×

Paróquia São Sebastião - Nova Serrana

Paróquias

II Seminário do Setor Casos Especiais discute realidade de casais em segunda união

segunda-feira, 02 de setembro de 13 às 16:19 | Atualizado às 11:59
II Seminário do Setor Casos Especiais discute realidade de casais em segunda união

O regional Nordeste 2, da Pastoral Familiar, promoveu o II Seminário do setor Casos Especiais, em Recife (PE). O evento ocorreu nos dias 30 e 31 de agosto. Na ocasião, foi discutida a situação pastoral dos casais em segunda união na Igreja. O II Seminário do Setor Casos Especiais, promovido pela coordenadora Márcia Calado e toda a comissão regional, contou com a presença de representantes de 11 dioceses do Regional Nordeste 2 que, na oportunidade, puderam compartilhar das atividades realizadas em cada diocese.

 

O seminário foi aberto pelo arcebispo de Recife, dom Antonio Fernando Saburido, que acolheu e motivou os agentes a “continuarem com firmeza e coragem a formação e o trabalho pastoral com os casais em segunda união”.

 

Logo após a oração suplicante ao Espírito Santo, houve a primeira conferência, feita pelo assessor nacional da Comissão para a Vida e a Família, padre Wladimir Porreca, acerca dos casos especiais à luz dos documentos da Igreja. “Os representantes trouxeram as angústias e esperanças dos bispos, padres, diáconos e religiosos que encontram na Família um grande recurso para promover o os valores humanos e cristãos”, revela.

 

Ainda de acordo com o assessor, durante o seminário foi entregue aos representantes da Pastoral Familiar das dioceses um questionário. “Objetivo era averiguar o que existia de concreto nas dioceses acerca das ações evangelizadoras realizadas pelo Setor Casos Especiais e, em especial, pelas famílias em Segunda União nas dioceses representadas, além das ações concretas do que poderia ser feito”, explicou.

 

Ao final, os participantes apresentaram em plenário as ações que serão desenvolvidas na Pastoral Familiar com os casais em segunda união. Um compromisso assumido foi o de iniciar, com a bênção do pároco, os trabalhos com casais em segunda união com pequenos grupos formados de dois, três ou mais casais.

 

Nos eventos próprios do calendário da Pastoral Familiar, os casais em segunda união foram convidados a se inserirem. “A ideia é ampliar, reforçar e promover os encontros de formação, de lazer, de convivência, de exercícios espirituais, de troca de experiências e outros na temática da Pastoral Familiar dos casais em segunda união”, disse padre Wladimir Porreca.

 

 

 

Fonte: CNBB

Notícias Relacionadas

28 abr 14
08 jun 18
05 mai 17
14 fev 17

Parceiros