Dom José Carlos nomeou o novo Ecônomo da Diocese de Divinópolis, Padre Carlos Henrique Alves. Padre Carlos assumiu o cargo de responsável pelo Economato no primeiro dia do mês de março.
Até o dia 28 de fevereiro o cargo de ecônomo era ocupado pelo Padre Geraldo Maia, Pároco da Paróquia do Divino Espírito Santo, que durante muitos anos trabalhou, intensamente, para desempenhar bem o seu papel.
Segundo o Código de Direito Canônico, o Ecônomo é constituído para administrar os bens da Diocese, cuja função está prevista no Cânone 494, que tem o seguinte teor:
Para muitos, o papel do ecônomo é pouco conhecido, e o Padre Carlos Henrique explica melhor essa importante função na vida da Igreja Particular:
Padre Carlos sugeriu ao bispo que fosse constituído uma equipe para o auxiliar nos trabalhos do Economato, e que ele gostaria que os padres Pedro Gondim e Francisco Cota, devido às suas experiências administrativas, o ajude durante sua nova missão:
Padre Carlos se reuniu na segunda-feira (02) com o Padre Maia para se inteirar do trabalho no Economato. Na terça-feira (03), ele se reuniu com dom José Carlos e com os padres Pedro Gondim e Francisco Cota para traçarem metas e definirem alguns pontos. Na quarta-feira (04) o novo Ecônomo se reuniu com a equipe da Livraria João Paulo II para entender o processo de funcionamento da mesma e com o Alessandro Viegas, colaborador do Economato. O Economato Diocesano ainda conta com a ajuda dos colaboradores Elian de Cássia, Augusto Santos e Eustáquio Cristóvão.
A Diocese de Divinópolis tem demandas grandes, no ponto de vista estrutural, a reforma do Centro Pastoral que está em andamento, a reforma do Seminário Maior de Teologia, em Belo Horizonte. E a vida pastoral da diocese também é muito intensa, o que necessita um grande gasto financeiro.
Padre Carlos Henrique é Pároco da Paróquia do Senhor Bom Jesus, em Divinópolis, Vigário da Forania do Divino Espírito Santo e Cerimôniário Diocesano.
Por Túlio Veloso