×

Paróquia Diocese

Paróquias

Coleta da Solidariedade 2021

sexta-feira, 11 de junho de 21 às 09:00 | Atualizado às 13:43
Coleta da Solidariedade 2021

No próximo final de semana, dias 12 e 13 de junho, acontecerá, em todas as celebrações, a Coleta da Solidariedade 2021 na Diocese de Divinópolis. 

 

A Coleta da Solidariedade é parte integrante da Campanha da Fraternidade, mas devido a Pandemia, neste ano não aconteceu no Domingo de Ramos, como de costume.


  
É um gesto concreto de fraternidade, partilha e solidariedade, feito em âmbito nacional, em todas as comunidades cristãs, paróquias e dioceses.  O gesto fraterno da oferta tem um caráter de conversão quaresmal, condição para que advenha um novo tempo marcado pelo amor e pela valorização da vida”.

 

É bom ressaltar que é uma coleta. Portanto, não é imposto, nem taxa, nem pagamento. Estes se caracterizam pela obrigatoriedade. A coleta tem a marca da doação. O discernimento sobre o dar e quanto dar recai sobre a consciência do doador. É ele que decidirá sobre a causa e os destinatários da coleta. 

 

Do total arrecadado pela Coleta da Solidariedade, a Diocese deve enviar 40% ao Fundo Nacional de Solidariedade (FNS), gerido pela CNBB. A outra parte 60% permanece nas Dioceses para atender projetos locais, que serão indicados por cada paróquia onde aplicar os recursos arrecados lá.

 

Devido à Pandemia do COVID-19, não tivemos, no Domingo de Ramos do ano passado, a Coleta da Fraternidade conforme o costume. Ela aconteceu em outro momento e o total arrecadado de R$ 14.000,00, atendendo a um pedido da CNBB, foi totalmente ofertado em favor da Campanha “SOS Moçambique: Cabo Delgado quer paz!”. A nossa oferta, juntamente com a de todas as outras Dioceses do Brasil, chegaram à província de Cabo Delgado e se transformou em ajuda para milhares de famílias que fugiram de suas aldeias em busca de abrigo e comida, e que são assistidas pela Cáritas Diocesana de Pemba.

 

Mas em 2019, o Fundo Diocesano de Solidariedade contemplou 12 instituições. Aqui em nosso site você pode conhecer um pouco mais dessas instituições.

 

Notícias Relacionadas

30 jul 18
06 fev 19
27 nov 19
09 ago 20

Parceiros