×

Paróquia Diocese

Paróquias

Dom José Carlos prega no RENASEM 2016, em Governador Valadares

quinta-feira, 14 de julho de 16 às 11:00 | Atualizado às 14:27
Dom José Carlos prega no RENASEM 2016, em Governador Valadares

Entre os dias 11 a 15 de julho, seminaristas e padres de várias dioceses do estado de Minas Gerais, estiveram em Governador Valadares para participarem do RENASEM 2016 (Retiro Nacional de Seminaristas).



A Santa Missa de Abertura do RENASEM da Misericórdia aconteceu na Catedral de Governador Valadares, às 19h30, presidida pelo bispo diocesano, Dom Félix.



Em preparação para o Retiro, seminaristas da coordenação estadual do Ministério, estiveram reunidos em Conselheiro Pena, entre os dias 08 e 10 de julho, sob a direção espiritual do pregador Padre Jefferson Veronês – Diocese de Itabira/Coronel Fabriciano. Tiveram a oportunidade de serem fortalecidos pelas pregações, adoração, orações, partilhas e pela celebração da misericórdia, recebendo o Sacramento da Confissão.



Para Rafael Lopes, coordenador da Arquidiocese de Diamantina, “foi uma experiência de oração intensa e vivificante, que nos fez buscar ainda mais o Espírito Santo de uma forma profunda e não superficial. Reflexões belíssimas que nos conduziram e nos orientaram para a vivência da oração e da partilha. Momentos também de reabastecimento de nossa espiritualidade que nos fortalecem rumo ao sacerdócio e também para motivarmos nossos irmãos a viverem uma experiência genuína do Espírito Santo!”



Fábio Machado, seminarista de Governador Valadares, Diocese que acolhe o RENASEM, afirma que “Organizar um retiro dessa magnitude é uma responsabilidade sem precedentes. O desafio maior é proporcionar um profundo encontro de Jesus com os seminaristas. Isso só e possível com muito amor envolvido e foi o que experimentamos no retiro da coordenação: uma experiência de pentecostes e misericórdia”.



“O RENASEM renova a chama da minha vocação e me faz ouvir a voz do bom pastor que me chama. Desta maneira sei que devo espalhar a alegria e a misericórdia em minha vida e na de todos, ao meu redor. Nas palavras de Santa Edith Stein que resumo esse retiro: ‘Não sei pra onde estou indo, só sei que é Cristo que está me conduzindo’ ” testemunha Rafael Damasceno, coordenador da Comissão de Liturgia.



Um dos pregadores do retiro foi o bispo de Divinópolis, Dom José Carlos. Padre João Batista, da Comunidade Magnificat, também pregou no retiro.

Notícias Relacionadas

11 mar 14
29 jun 14
14 ago 19
02 fev 18

Parceiros