×

Energia solar fotovoltaica é instalada na Paróquia de Nossa Senhora Auxiliadora

sexta-feira, 29 de dezembro de 17 às 11:33 | Atualizado às 14:56
Energia solar fotovoltaica é instalada na Paróquia de Nossa Senhora Auxiliadora

Gostaria de compartilhar com toda Diocese alguns passos que a Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora deu nesse ano de 2017: iniciamos o ano com o desafio de dar mais um passo nas obras do centro pastoral – paradas por falta absoluta de recursos. Conseguimos bater duas lajes (previstas) e chegamos ao final encaminhando a construção do telhado para proteger o que foi feito. Não temos verbas para continuar, nesse momento.

 

Por intermédio de alguns amigos, de Belo Horizonte e de Pará de Minas, conseguimos sonhar um projeto de geração de energia solar. Foram dados muitos passos. O primeiro foi dimensionar o que necessitamos nesse momento nas atividades que acontecem na Matriz (sem o Centro Pastoral); o segundo foi fazer um levantamento das empresas que trabalham com esses projetos (primeiro na cidade de Pará de Minas; depois BH e uma Nacional); terceiro, pedimos a alguns engenheiros para avaliarem o material e as propostas que recebemos; por fim, apresentamos a proposta a Dom José Carlos e Colégio dos Consultores, e recebemos sinal verde para continuar. O Projeto seria financiado por esses amigos.


Desenvolvido o Projeto, com proposta de gerar 104% do que necessitamos de energia, o passo seguinte foi encaminhar aprovação da CEMIG. Em três dias recebemos resposta de aprovação. Executamos o projeto e foi pedido vistoria da CEMIG. A vistoria foi realizada com menos de 24 horas depois de feito o pedido. Vistoriou e trocou em 45 minutos o relógio. Assim, desde o dia 19 próximo passado, durante o dia geramos energia para o consumo interno e a sobra da geração vai para a rede de distribuição da CEMIG. À noite, recebemos energia direta da CEMIG. No final do mês, a diferença entre geração e gastos: se for positiva – ficamos com crédito; se for negativa – pagamos a diferença.


Uma vez que é a CEMIG a proprietária da rede de distribuição e administradora do processo, continuaremos pagando taxa mínima de energia. Com isto tudo, além de energia limpa e ecologicamente correta, nossa usina ainda gera crédito de carbono (outro assunto a ser tratado posteriormente).


A empresa que ganhou o processo de elaboração e execução do projeto é de Pará de Minas –  a CIBER (que tem executado projetos em toda a região de MG). Um de seus proprietários é Ministro Extraordinário da Comunhão Eucarística da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora.


A Paróquia agradece: aos amigos que confiaram que sua doação seria, de fato, investida na geração de energia; ao Dom José Carlos, pelo apoio irrestrito e incentivo para que pudéssemos concretizar algo tão relevante para nossa "casa Mãe" e ao Colégio dos Consultores.

 

Qualquer dúvida ou desejo de aprofundar o assunto, coloco-me a disposição.

 


Frei Juvenil

Notícias Relacionadas

23 jan 15
15 mai 15
27 mai 16
05 set 18

Parceiros