×

Paróquia Nossa Senhora da Piedade - Pará de Minas

Paróquias

Programação da Semana Santa na Paróquia de Nossa Senhora da Piedade, em Pará de Minas

quinta-feira, 10 de abril de 14 às 11:15 | Atualizado às 16:18
Programação da Semana Santa na Paróquia de Nossa Senhora da Piedade, em Pará de Minas

A Semana Santa é um um período de reflexão e oração, porque foi quando Jesus Cristo realmente revelou a Sua paixão por nós, através do sofrimento pelo qual passou, voluntariamente,  a nosso favor. Qual deve ser a nossa atitude durante a Semana Santa? Devemos ser fervorosos em nossa adoração a Jesus e em nossa proclamação de Seu Evangelho! Assim como Ele sofreu por nós, igualmente devemos estar dispostos a sofrer para poder segui-Lo e proclamar a mensagem de Sua morte e ressurreição.

 

 

DIA 13 - DOMINGO DE RAMOS ou DOMINGO DA PAIXÃO

7h- No Santuário, Santa Missa (com a Bênção dos Ramos)
8h- Na Comunidade de S.ta Rita, na praça defronte a igreja, Bênção dos Ramos e procissão para a Igreja de S.ta Rita de Cássia, onde acontecerá a Santa Missa.
9h- Na Praça P.e José Pereira Coelho, sobre o local onde antes estivera o Altar da Antiga Matriz, Bênção dos Ramos, em seguida procissão, contornando a Praça P.e José Pereira Coelho até o Santuário, onde acontecerá a Santa Missa.
9h30min- Na Comunidade de Meireles, Bênção dos Ramos, procissão e Santa Missa.
16h- Na Comunidade de Trindade, Bênção dos Ramos, procissão e Santa Missa.
19h- No Santuário, Santa Missa (com a Bênção dos Ramos).
Pedimos a todos os fiéis que tragam seus ramos para serem abençoados.
Nesse dia, não haverá a Santa Missa, às 17h30min, nas Igrejas de S. Geraldo, S.ta Luzia e S. Sebastião.

 

 

DIA 14 - SEGUNDA-FEIRA DA SEMANA SANTA

7h- No Santuário, Santa Missa com liturgia do dia.
19h30min- No Santuário, Celebração da Misericórdia.

 

 

DIA 15 - TERÇA-FEIRA DA SEMANA SANTA

7h- No Santuário, Santa Missa com liturgia do dia.
19h30min- As imagens de N. Senhor dos Passos e de N. Senhora das Dores sairão com a procissão, pelas ruas centrais de nossa cidade, relembrando a Via-Crucis e o Encontro Doloroso de Jesus com Maria. No interior do Santuário, acontecerá o encontro das imagens e o sermão, seguindo-se a Liturgia Eucarística e momento de veneração das imagens.
A procissão com a imagem de Nosso Senhor dos Passos sairá da CAPELA DO SENHOR DOS PASSOS. TRAJETO: Praça Galba Veloso, Rua Pinto Coelho, Praça Independência, Rua Teófilo Marinho, Rua Guimarães Sobrinho, Rua Major Manoel Antônio, Praça P.e José Pereira Coelho até o Santuário.
A procissão com a imagem de Nossa Senhora das Dores sairá da CAPELA DO HOSPITAL. TRAJETO: Rua Benedito Valadares, Rua do Cruzeiro, Rua Coronel Domingos, Rua Sacramento, Rua Antônio de Melo, contornando as Praças P.e José Pereira Coelho e Côn. Gabriel Hugo até o Santuário.

 

 

DIA 16 - QUARTA-FEIRA DA SEMANA SANTA

7h- No Santuário, Santa Missa com liturgia do dia.
19h30min- No Santuário, solene Celebração dos Passos da Paixão de N. Senhor Jesus Cristo ao som dos Motetos da Paixão e bênção com a Relíquia do Santo Lenho.
Pedimos que tragam as velas para essa celebração.

 

 

DIA 17 - QUINTA-FEIRA SANTA – 1.º DIA DO TRÍDUO PASCAL 

9h- Na Catedral do Divino Espírito Santo, Igreja Mãe da Diocese, em Divinópolis, Santa Missa do Crisma, com bênção dos Santos Óleos e a renovação das Promessas Sacerdotais do nosso Clero Diocesano.
19h- Na Comunidade de Meireles, Missa da Ceia do Senhor com Cerimônia do Lava-pés.
19h30min- Na Comunidade de Trindade, Missa da Ceia do Senhor com Cerimônia do Lava-pés.
19h30min- No Santuário, Santa Missa da Ceia do Senhor com Cerimônia do Lava-pés com a participação de pessoas representantes de entidades que têm a missão de cuidar para que o Tráfico Humano não aconteça ou seja combatido em nossa sociedade.
Após a missa, transladação do Santíssimo Sacramento para sua Capela, onde acontecerá a Vigília Eucarística. Todos os fiéis estão convidados a passarem um tempo em oração diante do Senhor.

 

 

Dia 18 - SEXTA-FEIRA DA PAIXÃO DO SENHOR – 2.º DIA DO TRÍDUO PASCAL (ao entardecer)
Dia de jejum e abstinência de carne

6h- VIA-SACRA. Concentração de fiéis na Gruta de N. S.ª de Lourdes, Bairro de Lourdes. Saída da caminhada pelas ruas do bairro em direção à imagem do Cristo Redentor do Bairro de Fátima. TRAJETO: Praça Francisco Valadares, Rua João Pinheiro, Rua Três Corações, Rua Juiz de Fora, Rua Pouso Alegre, Rua João Pinheiro até a Rua Diamantina.
15h- No Santuário, solene Ação Litúrgica da Paixão e Morte de N. Senhor Jesus Cristo, com veneração da Santa Cruz e distribuição da Sagrada Comunhão Eucarística.
15h- Na Igreja de S.ta Rita de Cássia, solene Ação Litúrgica da Paixão e Morte de N. Senhor Jesus Cristo, com veneração da Santa Cruz e distribuição da Sagrada Comunhão Eucarística.
19h30min- Defronte ao Santuário, recordação do descendimento do Corpo Sacrossanto de Cristo da Cruz, com Sermão e procissão do Depósito da imagem do Senhor Morto. TRAJETO: Praça P.e José Pereira Coelho, Rua Benedito Valadares, Rua Dr. Higino, Rua Francisco Sales, Rua S. José, Praça Afonso Pena e Praça Côn. Gabriel Hugo. Chegando ao Santuário, veneração das imagens do Senhor Morto e de N. Senhora das Dores.

 

 

DIA 19 - SÁBADO SANTO – 3.º DIA DO TRÍDUO PASCAL 
Na manhã de sábado, as imagens do Senhor Morto e de N. Senhora das Dores estarão expostas à veneração na sala da torre do Santuário (onde funcionava a Livraria e o “Centésimo”).

19h- Na Comunidade de Meireles, Missa da Vigília Pascal.
19h30min- Na Comunidade de Trindade, Missa da Vigília Pascal.
19h30min- Na praça Côn. Gabriel Hugo, defronte a entrada principal do Santuário, início da Vigília Pascal com a bênção do Fogo Novo; preparação do Círio Pascal e procissão da Luz, para o interior do Santuário. Celebração com: Proclamação da Páscoa, Liturgia da Palavra recordando os grandes feitos de Deus na história da Salvação; Liturgia Batismal com renovação das promessas batismais e Liturgia Eucarística.
Após a Missa, procissão da Ressurreição do Senhor, conduzindo o Santíssimo Sacramento. TRAJETO: Em torno das Praças P.e José Pereira Coelho e Côn. Gabriel Hugo. Na chegada da procissão, solene bênção do SS. Sacramento.

 

 

DIA 20 - DOMINGO DE PÁSCOA – 3.º DIA DO TRÍDUO PASCAL

6h30min- No Santuário, exposição do SS. Sacramento.
7h- No Santuário, bênção do SS. Sacramento e Santa Missa de Páscoa.
8h- Na Igreja de S.ta Rita de Cássia, Santa Missa de Páscoa e, após a Celebração, procissão do SS. Sacramento dentro da igreja e bênção.
9h- No Santuário, exposição do SS. Sacramento.
9h30min- No Santuário, bênção do SS. Sacramento e Santa Missa de Páscoa com participação das crianças.
10h45min- No Santuário, solene Celebração do Batismo de crianças, com a água abençoada na Vigília Pascal.
17h- Nas Igrejas de S. Geraldo, S.ta Luzia e S. Sebastião, exposição do SS. Sacramento.
17h30min- Nas Igrejas de S. Geraldo, S.ta Luzia e S. Sebastião, bênção do SS. Sacramento e Santa Missa de Páscoa.
18h30min- No Santuário, exposição do SS. Sacramento.
19h- No Santuário, bênção do SS. Sacramento e Santa Missa de Páscoa.

Notícias Relacionadas

16 jul 14
28 set 17
12 dez 19
13 abr 16

Parceiros