×

Paróquia Nossa Senhora da Piedade - Pará de Minas

Paróquias

Consulta ao Povo de Deus irá acontecer no próximo final de semana, em todas as Igrejas da Diocese

sexta-feira, 06 de novembro de 15 às 09:57 | Atualizado às 10:38
Consulta ao Povo de Deus irá acontecer no próximo final de semana, em todas as Igrejas da Diocese

A abertura oficial da 11ª Assembleia Diocesana de Pastoral acontecerá nos próximos dias 07 e 08 de novembro. Todas as pessoas presentes nas Santas Missas ou nas Celebrações da Palavra, em todas as comunidades da Diocese, participarão da 1ª etapa do processo da Assembleia, respondendo a um questionário chamado “Consulta do Povo de Deus”. Portanto, pedimos a todos os que estiverem em alguma celebração durantes esses dois dias não deixem de responder ao questionário, que dará início aos trabalhos da Assembleia. Após a consulta nas paróquias, acontecerá, em novembro e dezembro, a consulta nas entidades não-eclesiais, como por exemplo, nas associações de bairros, Câmara Municipal, comunidades terapêuticas, Ministério Público, universidades, prefeituras, enfim, vários outros órgãos da sociedade.

 

A Consulta ao Povo de Deus terá um questionário que contém 43 perguntas que são divididas em cinco temas: 

1 - Igreja em Estado Permanente de Missão.

2 - Igreja: Casa de Iniciação à Vida Cristã.

3 - Igreja: Lugar de Animação Bíblica da Vida e da Pastoral.

4 - Igreja: Comunidade de Comunidades.

5 - Igreja a Seviço da Vida Plena para Todos.

 

No vídeo, abaixo, Padre Emerson Cunha, Coordenador Diocesano de Pastoral, fala sobre a abertura da 11ª Assembleia Diocesana de Pastoral:

 

 

Também, em entrevista com a nossa equipe, o Fráter Henrique falou sobre a 11ª Assembleia Diocesana de Pastoral:

 

 

Portanto, se você irá em alguma celebração, em qualquer umas das Igrejas das 53 cidades que compõem a Diocese, você participará dessa Consulta. Leve uma caneta! 

 


Já, em junho e julho de 2016, acontecerá a segunda etapa. Agora, a Etapa Paroquial, onde os Conselhos Pastorais poderão apresentar suas sugestões e acréscimos ou modificações do instrumento de trabalho da Assembleia. E, no mês de setembro do mesmo ano, acontecerá a terceira etapa, a Forânea, onde as Foranias farão o mesmo que os conselhos pastorais fizeram na segunda etapa, apresentando sugestões e modificações no instrumento de trabalho.



A quarta e última etapa acontecerá nos dias 05 e 06 de novembro de 2016. Nesta fase acontecerá a 11ª Assembleia Diocesana de Pastoral. Nesta etapa, os delegados da Assembleia, que serão os padres, leigos, seminaristas, religiosos e o Bispo Diocesano, apreciarão e votarão o texto final da Assembleia, constituindo um plano pastoral para os próximos anos da Diocese de Divinópolis.



Após todo esse trabalho, as equipes articuladoras “repassarão” a formação recebida sobre os textos iluminadores aos conselhos pastorais paroquiais (cada equipe se organizará na forania para essa formação dos Conselhos de Pastorais de cada paróquia).

 

Notícias Relacionadas

11 abr 17
28 nov 19
12 abr 19
14 jul 16

Parceiros