×

Paróquia Diocese

Paróquias

Diocese de Divinópolis instala Comissão de Arquitetura

quinta-feira, 03 de setembro de 15 às 01:00 | Atualizado às 09:27
Diocese de Divinópolis instala Comissão de Arquitetura

No dia 03 de agosto de 2015, em sua residência, Dom José Carlos se reuniu com alguns arquitetos e engenheiros convidando-os para compor a Comissão Diocesana de Arquitetura. Esta comissão tem por tarefa auxiliar o Colégio de Consultores na avaliação de projetos de construções e reformas de qualquer espécie em toda a diocese.


E entre os dias 18 a 22 de agosto, os membros da Comissão já participaram do 10º Encontro Nacional de Arquitetura e Arte Sacra promovido pela CNBB, na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas), em Belo Horizonte. 

O evento teve como tema os 50 anos da Constituição Conciliar Sacrosanctum Concilium, sobre a sagrada liturgia. Na ocasião, serão debatidos os avanços e as perspectivas do documento com vistas ao crescimento do cuidado e da qualidade nos espaços celebrativos. A formação tornou possível o aprofundamento dos temas relacionados à arquitetura, liturgia e arte, além de auxiliar na difusão do interesse e da aplicação de conhecimentos em projetos, adaptações e construções de espaços de celebrações.

 

De acordo com o assessor do Setor Espaço Litúrgico da Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia da CNBB, padre Marcelo Molinero, é necessário um “retorno ao eixo da fé, Jesus Cristo, pelo Mistério Pascal, que determina a forma de pensar e organizar o espaço celebrativo”. A formação vai ao encontro da realidade da sociedade contemporânea em que há a experiência da “perda do sagrado”. Muitas pessoas envolvidas na organização do espaço litúrgico acreditam que tudo é permitido nos locais de culto litúrgico, segundo Molinero. “Estes espaços, em sua maioria, não são reveladores do Mistério, simbólicos, simples e inculturados, portanto, inadequados à liturgia”, afirma.

 

O conferencista principal do 10º Encontro Nacional de Arquitetura e Arte Sacra foi o padre Francisco Taborda. O evento ainda contou com Mesa Redonda, Oficina de Restauro e visitas a igrejas de Belo Horizonte e Sabará (MG).

 

 

 

Notícias Relacionadas

13 out 16
14 ago 18
21 mar 19
06 fev 17

Parceiros