×

Nossa Senhora me ampara e Jesus me carrega...

quinta-feira, 30 de julho de 15 às 14:39 | Atualizado às 20:00
Nossa Senhora me ampara e Jesus me carrega...

A frase que entitula essa notícia saiu da boca de Sr. Geraldo Machado, Presidente da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário, da Cidade de Perdigão. Ela bem que poderia iniciar uma das tantas músicas, ricamente entoadas pelos congadeiros em suas festas.  Sr. Geraldo acompanha o Congado há 50 anos! Começou nesse caminho com apenas dez aninhos. Viu muita “água passar debaixo da ponte”, e nem tudo foi maravilha. No passado, a Irmandade não tinha sede própria e ainda andava devendo. Hoje o grupo é formado por 56 componentes. Somente na festa desse ano de 2015 os custos deverão ultrapassar 40 mil reais. Isso não é difícil para quem é amparado por Nossa Senhora e carregado por Jesus... Veja, abaixo, a programação da festa:


Programação do sábado, dia 01 de agosto:


08h: Concentração das Guardas na Capela Nossa Senhora do Rosário
11h: Almoço servido pelos festeiros
16h: Procissão com início na Capela do Rosário, em direção à Matriz Nossa Senhora da Saúde.
18h: Jantar servido pelos festeiros
A Festa do Reinado, em Perdigão, não é apenas festa cultural. É festa religiosa mesmo, como afirma Sr. Geraldo. O tríduo preparatório aconteceu nos dias 27, 28 e 29 de julho. Durante o tríduo a missa foi celebrada  às 19h, na Capelinha de Nossa Senhora do Rosário.

A festa maior deverá ocorrer no domingo, dia 02 de agosto. Confira abaixo:

05h: Alvorada com as congadas pelas avenidas da Cidade.
06h: Recepção e credenciamento das Guardas visitantes. Café da manhã servido pelos festeiros.
11h: Almoço servido pelos festeiros.
14h: Junção das coroas.
15h: Missa na Praça do Rosário, com a presença de todas as guardas. Em seguida, procissão em direção à Matriz Nossa Senhora da Saúde.
18h: Jantar oferecido pelos festeiros.

Na segunda-feira:

08h: Concentração das Guardas na Capela Nossa Senhora do Rosário
11h: Almoço servido pelos festeiros
16h: Procissão com início na Igreja Matriz Nossa Senhora da Saúde em direção à Capela Nossa Senhora do Rosário. Em seguida, Santa Missa, homenagens, descimento das bandeiras e queima de fogos.
Sr. Geraldo disse que um dos momentos mais importantes na história da Irmandade foi a construção do salão  nos fundos da Capela Nossa Senhora do Rosário. Na época da construção,  a turma teve que arranjar 132 mil reais! Foi uma luta que valeu a pena. Hoje, o salão é fundamental para a realização das festas. Quem quiser mais informações sobre a Festa pode ligar para o número: (37)9116-3520 ou 3287-1367. Ouça, abaixo, a entrevista que Sr. Geraldo concedeu à nossa reportagem:

Uma das marcas dos congadeiros é a força da tradição. A maioria deles acompanha o congado (ou reinado) desde a infância. Esse é o caso do Sr. Antônio José dos Santos, Rei da Irmandade. Desde criança acompanhou seu pai na realização das festas. Nesse ano, tem motivos para acompanhar ainda com mais devoção. Seu pai faleceu recentemente (26 de março) e o deixou com essa incumbência: levar adiante a devoção a Nossa Senhora do Rosário. Ele só lamenta que existam apenas quatro guardas na Cidade. Perdigão possui uma Guarda de Moçambique, uma de Vilões e duas Guardas de Valsa. Essas últimas são dançantes e enfeitam a festa.  Emocionado, ele conversou conosco:

Rosa Maria Camila é Rainha da Coroa Grande, um cargo importante dentro da organização. Por isso, ela se empenha muito para o bom êxito da Festa. Sabe que não é fácil organizar uma festa para receber cerca de 10 mil visitantes (esse é o número esperado). Mas, confia em Deus e não  perde o ânimo. Agradece a todos que ajudam na realização da festa.  Os custos são altos. O recurso é obtido pelo aluguel das barracas, patrocínio de empresas e ajuda da Prefeitura Municipal. Rosa faz questão de agradecer a Deus e a todos que ajudam a manter essa cultura tão importante para a região:

Notícias Relacionadas

19 nov 18
30 mai 19
01 out 15
03 out 17

Parceiros