×

Paróquia Diocese

Paróquias

Pastoral da Juventude promove 1º Encontro de Formação, em 2017

quarta-feira, 07 de junho de 17 às 07:00 | Atualizado às 14:50
Pastoral da Juventude promove 1º Encontro de Formação, em 2017

Aconteceu, no último final de semana – dias 02, 03 e 04 de junho – o primeiro Encontro de Formação para os grupos de base da Pastoral da Juventude. O encontro, que ocorreu no Centro Franciscano de Formação e Cultura, em Divinópolis, teve como objetivo propiciar aos jovens a vivência da mística e espiritualidade da pastoral, durante todo o final de semana, além de promover, é claro, a convivência e a partilha das realidades de cada um dos grupos. Participaram, ao todo, do encontro cerca de 80 jovens entre cursistas e equipe dirigente.

 

O encontro


Os jovens chegaram no local do encontro entre 18h e 19h da sexta-feira. Após o jantar e a apresentação, os cursistas foram divididos em três grupos rotativos para participarem de oficinas que abordaram diferentes dimensões da pessoa de Jesus. O dia foi encerrado com uma adoração ao Santíssimo Sacramento.
No sábado, o dia começou bem cedo, as 07h, com a reza do Ofício da Juventude, no jardim. Depois do café da manhã, os jovens participaram de uma roda de conversa sobre espiritualidade e puderam realizar algumas partilhas. Em seguida, ainda, pela manhã, participaram de algumas oficinas também sobre a espiritualidade, agora na dimensão do eu, do outro e de Deus.


A parte da tarde do sábado, teve como eixo norteador o seguinte tema: “Uma espiritualidade de pés no chão: nossas raízes”. Partindo de uma perspectiva histórico-social da América Latina. A conversa foi direcionada à realidade brasileira e foi finalizada com o surgimento da Pastoral da Juventude no Brasil e como ela se adentrou a essa realidade. Depois, jovens se reuniram em grupos para discussão e partilha.


Um dos ápices do encontro foi a celebração da missa da Vigília de Pentecostes. Com a espiritualidade da pastoral, o padre assessor, Marcelo Francisco, ressaltou em suas falas a importância de encontros como aquele que oferecem às bases oportunidade de se formarem,ainda mais, enquanto Pastoral da Juventude. Ainda, no sábado, os jovens participaram da Noite Cultural, que teve temática junina e foi um momento de convivência e descontração.


O domingo, último dia do encontro, pela manhã, foi trabalhado com os jovens a questão dos conflitos na vida e como esse aspecto esteve presente na missão de Jesus. Por último, os jovens foram postos defronte à história de pessoas que a PJ adota como referência e motivação para a caminhada da juventude, como por exemplo, Oscar Romero, Irmã Dorothy, Chico Mendes, Margarida Alves, dentre outros. O momento foi ilustrado com estandartes com a foto de cada um deles.


O encontro foi finalizado com um almoço, com o agradecimento da coordenação e do padre Marcelo Francisco. A alegria estava estampada nos rostos da juventude pela oportunidade da vivência desse momento.

 

 

Por Gustavo César dos Santos

Notícias Relacionadas

12 abr 19
27 out 14
22 ago 17
05 ago 21

Parceiros