×

Paróquia Diocese

Paróquias

Diocese de Divinópolis celebra o Jubileu de Diamante Sacerdotal de Dom José Belvino

segunda-feira, 05 de dezembro de 16 às 10:50 | Atualizado às 18:06
Diocese de Divinópolis celebra o Jubileu de Diamante Sacerdotal de Dom José Belvino

A Diocese de Divinópolis está em festa!  O Bispo Emérito, Dom José Belvino, celebrou, no último dia 02 de dezembro, o Jubileu de Diamante Sacerdotal.

 

José Belvino do Nascimento é natural de Marcês, região da Zona da Mata, onde viveu por pouco tempo, cerca de um ano. Mudou-se com a família para Rio Espera-MG; cidade em que morou Antônio Francisco Lisboa, o "Aleijadinho" escultor, entalhador e arquiteto mineiro da arte barroca, considerado o maior escultor do período barroco.



Em Rio Espera, José Belvino passou a infância num ambiente repleto de amor e carinho. Sua família, muito católica e religiosa, teve papel fundamental em sua vocação. Bem cedo ingressou no Seminário, logo após cursar a escola primária.



Uma nova etapa na vida de José, que deixa o conforto do lar, o carinho dos pais, para dedicar sua vida a Deus. Uma escolha que, sem dúvida nenhuma, iria transformar a vida daquela criança humilde da pequena cidade de Mercês.



A vida no seminário serviu para confirmar, ainda mais, o desejo de se tornar padre; e o tempo tratou de lapidar aquele diamante bruto, é claro, com a ação do Espírito Santo. No dia 02 de dezembro de 1956, na Catedral de Mariana, José Belvino é ordenado Padre.

 

Naquele tempo não havia ordenação nas paróquias, somente nas Catedrais, e devido à longa distância de Rio Espera a Mariana, só os familiares mais próximos puderam participar da festa. Padre José Belvino só pôde celebrar com o povo e o restante dos familiares, no dia 05 de dezembro de 1956, em Rio Espera, três dias depois de sua ordenação, com grande festa preparada pelos fiéis.



"Foi uma alegria para todo mundo, uma grande festa! A gente não esquece nunca, é muita emoção. É mundo novo, a gente fica até 'meio bobo' porque não esperava, não tinha muita esperança de conseguir vencer, e vencemos", afirma, hoje Dom José.

 

Daí, em diante, Padre José Belvino passou a viver, intensamente, os ensinamentos de Cristo, a propagar o amor fraterno, a promover a partilha na comunidade como verdadeiro mensageiro da Boa Nova. José fez a opção pelos mais desfavorecidos e buscou, através do sacerdócio, alimentar a fé na presença  viva de Jesus na Eucaristia.

 

E, para celebrar esses 60 anos de ministério presbiteral de dom José Belvino, acontecerão várias celebrações em ação de graças. A primeira celebração aconteceu no dia 02 de dezembro, na Catedral de Divinópolis, e foi presidida pelo próprio Belvino e concelebrada pelos bispos dom José Carlos, bispo de Divinópolis; dom Tarcisio Nascentes, bispo de Duque de Caxias - RJ; Dom Moacir Arantes, bispo auxiliar de Goiânia - GO;  dom Barroso, bispo emérito de Oliveira e pelos padres Luis Carlos Amorim, Geraldo Maia, Aldair Custódio, Gilmar Pinheiro, João Luiz Moreira, Bento Borges, Lúcio Camargos, Marcelo Geraldo, Everaldo, Breno, Adelmo Sérgio, Pedro Gondim, Júlio Antônio, João Batista Gomes, Carlos Henrique, Reginaldo Martins, Washington Valério, Almir Lopes, Rodrigo Vieira e pelo Frei Adriano.

 

Em sua homilia, Dom José Belvino contou vários casos de seu ministério presbiteral; assista: 

 

 

Em entrevista, Dom Tarcisio Nascentes, atual bispo de Duque de Caxias - RJ, e quarto bispo de Divinópolis, disse que está muito feliz em poder celebrar o Jubileu de Diamante Sacerdotal de Dom José Belvino: 

 

 

 

Dom Moacir Arantes, bispo auxiliar de Goiânia - GO, disse que sua alegria é fruto da sua gratidão pelo sacerdócio de Dom José Belvino, pois ele cresceu na sombra do ministério de Dom Belvino: 

 

 

Após a celebração, Dom José Belvino concedeu uma entrevista para a nossa equipe; confira: 

 

 

 

 

A próxima celebração jubilar será no dia 08 de dezembro, às 10 horas, no Santuário Diocesano de Nossa Senhora da Conceição, em Conceição do Pará. Clique aqui e confira toda a programação.

 

 

POR TÚLIO VELOSO

Notícias Relacionadas

21 jan 15
08 jan 16
25 ago 16
17 dez 15

Parceiros