×

Paróquia Diocese

Paróquias

Colaboradores da Cúria Diocesana homenageiam Padre Carlos Henrique por todo o serviço prestado à frente do Economato Diocesano

quinta-feira, 22 de agosto de 19 às 13:18 | Atualizado às 13:31
Colaboradores da Cúria Diocesana homenageiam Padre Carlos Henrique por todo o serviço prestado à frente do Economato Diocesano

Desde o dia 28 de fevereiro de 2015, sucedendo o Padre Maia, o Padre Carlos Henrique esteve à frente do Economato Diocesano e da Livraria João Paulo II. De lá para cá, com a ajuda do Conselho Econômico e dos colaboradores do Economato, inúmeras melhorias foram realizadas na parte administrativa de toda a Diocese de Divinópolis.

 

Segundo o Código de Direito Canônico, o Ecônomo é constituído para administrar os bens da Diocese, cuja função está prevista no Cânone 494, que tem o seguinte teor:

 

• Cân. 494 § 1. Em cada diocese, seja nomeado pelo Bispo, ouvidos o colégio dos consultores e o conselho econômico, um ecônomo que seja realmente perito em economia e insigne por sua probidade.
• § 2. O ecônomo seja nomeado por um quinquênio, mas, passado esse tempo, pode ser nomeado para outros quinquênios; durante o encargo, não seja destituído, a não ser por causa grave, a juízo do Bispo, depois de ouvidos o colégio dos consultores e o conselho econômico.
• § 3. Compete ao ecônomo, de acordo com o modo determinado pelo conselho econômico, administrar os bens da diocese sob a autoridade do Bispo e com as receitas da diocese fazer as despesas ordenadas legitimamente pelo Bispo ou por outros por ele designados.
• § 4. No fim do ano, o ecônomo deve prestar contas das receitas e despesas ao conselho econômico.

 

No dia 3 de julho, deste ano de 2019, foi anunciado, aqui, no Portal Diocesano de Notícias (veja aqui), que a Diocese de Divinópolis enviaria o Padre Carlos para um curso de doutorado, em Roma. E, no dia 13 de agosto, foi anunciada a nova equipe do Economato Diocesano, que será composta pelo Padre Moacir Tavares, que será o novo ecônomo, e pelos padres Lúcio Camargos e Juvenil Batista, ambos ecônomos auxiliares. (clique aqui e conheça a nova equipe)

 

Padre Carlos Henrique embarca para Roma no próximo dia 26 de agosto. E, na manhã desta quinta-feira, 22 de agosto, para despedir dele, os colaboradores dos setores da Cúria Diocesana prestaram uma  significativa homenagem. E, logo em seguida, participaram de almoço de confraternização.


 
Algumas pessoas tomaram a palavra e agradeceram ao padre Carlos por tudo que ele fez à frente dessa missão.

 

No vídeo, abaixo, Dom José Carlos também agradeceu ao Padre Carlos Henrique pelo novo perfil que ele deu ao Economato Diocesano; assista:

 

 

Padre Moacir Tavares, novo Ecônomo Diocesano, também, agradeceu ao Padre Carlos Henrique por todo o trabalho e dedicação que ele realizou à frente do Economato:
 

POR TÚLIO VELOSO

Notícias Relacionadas

03 abr 15
10 nov 15
15 set 17
19 jun 20

Parceiros