Na última quarta-feira, dia 04 de fevereiro, na Igreja Matriz de Sant’ana, em Itaúna, à noite, aconteceu uma Solene Eucaristia Festiva, em comemoração aos 25 anos de Sacerdócio dos padres Nilo Caetano Pinto e José Geraldo Flores.
Com a Igreja lotada de fiéis, dom José Carlos de Souza Campos, bispo de Divinópolis, presidiu a Santa Missa, que contou também com as presenças de Dom Célio de Oliveira Goulart, bispo de São João del Rei e do estimado Dom José Belvino do Nascimento, bispo Emérito de Divinópolis. Vários padres da Diocese de Divinópolis também estiveram presentes para concelebrar com o bispo de Divinópolis, são eles: padre Carlos Henrique, padre Rodrigo Botelho, padre Valmir, padre Aldair, padre Everaldo, padre Gilmar, padre Edilson, padre Francisco Cota, padre Guilherme e padre Leonardo.
Dom José Carlos, em sua rica homilia, destacou algumas virtudes e traços da personalidade de Pe. Nilo e Pe. Zezinho; assinalando que, apesar das fragilidades humanas, contamos diuturnamente com a Graça de Deus – para aqueles que se abrem à mesma.
O Pe. Nilo, é muitíssimo conhecido e admirado em Itaúna; tendo sido professor de Educação Física da Escola Estadual de Itaúna durante muitos anos. Trata-se de um homem modelar em sua vivência cristã; tanto como o esposo que foi, como pai, avô, professor e hoje padre da Santa Igreja. Dom José Carlos destacou a vida de intensa oração do Pe. Nilo, que é muito procurado, inclusive pelos colegas do Clero, como orientador e conselheiro espiritual. Já o Pe. Zezinho, que é o Pároco de Nossa Senhora da Piedade, do bairro da Piedade, marcou sua vida sacerdotal, além de outros méritos, pela vida missionária, desenvolvida durante dez anos, nos EUA e na Inglaterra.
Os jubilandos, Pe. Nilo e Pe. Zezinho receberam os cumprimentos de inúmeros sacerdotes que se fizeram presentes na grande solenidade e também de centenas de fiéis , que participaram também de um saboroso e farto café colonial, servido defronte à Matriz de Sant’ana.
Em tempos de carência dos verdadeiros valores cristãos na Sociedade, a celebração católica manifestou de público e de forma eloquente a esperança e a necessidade de pessoas gradas e boa vontade, que levem a Palavra de Deus a todos os corações!
Feliz Itaúna por contar com a presença e o trabalho apostólico de homens como nossos Pe. Nilo e Pe. Zezinho.
Texto Luiz Mascarenhas
Fotos: Cristina Santos