×

Município de Igaratinga acolhe Dom José Carlos em sua 16ª Visita Pastoral

segunda-feira, 18 de dezembro de 17 às 08:40 | Atualizado às 10:32
Município de Igaratinga acolhe Dom José Carlos em sua 16ª Visita Pastoral

Aconteceu, entre os dias 15 e 17 de dezembro, no município de Igaratinga, a 16º Visita Pastoral de Dom José Carlos, na Diocese de Divinópolis. A Paróquia de Santo Antônio está sob o pastoreio do Padre João Batista Gomes.

 

Dom José começou a visitar, pastoralmente, as paróquias no dia 13 de março de 2015, na paróquia de Santo Antônio, em Igarapé (veja aqui). Em Igaratinga, a Visita Pastoral começou às 15h30, da sexta-feira, na casa de um enfermo. Em seguida, o bispo visitou o asilo da cidade. Às 17h30, Dom José Carlos se reuniu com as autoridades civis e militares de Igaratinga. O primeiro dia da visita  encerrou-se com uma reunião com todas as pastorais e movimentos da Paróquia de Santo Antônio.

 

No segundo dia da Visita, sábado, Dom José se reuniu com os catequistas e com todos os conselhos da paróquia e presidiu a Santa Missa, em Antunes.

 

Já, no último dia da Visita Pastoral, domingo, dia 17 de dezembro, Dom José Carlos iniciou o dia presidindo a Celebração Eucarística, na Comunidade de Limas. Ainda, na parte da manhã, a Santa Missa foi celebrada na Comunidade de Torneiros. Em seguida, Dom José se reuniu com os casais do ECC. No final da tarde, por volta das 17h30, o bispo diocesano se encontrou com os adolescentes do EAC. 

 

A Visita Pastoral na Paróquia de Santo Antônio foi encerrada com a Santa Missa, na Matriz da Paróquia.

 

Veja como foram as Visitas Pastorais do Bispo:

  1. Paróquia de Santo Antônio - Igarapé
  2. Paróquia de São Bento - Itapecerica
  3. Paróquia de Sant'Ana - Itaúna
  4. Paróquia de Nossa Senhora da Piedade - Pará de Minas
  5. Paróquia de Nossa Senhora da Saúde - Perdigão
  6. Paróquia do Senhor Bom Jesus - Divinópolis
  7. Paróquia de São Joaquim - São Joaquim de Bicas
  8. Paróquia de São Sebastião - Florestal
  9. Paróquia de São Vicente de Paulo - Divinópolis
  10. Paróquia de São Pedro - Pará de Minas
  11. Paróquia de São Sebastião - Araújos
  12. Paróquia de Nossa Senhora das Dores - Camacho
  13. Paróquia de São Pedro - Divinópolis
  14. Paróquia de Nossa Senhora da Piedade - Itaúna
  15. Paróquia da Sagrada Família - Divinópolis
  16. Paróquia de Santo Antônio - Igaratinga

 

 

O QUE É UMA VISITA PASTORAL

A Visita Pastoral é uma visita oficial do Bispo, com cunho pastoral e jurídico, que se realiza a cada Paróquia de sua Diocese, possivelmente, de cinco em cinco anos. Ela tem como objetivo manifestar a amizade, encontrar pessoas, partilhar a vida, trocar ideias e buscar a mútua ajuda na Diocese. A experiência demonstra que esta é uma das formas de o Bispo manter contatos pessoais com o clero, lideranças e com os outros membros do povo de Deus. É ocasião de reavivar as energias dos operários do Evangelho, louvá-los, encorajá-los e marcar presença. É, também, oportunidade de agradecer e chamar  os fiéis à renovação da própria vida cristã, a uma ação apostólica mais intensa. Com a Visita Pastoral, o Bispo pode avaliar a eficiência das estruturas e dos instrumentos destinados ao serviço pastoral, tomar conhecimento das circunstâncias e dificuldades do trabalho de evangelização. É momento de avaliar como a Paróquia e suas comunidades estão colocando em prática as diretrizes da ação evangelizadora e os compromissos comuns assumidos na Diocese.

 

 

Notícias Relacionadas

18 abr 17
23 dez 14
13 ago 18
22 abr 15

Parceiros