×

Paróquia Nossa Senhora da Piedade - Pará de Minas

Paróquias

Diocese de Divinópolis lança livro Natal em Família 2015

segunda-feira, 23 de novembro de 15 às 10:50 | Atualizado às 10:53
Diocese de Divinópolis lança livro Natal em Família 2015

Foi apresentado e entregue aos padres da Diocese de Divinópolis, na manhã desta terça-feira, 17, durante a reunião mensal do Clero Diocesano, o livro Natal em Família 2015. A capa do livro deste ano foi ilustrada pelo presépio da Paróquia de Sant'Ana, de Itaúna, do ano de 2014. A foto foi escolhida por Dom José Carlos. O livro consiste em convidar a todas as famílias da Diocese a fazer a Novena de Natal, e neste ano com o tema "Deus-Menino: Príncipe da Paz".

 

Abaixo, você confere o texto de apresentação escrito pelo Coordenador Diocesano de Pastoral, Padre Emerson:

 

Amados irmãos e irmãs, Povo de Deus desta tão querida Diocese de Divinópolis,

Saúde, Paz e Bênção a vocês e a todos os que lhes são caros!

Cumprimos o honroso dever de lhes apresentar nossa “Novena de Natal 2015”.


Há muito tempo contamos com uma dedicada equipe de redação, formada por leigos muito zelosos e contando, também, com a preciosa colaboração de Dom Belvino, que todo ano nos oferece este valioso subsídio de preparação para as Solenidades do Ciclo Litúrgico do Natal.


A primeira parte desse importante ciclo de nossa liturgia é chamada de Advento. Nela se insere a “Novena de Natal”.


Advento é espera.  Advento é tempo de preparação para celebrarmos, de modo mais intenso, as festas da Manifestação do Senhor.


O Advento é, pedagogicamente, estruturado em dois momentos: o primeiro, de caráter escatológico, o segundo, de natureza mais histórica.


Os dois primeiros domingos convidam-nos a celebrar a vinda última e gloriosa do Senhor; aquela que ainda aguardamos, na qual Jesus entregará ao Pai toda a criação redimida, constituindo, assim, um Reino Eterno e Universal. Trata-se da vinda escatológica do Senhor.


O segundo e o terceiro domingos levam-nos a contemplar o santo presépio, onde vemos Deus que se revela na fragilidade de uma criança indefesa. É a comemoração da primeira vinda ou vinda histórica de Jesus.


Entre essas duas vindas de Cristo, podemos falar de suas vindas intermediárias. Entre a primeira vinda, no passado, e a última, que aguardamos no futuro, o Senhor sempre vem a nós no tempo que se chama hoje. No presente, Ele nos vem nos Sacramentos, na Sagrada Escritura e nos irmãos. O rosto humano é sempre manifestação da presença de Deus!


Essas três vindas do Filho de Deus estão intimamente unidas entre si. Comemorando sua chegada no passado e experimentando sua constante vinda no presente, lançamos um olhar na direção de sua última e definitiva vinda na glória futura. Desse modo, nossa vida cristã é um contínuo Advento do Senhor.


Em determinada época do ano, no entanto, esse Advento do Cristo é celebrado mais intensamente em nossa liturgia. Nesse período está inserida a “Novena de Natal” que agora, com alegria, apresentamos.


Esse ano, nossa novena está estruturada no molde histórico-escatológico que acima tentamos elucidar. Os primeiros encontros encerram características escatológicas da vinda definitiva do Senhor e os seguintes levam-nos à manjedoura de Belém. Além disso, os nove encontros dessa nossa preparação para o Natal, vem emoldurados pela temática da Paz que norteou nossas reflexões e orações ao longo do ano que agora finda.


Desejamos que essa novena seja oportuna ocasião e eficaz ferramenta de transformação de nosso coração para bem celebrarmos e experimentarmos a revelação de Deus a nós, na pessoa de seu Filho Jesus, o recém-nascido de Belém, o Cristo.


Aproveitamos o ensejo para manifestar nossa gratidão à equipe redatora desse texto. Com afinco e esmero, seus membros gastaram considerável tempo de suas vidas a fim de nos ajudar em uma preparação adequada na espera do Senhor que veio, que vem e que virá. A Deus, por essa equipe, nossas orações.


E, por fim, desejamos um Feliz e Santo Natal aos que desta ferramenta fizerem uso. Que o Pequeno Infante da Gruta de Belém seja para todos nós garantia de melhores dias no tempo presente e sinal de um brilhante porvir.


Forte abraço!


Pe. Emerson Cunha
Coordenador Diocesano de Pastoral

 

 

Você encontra o livro Natal em Família 2015 nas secretarias das paróquias e na Livraria João Paulo II.

 

Notícias Relacionadas

13 jun 16
26 mai 19
16 dez 19
27 set 17

Parceiros