×

Paróquia Nossa Senhora da Piedade - Pará de Minas

Paróquias

Papa Francisco aceita a renúncia do bispo de Colatina

quarta-feira, 14 de maio de 14 às 08:20 | Atualizado às 13:03
Papa Francisco aceita a renúncia do bispo de Colatina

O papa aceitou, hoje, 14, o pedido de renúncia do bispo de Colatina (ES), dom Décio Sossai Zandonade, em conformidade com o cânon 401, parágrafo 1º do Código de Direito Canônico, que diz: “O bispo diocesano que tiver completado setenta e cinco anos de idade é solicitado a apresentar a renúncia do ofício ao Sumo Pontífice, que, ponderando todas as circunstâncias, tomará providências” (CDC, pág 128).

 

Dom Décio Sossai Zandonade nasceu em Venda Nova do Imigrante, município da região serrana do Espírito Santo, em 2 de dezembro de 1942. Em 1952, entrou para o Seminário Aspirantado Salesiano de Jaciguá, no município de Vargem Alta (ES). Cursou Filosofia e Letras na Faculdade Dom Bosco, em São João Del Rei, e estudou Teologia em Córdoba, Argentina, e no Instituto de Teologia da Universidade Católica (PUC) de Belo Horizonte (MG).

 

Em 11 de dezembro de 1996, dom Décio foi nomeado bispo auxiliar da arquidiocese de Belo Horizonte. Posteriormente, no dia 14 de maio de 2003, João Paulo II o transferiu para a diocese de Colatina onde, em 6 de julho, foi empossado bispo.

 

Atualmente, dom Décio ocupa, ainda, os cargos de coordenador da Comissão para o Serviço da Justiça, da Caridade, da Paz, para a Educação e a Comunicação do Regional Leste II, que abrange os Estados do Espírito Santo e Minas Gerais.

 

Seu lema é “Domine, ut videam” (do latim: "Senhor, que eu veja")

 

 

 

Fonte: CNBB

Notícias Relacionadas

03 out 16
14 jan 14
21 mar 18
06 mai 19

Parceiros