×

Paróquia Diocese

Paróquias

Carta aberta do Setor Juventude a toda família Diocesana e, em especial, aos Jovens

sexta-feira, 21 de julho de 17 às 00:30 | Atualizado às 20:26
Carta aberta do Setor Juventude a toda família Diocesana e, em especial, aos Jovens

Gostaríamos de fazer chegar ao conhecimento de todos que, em 2018, o Papa Francisco irá realizar a 15ª Assembleia Geral Ordinária do Sínodo com o tema: “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”. Este Sínodo está informalmente sendo também chamado de “O Sínodo da Juventude”.  Para a sua realização, a Secretaria Geral do Sínodo dos Bispos sobre a juventude divulgou um questionário na internet dirigido aos jovens para escutar a todos, mesmo ‘‘os mais distantes da Igreja”. Neste sentido, foi divulgado, em janeiro de 2017, um Documento preparatório para o Sínodo ( Documento Preparatório para a XV Assembleia Geral Ordinário do Sínodo dos Bispos, edições CNBB ), Nele está disponível um questionário que todas as paróquias devem receber para avaliar a proposta apresentada pelo papa e comentar sobre suas expectativas e vida. Este mesmo documento, após um trabalho de redação  no Ultimo Encontro do Regional Leste II para Referenciais da Juventude, está sendo disponibilizado na forma de Síntese para aqueles que desejarem um  aprofundamento sobre os temas relacionados no questionário, que você pode ler  AQUI.


Para a divulgação do questionário estao sendo disponibilizados, ao final deste post, memes que poderão ser reproduzidos nos grupos e outras mídias. Também estará sendo disponibilizado, AQUI o Questionário revisado que poderá ser impresso e distribuído aos jovens e, em seguida, após preenchido, entregue aos Vigários Forâneos ou para o Centro Diocesano de Pastoral, até o dia 31 de julho.

 

Mais recentemente, no ultimo dia 14 de Junho, foi divulgado pela Secretaria Geral do Sínodo dos Bispos sobre a Juventude, um website destinado à preparação do Sínodo. Esta plataforma na internet deve promover uma ampla participação de todos os jovens. “Com o website, os jovens receberão informações e vão poder também interagir no caminho da preparação para o Sínodo”. “Isto será possível, entre outras modalidades, através de um outro questionário online que se encontrará no site,"  “As respostas deste último questionário, que será disponibilizado na internet, serão consideradas pela consulta que a Secretaria Geral do Sínodo está fazendo em toda a Igreja, no mundo inteiro”.

 


Neste intuito convidamos a todos os agentes, pastorais e grupos ligados ao trabalho com a Juventude a se empenharem na divulgação e na cuidadosa coleta  das respostas dos jovens, afim de encaminhá-las ao Papa, que já o encorajou a tal gesto quando dizia aos jovens “não tenham medo de escutar o Espírito que vos sugere escolhas ousadas”..

 

 

Portanto, convocamos todos as expressões de Juventude diocesanas.

 


1) Leitura e reprodução do texto síntese, individual ou em grupo.

 


2) Que cada expressão Juvenil reproduza o Questionário entre os jovens de seus grupos. As respostas poderão ser do grupo, ou se parecer oportunas, poderão ser também individuais, a fim de coletarmos o máximo de respostas possíveis.

 


3) Este questionário, oportunamente, deverá ser reproduzido e encaminhado também a jovens que não estão ou não fazem parte da realidade da Igreja, “mesmo os mais distantes da Igreja”.

 


4) Todas as Expressões juvenis deverão recolher os questionários e enviá-los para suas respectivas coordenações (diocesanas, forâneas, ou  outras) até o dia 02 de julho.

 

5) O prazo para conclusão da pesquisa, através do questionário nas paróquias e através do website será até dia 29 de julho.

Notícias Relacionadas

27 out 19
24 mai 14
18 fev 19
06 mar 17

Parceiros