Carlos, na cidade de Divinópolis, começou na manhã do dia 21 de agosto. A Visita foi na Paróquia do Senhor Bom Jesus.

 

Entre os dias 24 e 27 de agosto aconteceu o Retiro Anual do Clero, na cidade de Cachoeira do Campo -MG. Com temática inaciana (inspirada em Santo Inácio de Loyola), o Retiro teve como pregador Pe. Miguel Martins, Jesuíta residente em Belo Horizonte. Dom José Carlos fez um balanço positivo do Retiro do Clero. Considerou o espaço muito adequado para a oração e manifestou sua alegria pelo grande número (70) de sacerdotes que compareceu.

 

No dia 29, a Diocese de Divinópolis ganhou mais um sacerdote. Dom José Carlos ordenou o Diácono Helton para o ministério sacerdotal, em uma cerimônia realizada em Carmo do Cajuru.

 

Aconteceu, nos dias 29 e 30, no Centro Diocesano de Pastoral, em Divinópolis, o Encontro Provincial da Pastoral da Sobriedade. com o objetivo de trocar experiências e estudar novas propostas de prevenção e recuperação quanto ao uso das drogas e também sendo momento oportuno de fortalecer a espiritualidade entre os agentes da pastoral.

 

 

 

No dia 03 do mês de setembro, a Diocese de Divinópolis instalou a Comissão Diocesana de Arquitetura. Ainda neste dia, o Bispo assinou as provisões transferindo o Padre João Batista para a Paróquia de Igaratinga, e o Padre Marcelo Geraldo para Nova Serrana.

 

 

No dia 06, aconteceu a ordenação diaconal do Irmão Márcio, em Igarapé. Irmão Márcio é da Congregação dos Servos dos Pobres.

 

No dia 08, o Papa Francisco anunciou algumas mudanças nos processos de nulidade matrimonial. Após o anúncio feito pelo Vaticano sobre as mudanças decididas pelo papa Francisco em relação aos processos de nulidade matrimonial, o Presidente do Tribunal Eclesiástico de Divinópolis, Padre Vicente Ferreira Lima, em entrevista, considerou positiva a iniciativa do Pontífice.

 

Nos dias 11, 12 e 13 de setembro, Dom José Carlos, bispo da Diocese de Divinópolis, realizou mais uma visita pastoral, a sétima de seu ministério episcopal. Desta vez, a paróquia que recebeu a visita do bispo diocesano foi a de São Joaquim, da cidade de São Joaquim de Bicas.

 

De 18 a 21 de setembro, a paróquia de São Sebastião, em Florestal, recebeu, com muita alegria, a visita do Bispo Diocesano de Divinópolis, Dom José Carlos. Esta é a oitava Visita Pastoral de Dom José Carlos.

 

Na manhã do dia 22, o Bispo da Diocese de Divinópolis, Dom José Carlos de Souza Campos, sofreu um infarto e foi encaminhado ao Hospital São Judas Tadeu, em Divinópolis, onde foi submetido a um cateterismo. O Bispo ficou no CTI até o dia 24, data em que foi transferido para um quarto do Hospital São João de Deus. Ele ficou internado no hospital até o dia 30 de setembro. Após este dia, ele continuou sua recuperação em sua residência, em Divinópolis.

 

Nos dias 25 e 26 aconteceu o 10º Encontro de Estudos do Código de Direito Canônico. O décimo encontro foi abordado o tema "Aspectos gerais da Psicopatologia", e teve como palestrante o psicólogo Ramon Silva Campos

 

 

 

No dia 04 de outubro, data em que a Igreja celebra São Francisco de Assis, foi um dia histórico para a Diocese de Divinópolis. Aproximadamente 5 mil pessoas se reuniram, em Divinópolis, para celebrar a paz na Caminhada Diocesana pela Paz.No mesmo dia aconteceu o DNJ 2015 e o Simpósio Diocesano da Pastoral Familiar.

 

Na noite do dia 11 de outubro, domingo, a Matriz de Santo Antônio, em Pará de Minas, abriu as portas para receber os funcionários das Rádios Santa Cruz e Stilo, juntamente com seus familiares. A missa de ação de graças pelos aniversários das rádios.

 

No dia 15, a Livraria João Paulo II lançou sua nova identidade visual. A nova marca, que foi criada pela Agência Ofício, faz menção ao báculo, símbolo tão forte do ministério deste santo.

 

Ainda no dia 15, aconteceu, na residência de Dom José Carlos, em Divinópolis, duas reuniões, nas quais foram tratadas questões referentes à formação dos seminaristas. Já, na parte da manhã, o Bispo e o Vigário Geral, Padre Paulo Sérgio, estiveram reunidos com os formadores da Diocese de Divinópolis

 

Na tarde do dia 18, os Seminaristas do Propedêutico e os da Filosofia prestaram vestibular para o ingresso nos cursos de Filosofia e Teologia, respectivamente.

 

No dia 20, os padres participaram de uma formação, ministrada pelo Fráter Henrique, sobre a 11ª Assembleia Diocesana de Pastoral.

 

Faleceu, no dia 23, em Divinópolis, o primeiro Padre ordenado na Diocese de Divinópolis, o Padre Antônio Romão dos Santos, 82 anos.

 

Durante o mês de outubro, atendendo ao pedido da comissão Bíblico-catequético da diocese de Divinópolis, os catequistas da Paróquia São Sebastião, de Nova Serrana, se empenharam em conscientizar seus catequizandos que “violência, nem de brincadeira”. O resultado da campanha foi positivo.

 

 

 

 

Aconteceu, entre os dias 03 e 05 de novembro, em Belo Horizonte, a Assembleia Regional de Pastoral do Regional Leste II, da CNBB, formado pelas 32 Dioceses dos estados de Minas Gerais e Espirito Santo. Dom José Carlos, nosso Bispo Diocesano, Maria Inez da Silva Batista, Representante dos Leigos de nossa Diocese, Padre Aldair Custodio, Representante dos Presbiteros e Padre Emerson Cunha, Coordenador de Pastoral, estiveram presentes.

 

Entre os dias 03 e 12 deste mês, a Diocese de Divinópolis recebeu a visita do Dom Fernando Barbosa, Bispo de Tefé - AM. Nos três primeiros dias de sua visita, ele conheceu de perto o Seminário Diocesano, em Belo Horizonte. A partir do dia 05, data em que ele chegou na cidade de Divinópolis, ele conheceu todas as foranias da Diocese. No dia 09, Dom Fernando visitou os estúdios das Rádios Santa Cruz e Stilo. E, na oportunidade, concedeu uma entrevista.

 

Aconteceu, no segundo final de semana do mês, dias 07 e 08, a Consulta ao Povo de Deus, que foi a primeira etapa da 11ª Assembleia Diocesana de Pastoral.

 

Nos dias 07 e 09, os seminaristas da Diocese de Divinópolis participam da 36ª Assembleia anual da PV-SAV, do Regional Leste 2.

 

No dia 11, Papa Francisco saúda peregrinos da Diocese de Divinópolis.

 

No dia 14, matrimônio no Hospital do Câncer é assistido por Pe. Cassimiro

 

Foi apresentado e entregue aos padres da Diocese de Divinópolis, na manhã do dia 17, durante a reunião mensal do Clero Diocesano, o livro Natal em Família 2015. Ainda na reunião do Clero, os padres discutem assuntos administrativos e encaminhamentos da Assembleia.

 

Todos os seminaristas da Diocese de Divinopolis foram aprovados no processo seletivo da PUC Minas 2016, nos cursos de Teologia e Filosofia.

 

No dia 21, a Comissão de Arquitetura se reúne para analisar projetos em andamentos na Diocese.

 

No dia 22, a Festa do Povo de Deus abre a 11ª Assembleia Diocesana de Pastoral

 

Padres da Diocese de Divinópolis visitam o Seminário de Mariana, no dia 23.

 

Os funcionários da Mitra Diocesana de Divinópolis celebraram, na manhã do dia 26, o Dia Mundial de Ação de Graças. No Brasil, a data foi instituída pelo presidente Gaspar Dutra, em 1949, por sugestão do embaixador Joaquim Nabuco, que ficou impressionado com as comemorações norte-americanas, no período em que representou o país, em Washington. A data fixada foi a 4ª quinta-feira de novembro.

 

Dom José Carlos se fez presente na celebração dos 270 anos da Arquidiocese de Mariana, realizada no dia 28, no complexo Arena, em Mariana - MG.

 

 

 

 

No dia 08, milhares de fiéis passaram pelo Santuário Diocesano da Imaculada Conceição, em Conceição do Pará.

 

Por ocasião da festa da Imaculada Conceição, padroeira de nossa Igreja Particular de Divinópolis, sob sua proteção e auxílio, depois de conversar e ouvir os padres, tanto os do Conselho Presbiteral como os envolvidos no processo, estabelecemos para o ano de 2016, as seguintes transferências, a serem efetivadas a partir da segunda quinzena de janeiro; alguns como Administradores Paroquiais e outros como Vigários Paroquiais.

 

Prefeito e Coronel da PM convidam o Bispo para apresentação da Orquestra Sinfônica. O convite foi feito no dia 09.

 

No dia 12, os Seminaristas concluem o curso de Filosofia, em Mariana.

 

Na Diocese de Divinópolis a Cerimônia de abertura da Porta Santa da Misericórdia aconteceu no dia 13, com a presença do Bispo Diocesano, Dom José Carlos, do Pároco da Catedral, Padre Maia e do Padre Carlos Henrique (Vigário Forâneo). Milhares de fiéis, vindos de toda a Diocese, também participaram deste evento inédito e histórico da Igreja. A Segunda Porta Santa foi aberta no dia 20, em Conceição do Pará.

 

No dia 15, aconteceu a confraternização do Clero da Diocese de Divinópolis.

 

No dia 23, Funcionários da Mitra Diocesana participam de Confraternização de final de ano. Ainda, neste dia, a TV Candidés transmite, ao vivo, missa presidida por Dom José Carlos.

 

Na véspera de Natal, Dom José Carlos preside a Missa na Catedral Diocesana.

 

Padre Ricardo Ayala se despede da Diocese de Divinópolis para assumir uma nova missão. A notícia foi divulgada  no Portal no penúltimo dia do ano.

 

No dia 29, Dom José Belvino recebe amigos para celebrar seu aniversário natalício.

 

Notícias Relacionadas

20 jan 15
06 set 16
04 abr 17
29 mai 14

Parceiros