Movidos pela devoção, dezenas de fiéis participaram, na segunda-feira, 14 de setembro, da tradicional festa da Exaltação da Santa Cruz, que já virou tradição no Morro de Santa Cruz, em Pará de Minas. As comemorações começaram com um tríduo, que teve início na sexta-feira e, no dia da festa, aconteceu uma procissão saindo às 18 horas da Igreja de Nossa Senhora Aparecida, na vila de Nossa Senhora Aparecida, em direção ao Morro de Santa Cruz.
A capela estava toda enfeitada. Padre Sebastião de Faria Ramos, pároco da Matriz de Nossa Senhora Auxiliadora, fez uma bonita celebração, ressaltando a importância da cruz em nossa vida, pois várias vezes ao dia fazemos o sinal da cruz. Todos nós passamos por momentos difíceis, ou seja, "carregamos as nossas cruzes" mas com a fé em Deus, teremos forças para vencermos os obstáculos.
O Cristão pode olhar para a cruz e ver só o sofrimento, mas devemos lembrar que Cristo ressuscitou e vive no meio de nós. Padre Sebastião ficou muito feliz com a participação da comunidade e agradeceu as pessoas que tornaram possível a realização da festa. Após a celebração da missa, foi servido um delicioso arroz colorido e um caldo de feijão, que agradou muito ao público presente.
Não faltou, também, pipoca para a criançada. Tudo servido com muita fartura e carinho, graças às pessoas que doaram os ingredientes e os moradores do morro que colocaram a mão na massa, liderados pelo leigo, Francisco de Assis Rodrigues, que acompanha a história da comunidade e sempre busca maneiras de melhorar a vida dos moradores do local.