×

Paróquia Diocese

Paróquias

Pe. Amarildo participa de Congresso de ética na Colômbia

segunda-feira, 30 de maio de 16 às 09:00 | Atualizado às 09:18
Pe. Amarildo participa de Congresso de ética na Colômbia

Pe. Amarildo José de Melo viajou para Bogotá, no início da semana, para participar de um Congresso de ética teológica. Ele não enviou-nos maiores detalhes do evento. No entanto, fez um breve relatório do que aconteceu no dia de ontem, 27/05, para o nosso portal.  Segue, abaixo, o seu relato:

 

Nosso primeiro dia do congresso de ética teológica, em Bogotá, foi marcado por duas reflexões muito profundas sobre a necessária adaptação da ética teológica católica ao momento novo trazido pelo advento de Bergoglio como Papa Francisco.  Dois grandes desafios: participação e esperança.  Inês Miller nos ajudou com muito brilho a refletir sobre estes desafios, com sua experiência como mulher, esposa, mãe e vovó, médica e mais recentemente como doutora em teologia moral.  Uma vida e uma experiência que nenhum outro teólogo eticista possui. Além desta experiência vivencial e profissional, uma capacidade comunicativa que encanta.  Ela ajudou-nos a vencer o medo e o desânimo para vivermos, com mais ousadia e fidelidade, a nossa missão como teólogos eticistas. Apresentou-nos algumas sugestões a partir do Concílio Vaticano II e o ministério pontifício de Francisco.

 

1. Num mundo de falantes,  aprendermos a ser ouvintes;


2. Distinguir o essencial da fé e sua explicação;


3. Vencer uma antropologia dualista que nos distância da verdade sobre Deus e a pessoa humana;


4. Necessidade de um aprofundamento da teologia da criação,  ressaltando, além da fragilidade do ser humano, a bondade que lhe é própria por graça de Deus;


5. Recorrer à graça como dom oferecido a todos; vencer o rigorismo pela lógica de Jesus;


6. Sustentar o fundamento ético que é Jesus Cristo e o seu Reino e mais nada;


7. Não permitir que as leis se tornem mais importantes que as pessoas reais;


8. Não separar a teoria das práticas.  Temos construído belas teorias que não se concretizam;


9. Respeitar sempre a autonomia da consciência e a liberdade da pessoa;


10.  Assumir a tarefa do diálogo sem preconceitos.


11. Assumir a tarefa de viver e divulgar uma ética da misericórdia e da compaixão;


12. A tarefa de nos apoiarmos e sustentar-nos como teólogos eticistas católicos latinos americanos para não perdermos nossa tarefa eclesial e social.

 

Um objetivo geral do encontro é tentarmos vencer a consciência individualista para trabalharmos entre nós e na formação de comunidades uma consciência social baseada nos valores evangélicos, que faça frente à mentalidade fascista que cresce na Europa,  Estados Unidos e também no Brasil. Este crescimento desta mentalidade intolerante e radical é algo que nos responsabiliza como cristãos e teólogos eticistas cristãos.


Padre Amarildo é professor de Teologia Moral e Pároco da Paróquia São Joaquim, em São Joaquim de Bicas. Sua participação nesse congresso trará muitos benefícios para seu trabalho pastoral e para toda a Diocese. Voltaremos a noticiar mais esse fato, assim que ele nos enviar as informações.

Notícias Relacionadas

27 abr 16
10 mar 19
15 jan 14
11 fev 15

Parceiros