×

Paróquia Nossa Senhora da Piedade - Pará de Minas

Paróquias

Portal Diocesano completa 1 ano no ar

quarta-feira, 16 de julho de 14 às 01:10 | Atualizado às 16:53
Portal Diocesano completa 1 ano no ar

O novo Portal de Comunicação da Diocese de Divinópolis está completando hoje, dia 16/07, um ano que está no ar. Temos a alegria de comunicar que, nesse período, já ultrapassamos a marca dos 500 mil acessos tendo, em média, dois mil acessos por dia. Confira abaixo, de forma mais detalhada:
 

2013
Julho: 19.520 acessos (início do site - 16/07/13)
Agosto: 32.102 acessos
Setembro: 31.552 acessos
Outubro: 30.434 acessos
Novembro:  24.733 acessos
Dezembro: 27.569 acessos

2014
Janeiro: 27.627 acessos
Fevereiro: 60.568 acessos (mês da nomeação do novo bispo)
Março: 47.449 acessos (divulgação e lema do novo bispo)
Abril: 46522 acessos
Maio: 82.123 acessos (mês da posse do novo bispo)
Junho: 58.159
 

Julho: alcançamos os 500.000 acessos (quinhentos mil)

O Portal de Comunicação da Diocese ainda é uma criança, mas uma criança saudável, apesar de ter nascida num momento de transição. A saída do bispo anterior, a reforma do Centro diocesano de Pastoral, as incertezas quanto ao futuro pesaram, sem dúvida, na história do site. A reforma do prédio (que continua) acaba gerando algumas dificuldades. A falta de um espaço adequado, por exemplo, onde se possa fazer uma entrevista sem ruídos, produzir um vídeo com uma qualidade mínima, ter internet com bom funcionamento ou coisas do tipo...

O trabalho com o portal teve início quando Dom José Carlos, naquele tempo, Monsenhor, quis dar uma remodelada no setor de comunicação da Diocese. Aqui não estamos falando das emissoras de rádio que sempre fizeram um bom trabalho de evangelização. Falamos do Jornal Folha da Diocese e do Site, praticamente desativado na época.  Nosso esforço, por enquanto, ficou concentrado no Portal. Um funcionário foi contratado para esse trabalho e passamos a frequentar, semanalmente, a redação. Estabelecemos um calendário de visitas às paróquias. Era necessário fazer um registro de imagens atualizado de todas as capelas das paróquias.  Das  53 paróquias 45 já foram visitadas por nós. Vale dizer que gastamos dois dias ou mais para fotografar as capelas de algumas paróquias. Isso, naturalmente, exigiu esforços e investimentos de nossa parte.  Precisávamos também atualizar os históricos, fotos dos sacerdotes,  endereços, etc. Os padres são sempre transferidos de paróquias ou funções e o site não pode ignorar isso.

O portal foi pensado para abrigar dentro dele os sites das diversas paróquias da Diocese. Com o passar do tempo começamos a gravar vídeos e áudios para garantir maior acessibilidade a quem precisasse da informação.

 

 

Alguém poderia nos perguntar: - Mas, qual seria a utilidade pastoral de tudo isso? – Então vamos elencar algumas utilidades.


• Dar mais informações e visibilidade à Igreja Diocesana;
• Divulgar endereços, contatos das paróquias, bem como horários de missas, atendimentos, batizados, etc;
• Criar um espaço de formação – divulgando textos dos sacerdotes, palestras, e cursos...
• Proporcionar a “cultura do encontro” gerando maior proximidade entre a Igreja e os diocesanos;
• Dar mais agilidade aos trabalhos, divulgando as notícias e planos de pastorais...
• Criar um banco de dados para maior entendimento da realidade diocesana.
• Abrir uma janela de possibilidades para o futuro (Inscrições para Crisma, batizados, etc.)

 

O novo Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil afirma em seu número 189 que:
“A comunidade eclesial é incentivada a fazer-se efetivamente presente na internet, já que grande parte da vida social se desenrola mediada pelas tecnologias digitais, e as redes digitais tornam-se cada vez mais parte do próprio tecido da sociedade”.  “A Igreja é chamada a exercer uma diaconia da cultura também  digital...”

Nosso portal de comunicação está celebrando seu primeiro aniversário sintonizado com o desejo da Igreja: Exercer uma diaconia, um serviço ao Evangelho, usando as redes digitais. Hoje estamos felizes com os resultados mas temos a consciência que estamos apenas começando um trabalho e precisamos da ajuda de todos.
Que venham os próximos anos!

 

Por: Padre Gabriel

 

Na foto em destaque: Tulio Veloso e Ertinho no dia do lançamento do site.

Notícias Relacionadas

02 set 15
28 set 15
03 jun 15
25 nov 16

Parceiros