×

Paróquia Nossa Senhora da Piedade - Pará de Minas

Paróquias

Assessor da 11ª Assembleia Diocesana de Pastoral é apresentado ao Clero de Divinópolis

quinta-feira, 19 de maio de 16 às 11:12 | Atualizado às 17:53
Assessor da 11ª Assembleia Diocesana de Pastoral é apresentado ao Clero de Divinópolis

A Diocese de Divinópolis está desde o dia 22 de novembro de 2015, na Festa do Povo de Deus, trabalhando na 11ª Assembleia Diocesana de Pastoral. E para ajudar no bom êxito da assembleia, foi convidado para prestar a assessoria e ajudar o padre Emerson, o Padre João Batista Maroni, da Diocese de Cachoeiro do Itapemirim, no estado do Espírito Santo. Padre Maroni ficou em Divinópolis desde segunda-feira, 16, e ficou até a quinta-feira, 19, onde participou de várias reuniões para dar andamento na Assembleia. 

 

Na terça-feira, durante a reunião mensal do clero, Padre Maroni foi apresentado aos sacerdotes, onde falou das diretrizes da CNBB, e da Assembleia Diocesana de Pastoral. Na quarta-feira ele reuniu com o Padre Emerson e com o Padre Lúcio, onde também tratou das próximas etapas da assembleia. Já na quinta-feira, ele participou da reunião dos Vigário Forâneos. 

 

Padre João Batista Maroni é sacerdote há 32 anos e atualemtne trabalha na Paróquia de Santo Antônio, na cidade de Atílio Vivácqua, e é responsável pela programação da Rádio Diocesana, da Diocese Cachoeiro do Itapemirim:

 

 

Padre João Bastita Maroni fez sua dissertação de Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Teologia do Departamento de Teologia do Centro de Teologia e Ciências com o tema: "Por uma Evangelização Integral: Estudo Teológico Pastoral à luz do Magistério Latino Americano" (CLIQUE AQUI E LEIA NA ÍNTEGRA).

 

Padre Maroni tem uma grande experiência com assembleia diocesana de pastoral. Atualmente, ele presta assessoria para Divinópolis e Colatina - EP.

 

 

A primeira etapa da Assembleia já começou com as leituras dos textos iluminadores do trabalho: Evangelii Gaudium; Estudo 107 CNBB (Sobre a missão dos leigos); Doc. 100 CNBB (Sobre a conversão pastoral da paróquia); DGAE (Diretrizes Gerais sobre a Ação Evangelizadora - 2015-2019).

 

Essa etapa também contou com consultas que aconteceram durantes as celebrações nos dias 07 e 08 de novembro de 2015. Com as respostas foi construído o Instrumento de Trabalho.

 

A segunda etapa do trabalho deverá acontecer nas paróquias. Nesta etapa, cada paróquia, por meio de seu conselho pastoral paroquial, apresentará suas sugestões de acréscimos, supressões ou modificações no instrumento de trabalho. Tais sugestões serão apreciadas pela equipe de redação e acrescidas (ou não!) ao instrumento de trabalho.  A data prevista para essa parte do trabalho será junho e julho deste ano.

 

Segundo o Padre Maroni, o andamento da 11ª Assembleia Diocesana de Pastoral de Divinópolis está muito adiantado, inclusive com o Instrumento de Trabalho pronto:

 

 

 

Padre Maroni acredita que a 11ª Assembleia Diocesana de Pastoral será muito frutuosa: 

 

 

Padre Emerson Cunha espera que está 11ª Assembleia gere um Plano Diocesano de Pastoral:

 

 

Segundo o Padre Maroni, uma assembleia tem uma importância muito grande pois mostra onde a vida diocesana está e até onde se pode chegar: 

 

 

Padre Emerson Cunha conta com a oração de todos para o bom êxito da 11ª Assembleia Diocesana de Pastoral:

 

 

Nos vídeos, abaixo, você confere a abertura e a mensagem de abertura da 11ª Assembleia Diocesana de Pastoral:

 

 

 

 

 

 

POR TÚLIO VELOSO

Notícias Relacionadas

25 jul 17
12 ago 15
06 jul 15
28 fev 20

Parceiros