Com alegria e fé, dia 15 de maio, iniciou-se a novena e as festividades em honra ao Divino Espírito Santo, o Doce Hóspede da Alma. Fiéis da Catedral Diocesana começaram a se preparar, mais intensamente, para a Festa de Pentecostes, às 18h30, com a bênção solene da bandeira do Divino e procissão. O cortejo saiu da Igreja do Rosário rumo à Catedral, seguido por grande número de fiéis devotos.
Chegando à Catedral, padre Geraldo Maia dirigiu orações da Novena e celebrou a Santa Missa. Enfatizou que o Espírito Santo é realizador da obra de conversão nos corações dos homens e mulheres de todos os tempos e que é tarefa Dele conformar-nos à imagem de Cristo. Que os frutos do Espírito Santo são resultados da presença de Deus na vida do Cristão, assim sendo, em cada dia da novena será refletido um desses frutos e será entregue uma lembrancinha para todos os participantes.
Cada devoto deverá levá-la para casa e, unidos em oração, como ensina a Igreja, com plena confiança, rezar com os familiares, pedindo dons e frutos: Enviai o Vosso Espírito e tudo será criado, e renovareis a face da Terra!
O fruto do Espírito refletido nesse dia foi o Amor. “Que o fogo abrasador, aceso em nós, nos faça novas criaturas, capazes de apreciar os benefícios do Amor de Deus em nossas vidas e auxilio para correspondê-Lo, fielmente.”
Ao final da celebração, a Bandeira do Divino foi elevada, pelas mãos do casal mordomo, Dalvo e Maria, ao som do mais tradicional congado mineiro e das animadas barraquinhas.
CLIQUE AQUI para conferir a programação.
Por Maria Teresa Fernandes