×

Paróquia Diocese

Paróquias

Empresa de mineração pode causar danos ambientais irreversíveis em Itatiaiuçu

sexta-feira, 27 de setembro de 13 às 21:02 | Atualizado às 15:11
Empresa de mineração pode causar danos ambientais irreversíveis em Itatiaiuçu

Realizado no úlimo domingo (dia 22), um movimento popular com o apoio da Igreja católica e de várias ONGs da região centro-oeste de Minas Gerais, para impedir que uma mineradora  possa instalar uma barragem para depósitos de rejeitos de mineração, num lugar considerado um verdadeiro santuário ecológico, no local conhecido como Cachoeira dos Pintos, na comunidade de Ponta da Serra, município de Itatiaiuçu.

Segundo Helbert Ângelo Marques, presidente da Associação dos Moradores de Ponta da Serra, a empresa comprou vários terrenos na comunidade, chegando mesmo a derrubar várias casas e atingir uma área de 1.120 hectares, para construção da barragem. Preocupada com a situação ambiental, principalmente por haver naquele local uma cachoeira, que já foi tombada como patrimônio histórico da comunidade, a Associação Comunitária fez uma denúncia junto ao Ministério Público, conseguindo reduzir a área a ser ocupada para cerca de 600 hectares.

Uma missa campal (Missa da Primavera), presidida por Frei Pedro Assis, com a participação de Frater Henrique e Padre João, foi celebrada na manhã deste domingo, reunindo muitas pessoas da região que também abraçam a causa.

A reportagem das rádios Santa Cruz e Stilo FM esteve presente e cobriu todo o evento. Acompanhe algumas reportagens, fotos e vídeos feitos pelo repórter Fernando Cezar.

Notícias Relacionadas

12 abr 17
26 abr 17
02 jun 14
01 mai 16

Parceiros