×

Reinado em Leandro Ferreira: 'Fé que canta e dança'

quinta-feira, 27 de outubro de 16 às 10:02 | Atualizado às 11:34
Reinado em Leandro Ferreira: 'Fé que canta e dança'

O mês de outubro, na Paróquia São Sebastião, de Leandro Ferreira, é tempo de grande júbilo com a Festa de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito. Não há registro exato de quando teve início, mas, conforme relatos dos moradores mais antigos, é uma tradição que vem de muitos anos. Padre Libério, inclusive, muito incentivava esses festejos.

As comemorações deste ano tiveram início no dia 08, com a Missa de abertura, com cerimônia de levantamento de mastros e bandeiras. Como novidade, tivemos duas procissões levando as novas imagens, de Santa Efigênia e de São Benedito, que foram adquiridas para o acervo sacro da Paróquia. Ao final da Missa, tivemos bênção e entronização das duas novas imagens.


Entre os dias 14 e 22 foi celebrada a novena preparatória, com a presença de padres visitantes: Pe. Edvaldo, de Conceição do Pará, Pe. Hermínio, de Onça do Pitangui, Pe. Hedvan, de Perdigão, Pe. Washington Batista, de Pedra do Indaiá, Pe. João Luiz Galvão, de Nova Serrana, Pe. José Raimundo, de Carmo do Cajuru, Pe. Adriano Bolognani, de Pará de Minas e Padre Marcos Antônio, de Nova Serrana.


Chamada popularmente de “Festa do Reinado”, essa solenidade é, hoje, reconhecida na Igreja pela preservação das diversas cores, ritmos e movimentos, através dos quais folclore, cultura e tradição se unem à fé dos devotos e festeiros de Nossa Senhora do Rosário. É costume dos festeiros o gesto fraterno da oferta de lanches e almoço aos congadeiros locais e visitantes, como forma de agradecimento por muitas graças alcançadas pela intercessão da Mãe de Jesus.


No domingo, dia 23, acorreram para nossa cidade muitos grupos que enriqueceram nossa festa e prestaram sua devoção aos três santos homenageados: Nossa Senhora do Rosário, São Benedito e Santa Efigênia. As três Missas do dia foram celebradas por nosso administrador paroquial, Padre Guilherme. Às 8h e às 10h, em acolhida aos romeiros de Padre Libério. E às 16h, a Missa Conga, com participação de todos os grupos da cidade e visitantes, que conduziram os cantos e louvores durante a celebração. Em seguida, solene procissão com presença do Trono Coroado (Reis Congos, Reis Pretos e Reis Perpétuos). As Guardas desfilaram e apresentaram suas danças pelas ruas de Leandro Ferreira. A estimativa é que passaram por nossa cidade cerca de 10 mil pessoas, entre congadeiros, romeiros e devotos, que aproveitaram a oportunidade para também visitar o túmulo de Padre Libério.


A festa terminou na segunda, dia 24, com Missa e cerimônia de descida dos mastros e bandeiras. Padre Guilherme agradeceu a todos que colaboraram e ressaltou a importância da conservação de nossas tradições religiosas populares.

 

 

Fotos: Claudinei Libério e Ana Rodrigues

Texto: Claudinei Libério e Mara Gomes

Notícias Relacionadas

31 dez 14
31 jul 16
27 ago 14
14 fev 19

Parceiros