×

Paróquia Diocese

Paróquias

Retrospectiva Diocesana 2014

quarta-feira, 31 de dezembro de 14 às 10:50 | Atualizado às 10:52
Retrospectiva Diocesana 2014

A diocese de Divinópolis viveu, neste ano de 2014, importantes momentos da construção de sua história. Elevemos a Deus uma prece de agradecimento por fatos tão importantes que marcaram a nossa caminhada Cristã, espiritual e pastoral. Peçamos ao Pai de bondade, que por meio de seu Filho Jesus, pela ação do Espírito Santo, que desça sobre toda a Igreja e, de forma especial,  sobre nossa querida Diocese, as mais copiosas bênçãos do céu.


Vamos, agora, recordar, e guardar no coração, um pouco da nossa trajetória. Que os frutos colhidos nos animem e nos fortaleçam para continuarmos firmes nesta jornada, rumo à Pátria Celestial!

 

Basta clicar nos destaques sublinhados e acessar a notícia na íntegra.

 

 

 

 

O ano de 2014 na Diocese de Divinópolis já começou com uma boa notícia, no dia 07 de janeiro foi divulgada a data da ordenação diaconal do seminarista Philipe Fernandes, que se deu no dia 21 de fevereiro na Igreja de Nossa Senhora Aparecida, em Itaúna, local também que ele foi ordenado sacerdote no dia 29 de agosto.


No dia 24, dia de São Francisco de Sales, padroeiro dos jornalistas, Padre Geraldo Gabriel presidiu a Santa Missa em ação de graças por todos os profissionais da imprensa da região, onde vários veículos de comunicação estiveram presentes na Matriz de Nossa Senhora Auxiliadora, em Pará de Minas. 

 

 

 

 

 

No dia 03 deste mês, foi oficializada a mudança da diretoria da Faculdade de Pará de Minas (FAPAM), que após três anos à frente da instituição, Padre Adriano José de Oliveira deixou o cargo que ocupava para se dedicar aos estudos em Portugal, onde cursa o doutorado em Filosofia da Religião. Quem assumiu o cargo de diretor da FAPAM foi o professor Ruberto Vega.

 

Também no mesmo dia, os seminaristas  que cursam Filosofia e Teologia reiniciaram os estudos nos seminários de Mariana e Belo Horizonte . Já o seminário São José Propedêutico, acolhia na terceira noite do mês, treze novos seminaristas, em uma missa presidida pelo então reitor Padre Everaldo Quirino. 

 

No dia 04, Padre José Carlos, que naquela época era o Administrador Diocesano, assinou várias provisões transferindo vários padres de paróquias e funções.

 

Entre os dias 05 e 11 aconteceu em Aparecida – SP, o 15º Encontro Nacional de Presbíteros, e nossa diocese foi representada pelos padres Edmar Antônio, Carlos Antônio Medeiros e Aldair Custódio.

 

No dia 11, dia de Nossa Senhora de Lourdes, Padre José Carlos recebeu um telefone da Nunciatura Apostólica, perguntando se ele aceitaria ser bispo da Igreja Particular de Divinópolis. Quem iluminou o então Padre José Carlos foi a própria Virgem Maria.

 

No dia 15, Padre João Luiz Moreira assumia como novo Assessor Diocesano da Pastoral Familiar, após muitos anos de trabalho de Padre Moacir Arantes.

 

No dia 16, a Diocese de Divinópolis ganhou quatro novos sacerdotes, em uma cerimônia presidida pelo bispo Emérito, dom José Belvino, no Complexo Esportivo da Universidade de Itaúna, em Itaúna.

 

Na manhã do dia 26 de fevereiro chega a tão esperada boa notícia, o Papa Francisco nomeava Padre José Carlos de Souza Campos como o quinto bispo da Diocese de Divinópolis.  Sem dúvida, essa era a notícia mais aguardada por todos os diocesanos, desde a transferência de dom Tarcisio Nascentes para a Diocese de Duque de Caixas –RJ, em agosto de 2012. Seu primeiro compromisso após a divulgação de sua nomeação foi conceder uma entrevista exclusiva para as rádios oficiais da diocese, as rádio Santa Cruz AM, Divinópolis AM, Stilo FM e Candides FM.

 

Na noite daquele mesmo dia, o então Monsenhor José Carlos presidia a Santa Missa em Ação de Graças pela sua nomeação como bispo de Divinópolis.

 

 

 

 

 

Na manhã do dia 17 de março, Monsenhor José Carlos divulgou seu brasão e lema do seu ministério episcopal: “Com os olhos fitos em Jesus”. 

 

Dia 15, o Setor Juventude acolhia seu novo assessor diocesano, Padre Gedler.

 

No dia 18, o Clero de Divinópolis realizou a Manhã Penitencial, conduzida pelo Padre Phillipe Robert Berger.

 


Atendendo a um pedido do Papa Francisco, no dia 29, a Diocese de Divinópolis promoveu na Matriz de Sant’Ana, em Itaúna, as“24 horas para o Senhor” , um evento para aqueles que desejarem se encontrar com o Jesus e experimentar sua misericórdia  pelo Sacramento da Reconciliação e Adoração Eucarística.

 


As atividades da Pastoral Vocacional se iniciaram no dia 29 de março, com o primeiro encontro vocacional do ano.

 

 

 

 

 

Santa Missa de 1 ano de falecimento de Monsenhor Evaristo lota o Santuário do Senhor Bom Jesus, em Divinópolis, na noite do dia 06

 


No dia 11, a FAPAM empossa a nova diretoria da Confrania Nossa Senhora da Piedade.

 


Uma das celebrações mais importantes da vida diocesana é a Missa da Unidade, e na manhã do dia 17, centenas de fiéis lotaram a Catedral, em Divinópolis,  para celebrar junto com todo o clero de Divinópolis esse dia tão importante.

 


Teve início no dia 30, em Aparecida –SP, a 52ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, e Monsenhor José Carlos esteve presente participando do maior encontro episcopal do país.

 

 

 

 

Aconteceu nos dias 01 a 04, em São Paulo, o II Congresso Latino-americano sobre o Método de Ovulação Billings (MOB), e a Diocese de Divinópolis foi representada por 15 pessoas, membros do Centro de Valorização da Vida (CEVIVA) e da Pastoral Familiar Diocesana.

 


Após algum tempo como sede vacante, a Prelazia de Tefé – AM, recebeu, no dia 14, com muita alegria a nomeação do seu novo bispo prelado, o então Padre Fernando Barbosa dos Santos, que até então era o pároco da Paróquia de Nossa Senhora dos Remédios, em Fortaleza.

 


A cidade de Carmo do Cajuru ficou de luto no dia 19, pois um acidente ocorrido durante a construção da Matriz de Nossa Senhora do Líbano, deixou um morto e um ferido.

 


O mês de maio também foi marcado pela ordenação episcopal de Dom José Carlos, várias equipes de trabalho corriam contra o tempo para deixar tudo pronto para a cerimônia da ordenação e posse do quinto bispo da Diocese de Divinópolis.

 


No dia 25, uma multidão de fiéis, movida pelo desejo de ver de perto o momento histórico para a Diocese, se reuniu dentro e em torno da Catedral para participar da Santa Missa de Ordenação e Posse Canônica de dom José Carlos de Souza Campos.  A ordenação do quinto bispo de Divinópolis foi destaque em vários meios de comunicação do país.

 


A primeira missa presidida pelo novo bispo, dom José Carlos, foi em sua paróquia de origem, a Paróquia de Nossa Senhora da Piedade, em Itaúna, um dia após sua sagração. Onde ele recebeu várias homenagens, inclusive de sua família.

 


Cinco dias após ser sagrado bispo, dom José Carlos celebrou 21 anos de ordenação sacerdotal.

 


Na quinta-feira (29) próxima de sua posse, dom José Carlos já se reuniu com todos os vigários forâneos, no Centro Diocesano de Pastoral, em Divinópolis.

 

 

 

 

O mês de junho, começou com a Assembleia Anual do Conselho Episcopal de Pastoral do Regional Leste 2, da CNBB, em Belo Horizonte. A assembleia começou no dia 03 e se estendeu até o dia 05, e nossa diocese foi representada por dom José Carlos e por Carlos Roberto, o então Coordenador Diocesano de Pastoral.

 


Também em junho, aconteceram vários eventos para celebrar os noventa anos da presença franciscana na Diocese de Divinópolis. E no dia 11, o Santuário de Santo Antônio, em Divinópolis, recebeu o bispo diocesano para presidir a Santa Missa em Ação de Graças pelos noventa anos de evangelização franciscana na diocese.

 


Em pouco menos de um mês após ser ordenado bispo e ter tomado posse na Diocese de Divinópolis, dom José Carlos já começou a moldar a estrutura pastoral e administrativa da Diocese. No domingo do dia 15, durante o o 24º dia da CEB’s, que aconteceu em Divinópolis, dom José Carlos anunciou o novo Vigário Geral da Diocese de Divinópolis, Padre Paulo Sérgio. E no dia 17, com a ajuda do clero, dom José Carlos escolheu o novo Coordenador Diocesano de Pastoral, Padre Emerson Cunha.

 


Na missa de Corpus Chisti, dia 19,  que reuniu todas as paróquias da cidade de Divinópolis, no Santuário de Nossa Senhora Aparecida, no bairro Bom Pastor, Padre Paulo Sérgio assumiu, oficialmente, como Vigário Geral da Diocese de Divinópolis. 

 


No dia 22, aconteceu no Centro Diocesano de Pastoral, em Divinópolis, o Encontro Diocesano de Catequistas de Crisma. Encontro organização pela Comissão Bíblica – Catequética, que é coordenada pelo Padre Lúcio.

 

 

 

No dia 04 de julho, dom José Carlos visitou a ACCCOM e o Hospital do Câncer, em Divinópolis. Onde ele visitou todos os quartos e deu uma palavra amiga para os pacientes e familiares que lá estavam.

 


Nomeadas por Dom José Carlos e confirmadas pelo Supremo Tribunal do Vaticano, mais duas Juízas, com Direito de Voto no Tribunal Eclesiástico da Diocese de Divinópolis. São elas, Dra. Thaís Helena dos Anjos e Dra. Gilda Antônia Bernardes de Faria. Ambas já eram advogadas e Juízas Auditoras do mesmo tribunal que foram nomeadas para a nova função. E no dia 04, às 11 horas, elas tomaram posse na nova missão em uma missa presidida pelo Vigário Judicial e Presidente do Tribunal Eclesiástico da Diocese de Divinópolis, Padre Vicente Ferreira Lima, na Capela do Centro Diocesano de Pastoral.

 


No dia 16, o novo Portal de Notícias da Diocese de Divinópolis completou 1 ano. E no mesmo mês, o portal completou a marca de 500 mil acessos.  No mesmo dia, na reunião mensal do clero diocesano, os padres refletiram sobre a Pastoral Familiar e a Comunicação na Igreja.

 


Já é tradição um importante trabalho missionário que os seminaristas da Diocese de Divinópolis realizam durante as férias. E no dia 22, dom José Carlos presidiu a missa de envio para a Semana Missionária de 2014. Os seminaristas foram para três paróquias da Diocese, são elas: São Sebastião de Leandro Ferreira; São Sebastião, de Itatiaiuçu; e São José, de São José da Varginha. 

 


Com o título “Anjos de Paz! (... Sacerdotes e Religiosos(as)...)” e com arte de  Irmã Estela Maria de Santa Teresa, OCD, o bispo emérito de Divinópolis, dom José Belvino do Nascimento, publicou o livro, em julho de 2014, com diversas de suas homilias de ordenações sacerdotais e pregações para religiosos e religiosas.

 

O mês de julho também se deu início da coluna do Padre Guilherme, a coluna Evangelho de Domingo, onde ele escreve semanalmente o comentário do Evangelho do domingo.

 

 

 

 

Após ficar dois anos desativado o Conselho Diocesano de Pastoral (CDP), retornou suas atividades no dia 02 de agosto. A retomada das atividades se deu com um reunião realizada no Centro Diocesano de Pastoral. 

 


Na manhã do dia 07 de agosto o bispo dom José Carlos de Souza Campos, Pe. Paulo Sérgio Diniz (vigário geral) e Pe. Emerson José da Cunha (Coordenador Diocesano de Pastoral) se reuniram, na Capela do Centro Diocesano de Pastoral, para fazer um momento de oração com os com os funcionários da Mitra Diocesana.

 


Do dia 11 a 15 de agosto Dom José Carlos e mais onze bispos estiveram reunidos na Sede da CNBB, em Brasília, para fazer o Curso para Novos Bispos, promovido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. 

 


Setenta e cinco dos oitenta e sete padres da Diocese de Divinópolis participaram do retiro anual, que foi realizado na Casa de Retiros São José, em Belo Horizonte, entre os dias 25 a 29. O encontro teve duração de quatro dias e foi criado para oferecer um momento de descanso aos sacerdotes e, ao mesmo tempo, reaproximá-los de Deus, através da oração. Presidindo o encontro pela primeira vez, o bispo Dom José Carlos Campos define esse momento como de grande importância para os padres que devem ser felizes como um homem que se realiza e vive a vida em favor de Deus na pessoa do próximo. 

 

 

 

 

140 novos bispos do mundo inteiro, nomeados entre 2013 e primeiro semestre de 2014, participaram de encontro, promovido pela Congregação do Bispos, no Vaticano. A reunião teve início no dia 9 e encerrou-se na quinta-feira, 18 de setembro. No último dia do curso, dom José Carlos foi recebido pelo Papa Francisco.

 


Dom Fernando Barbosa dos Santos foi recebido, com festa, no aeroporto de Tefé - AM, no sábado, dia 20 de setembro. O bispo aterrizou no aeroporto de Tefé, às 9h, acompanhado por vários bispos do Regional Norte 1: Dom Sérgio Eduardo Castriani, arcebispo de Manaus, Dom Marcos Marian Piatek, bispo de Coari, Dom Alcimar Guimarães, bispo do Alto Solimões e o bispo coadjutor recém nomeado para a diocese do Alto Solimões, Monsenhor Adolfo Zon Pereira, Dom Edson Damian, bispo de Roraima e Dom Eloi, bispo de Borba. Quem também esteve presente foi Dom José Carlos, bispo de Divinópolis, Igreja Irmã de Tefé. E, no domingo, 21 de setembro, às 19h30, milhares de pessoas estiveram presentes na Catedral de Santa Teresa para a missa campal de posse do novo bispo da Prelazia de Tefé, Dom Fernando Barbosa dos Santos. A missa contou com a presença de dezenas de bispos, incluindo Dom José Carlos, autoridades de Tefé, amigos e familiares de Dom Fernando Barbosa.

 


O bispo dom José Carlos de Souza Campos presidiu, na manhã do dia 26 de setembro, na Capela São José, no Centro Diocesano de Pastoral, em Divinópolis – MG, a Santa Missa em Ação de Graças pelos Quatorze Anos de serviços prestados à diocese, pelo ex-Coordenador Diocesano de Pastoral, Carlos Roberto de Souza.

 


Com ajuda de Pe. Johan Konings, professor, escritor e biblista de Belo Horizonte, o Clero de Divinópolis reuniu-se no dia 30 para refletir sobre o Evangelho de São Mateus. O livro de São Mateus é o primeiro na ordem dos Evangelhos, embora não tenha sido o primeiro a ser escrito. Ele tem sua grande importância por trabalhar certas questões próprias do tempo de Mateus como, por exemplo, o conflito com o judaísmo. Segundo o conferencista, Mateus apresenta Jesus e o grupo de seus seguidores como o verdadeiro Israel. A palestra de Pe. Konings, providencialmente, coincidiu com o dia de São Jerônimo, que escreveu a “Vulgata” – “Bíblia para o povo”, traduzindo os originais gregos para o latim.

 

 

 

Na primeira quarta-feira do mês de outubro, dia primeiro, Dom José Carlos recebeu, no Centro Diocesano de Pastoral, em Divinópolis, um grupo de, aproximadamente, 30 pessoas, representando vários organismos da sociedade, para discutir a situação do rio Itapecerica e, um dos encaminhamentos da reunião, foi um possível encontro com o prefeito de Divinópolis, Vladimir de Faria Azevedo, para que algumas coisas fossem esclarecidas. ( )

 


Na noite do dia 15 aconteceu a missa de ação de graças pelos aniversários das Rádios Santa Cruz AM e Stilo FM. A Rádio Santa Cruz completou 35 anos e a Rádio Stilo, 12.

 


No dia 19 de outubro, o Setor Juventude da Diocese de Divinópolis, em comunhão com a Igreja Católica de todo país, comemorou o Dia Nacional da Juventude (DNJ). Este ano, o evento trouxe como tema: "Eis o que diz o Senhor: Praticai o direito e a justiça, e livrai o orpimido das mãos do opressor". A programação começou às 8h, com a concentração na praça Benedito Valadares, no Centro de Divinópolis.
Após muito louvor, coordenado pelo Assessor Diocesano do Setor Juventude, Padre Gedler, os integrantes das mais diversas expressões juvenis se encaminharam para a Igreja de Nossa Senhora da Guia, no bairro Vila Belo Horizonte, onde o bispo diocesano, dom José Carlos, esperava os jovens para presidir a Santa Missa. Concelebraram com  dom José Carlos o Padre Gedler, Padre Marcelo Francisco, Padre Carlos Henrique Alves e o Padre Cassimiro.

 


O Centro de Evangelização Dom João Hipólito de Moraes, em Cachoeira Paulista –SP, foi pequeno para abrigar a felicidade, o entusiasmo, a emoção e a gratidão dos nove diáconos da Comunidade Canção Nova, que receberam, na tarde do dia 19, o sacramento da ordem, pela imposição das mãos do Bispo da Diocese de Lorena (SP), Dom João Inácio Müller, na sede da comunidade em Cachoeira Paulista (SP). Dentre os ordenados, estava um jovem itaunense, o Padre Fábio Camargos.

 


Na manhã do dia 21, Dom Mauro Morelli, Presidente do  Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais – CONSEA /MG, visitou Dom José Carlos e falou para o Clero durante sua reunião mensal. Dom Mauro é Bispo Emérito de Duque de Caxias. Desde 1993 começou com o trabalho de combate à fome e a desnutrição com cerca de 40 mil crianças, na Baixada Fluminense, RJ. Isso fez com que ele fosse convidado para trabalhar no Comitê de Nutrição da Organização das Nações Unidas – ONU. Hoje ele é um Agente Público, não remunerado, e presta um grande serviço ao Estado de Minas Gerais. 

 


O atual administrador paroquial da paróquia São Sebastião, em Juatuba, padre Aldair Custódio, foi eleito no dia 21, o novo Representante dos Presbíteros da Diocese de Divinópolis. A votação aconteceu na reunião do clero do mês de outubro.

 

No dia 22, dom José Carlos fez o maior número de transferências e nomeações de uma só vez na história da diocese, no total de 32.

 


Dom José Carlos, bispo da Diocese de Divinópolis, realizou no dia 27, sua primeira visita, após sua eleição episcopal, aos seminaristas que cursam filosofia na Arquidiocese de Mariana. Na noite desta segunda, o bispo presidiu a santa Eucaristia na capela do seminário e, em seguida, teve um momento de partilha e convivência com os seminaristas. Esteve presente também Pe. Everaldo Quirino, reitor do Seminário Propedêutico de nossa diocese.

 

 

 

 

A Pastoral do Menor do Regional Leste 2, da CNBB, que é composto pelos estados de Minas Gerais e Espírito Santo, realiza, a cada quatro meses, uma reunião com o seu conselho para analisar se a pastoral está cumprindo as metas propostas, e para tratar diversos assuntos, de acordo com a realidade. E, na manhã  do dia 06, começou, no Centro Diocesano de Pastoral, em Divinópolis, a última reunião do Conselho da Pastoral do Menor do Regional Leste 2.

 


Dentro das atividades dos 15 anos da Comunidade Católica Sacramento de Amor, foi realizado no dia 10, no Ginásio Poliesportivo de Divinópolis, o "Futsal Beneficente Amor e Paz", para arercadar alimentos para o Natal com Amor. As doações arrecadadas são distribuidas pela comunidade na forma de cestas básicas para as famílias carentes de Divinópolis, no final do ano.  O jogo foi entre o time dos Padres da Diocese de Divinópolis contra o time Sacramor. ( )

 


Com o tema “Presença Viva de Leigos e Leigas animando as comunidades”, o Regional Leste 2 (Minas Gerais e Espírito Santo) da Conferencia Nacional do Bispos do Brasil realiza, nos dias 11 a 13 de novembro, na Casa de Retiros São José, em Belo Horizonte(MG),  a Assembleia Regional de Pastoral.
Cerca de 180 pessoas, entre (arce)bispos, coordenadores de pastoral, representantes de presbíteros, leigos(as), lideranças e coordenações de pastorais, movimentos e organismos participam da Assembleia, que tem como objetivo  refletir sobre a caminhada e presença do laicato nas (arqui)dioceses do Regional Leste 2. A Diocese de Divinópolis se faz presente através do bispo diocesano, dom José Carlos, do bispo emérito, dom José Belvino, do Coordenador Diocesano de Pastoral, Padre Emerson Cunha, do Representante dos Presbíteros, Padre Edmar, e do Secretário Executivo de Pastoral, Ramon Silva Campos. 

 


O novo Portal de Comunicação da Diocese de Divinópolis fez um ano de funcionamento no dia 16 de julho de 2014. Naquela data, o site havia registrado 500 mil acessos! Pelo jeito, teremos mais motivos para comemorar no segundo aniversário pois, apenas no último mês de outubro, o site registrou quase cem mil acessos (91.232). Em média, o site teve em torno de três mil acessos por dia. Uma das páginas mais visitadas foi a que registra os Atos da Cúria. Nessa página noticiam-se as transferências de padres e outros atos oficiais da Cúria Diocesana. Em setembro, tivemos 52. 690 acessos o que corresponde uma média de 2000 mil acessos por dia. 

 

No dia 19 o seminarista Marcelo Geraldo de Oliveira, 35 anos, foi comunicado pelo Padre Daniel, reitor do Seminário Maior de Teologia São José, que sua Ordenação Diaconal já está com data marcada. A data, que foi escolhida juntamtente com o bispo diocesano, dom José Carlos, será no dia 7 de fevereiro, às 9 horas, na Catedral do Divino Espírito Santo, em Divinópolis.

 


Na manhã do dia 18, no Centro Diocesano de Pastoral, os padres da Diocese de Divinópolis refletiram sobre o tema da redução da idade penal, além de discutir outros assuntos que estão relacionados com o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente). A exposição do tema foi realizada por Anderson Alves Costa - Diretor do Grupo Educação, Ética e Cidadania e membro da Comissão que está executando a Campanha pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Divinópolis. 

 


No dia 20, dom José Carlos assinou mais duas provisões transferindo padres de suas paróquias. 

 


Aconteceu, nos dias 21 e 22 de novembro, no Auditório São José, no Centro Diocesano de Pastoral, em Divinópolis, o 9º Encontro de Estudo do Código de Direito Canônino, promovido pelo Tribunal Eclesiástico da Diocese de Divinópolis. No nono encontro foi abordado o tema "Consentimento Matrimonial", e teve como palestrante o Cônego Carlos Antônio da Silva, Doutor em Direito Canônico e Vigário Judicial e Presidente do Tribunal Interdiocesano da Arquidiocese de Aparecida - SP. 

 


No dia 23 de novembro, término do ano litúrgico, a Igreja Católica comemora a “Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo” e junto com ela, a cada ano, o Dia Nacional dos Cristãos Leigos e Leigas. E, pela primeira vez, a Diocese de Divinópolis preparou uma festa para celebrar o dia dos leigos. A celebração  foi voltada para os participantes dos Conselhos Pastorais das cinquenta e três paróquias da diocese.

 


Num clima de confraternização e comunhão fraterna aconteceu, no dia 30 de novembro o Encontro Anual das Famílias realizado pelo Seminário Maior de Teologia e Filosofia São José, em Belo Horizonte.

 

 

 

 

No dia primeiro de dezembro Dom José Carlos presidiu missa na novena de Nossa Senhora da Conceição, na Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia, em Salvador.

 


No sábado 06 de dezembro, Pe. Gabriel publicou mais um livro. Trata-se do "Abridor de Trilhas". Esse é seu quinto livro. Para publicá-lo Pe. Gabriel contou com a ajuda de Déia Miranda e do ilustrador Michel Filipe.  Na noite de lançamento vendeu mais de cem livros. Muita gente compareceu para prestigiar o padre e participar da deliciosa praça de alimentação organizada pela Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, em Pará de Minas. 

 


Fé em Nossa Senhora da Conceição leva milhares de pessoas ao Santuário de Conceição do Pará, no dia 08 de dezembro. Segundo estimativa dos organizadores, cerca de 40 mil romeiros de várias cidades da região, inclusive Belo Horizonte, participaram da festa. 

 


Na manhã da terça-feira do dia 09, o clero diocesano se reuniu para uma celebração eucarística e confraternização de final de ano. As festividades aconteceram na Paróquia São Bento, em Itapecerica, e contou com a presença dos bispos eméritos: Dom Sebastião Roque (Dom Zicó) e Dom Hugo, além do Arcebispo de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, e nosso bispo, Dom José Carlos, que presidiu a celebração eucarística. A missa foi também na intenção dos 60 de padre de Dom Zicó e dos 15 anos de bispo de Dom Gil, que agradeceram a oportunidade de celebrarem essas datas com o nosso clero. Após a celebração, o clero se dirigiu para o Hotel Fazenda Palestina, onde aconteceu um bingo e foi servido um delicioso almoço.

 


Após quatro dias internado o Hospital Santa Lúcia, em Divinópolis, dom José Belvino, bispo Emérito da Diocese de Divinópolis, recebeu alta, no dia 17, por volta de 10h30. Segundo o Padre Carlos Henrique, Vigário da Forania do Divino Espírito Santo, o médico que acompanhou o bispo durante esses dias  recomendou-lhe a manutenção do repouso.
Dom José Belvino foi hospitalizado após sofrer uma crise séptica, enquanto presidia a Santa Missa, no santuário Diocesano de Nossa Senhora da Conceição, em Conceição do Pará, na noite da sexta-feira, 12 de dezembro. De lá, foi conduzido para a Santa Casa de Pitangui e, logo em seguida, transferido para Divinópolis. 

 


Aconteceu, na Matriz de Sant’ana, de Itaúna, na manhã do dia 13 de dezembro, às nove horas, uma Santa Missa no chamado Rito Tridentino ou Rito de São Pio V. A mesma foi oficiada pelo Padre Adriano Bolognani, vigário paroquial de Sant’ana. (0   )

 


Uma confraternização de encerramento das atividades de 2014 envolvendo as três casas de formação  –  Propedêutico, Filosofia e Teologia – marcou a manhã  do dia 16, na Diocese de Divinópolis. A turma reuniu-se, às 09h, no Centro Diocesano de Pastoral, em Divinópolis, onde fez uma oração e, depois de um cafezinho, seguiu para o local da confraternização, um sítio próximo a Divinópolis.

 


A Câmara Municipal de Carmo do Cajuru - MG, homenageou o bispo dom José Carlos, entregando-lhe o título de Cidadão Honorário do município. A sessão solene foi realizada no dia 19, na Câmara Municipal. O título foi entregue em reconhecimento à relevante contribuição do ilustre cidadão às causas religiosas e sociais no município e na Diocese. 

 


Dom José Carlos celebrou na noite do dia 24 de dezembro a Missa da Vigília de Natal na Catedral do Divino Espírito Santo, em Divinópolis. A celebração foi concelebrada pelo pároco da paróquia, Padre Geraldo Maia.

 

 

 

 

Por Túlio Veloso

Revisão: Padre Jair

 

 

Notícias Relacionadas

26 jul 17
25 out 15
09 fev 15
09 mai 19

Parceiros