A Igreja Católica celebra, em agosto, o mês vocacional, mas na Diocese de Divinópolis o florescer das vocações, sobretudo as religiosas, tem ocorrido nesse início de ano.
Nessas últimas semanas nossa região ganhou quatro padres, um diácono e um bispo, que é o Monsenhor José Carlos Souza, escolhido pelo Papa Francisco, dentro do próprio clero diocesano.
O número de sacerdotes tende a crescer nos próximos oito anos, porque os seminários da Diocese estão com quinze jovens cursando Filosofia e nove na Teologia.
O primeiro ano de formação, chamado Propedêutico, também tem registrado números animadores. E segundo avaliação do reitor Everaldo Quirino Ferreira, casa cheia é sinal de um bom trabalho pastoral desenvolvido nas paróquias:
Padre Everaldo constata que os vocacionados estão procurando o seminário, cada vez mais cedo, mas nenhum candidato ao sacerdócio ingressa sem passar pelo processo vocacional.
O Seminário São José funciona em Itaúna, na Avenida JK, nº 65, próximo ao Clube Tropical. O telefone é o (37) 3241-2473.